 |

Durante 20 anos, Claude Lapeyre, chef francês radicado no Rio de Janeiro, comandou a cozinha do badalado Hippopotamus, a casa que reinou absoluta nas noites cariocas a partir de seu quartel-general da praça Nossa Senhora da Paz.
Seu jovem filho Ricardo Lapeyre herdou o DNA culinário do pai e formou-se com Alain Ducasse, para em seguida mexer as panelas no Comme Chez Soi (clique aqui para conhecer), de Bruxelas, que durante 27 anos ostentou as 3 estrelas Michelin.
De volta ao Rio de Janeiro, Ricardo associou-se a dois jovens franceses, Xavier Aurelle e Arnaud Gouxette, para oferecer uma proposta inédita aos cariocas: eventos de gastronomia, caseiros ou não, associados às artes, com harmonização de vinhos, degustação de chocolates e tudo o mais que o contratante desejar.
Explicou-me Xavier: "Os eventos são costumizados. O cliente pode escolher que se cozinhe em sua casa, ou podemos levar a comida pronta; podemos fazer um formalíssimo jantar sentado ou uma recepção em pé com 'finger food'. Normalmente, os preços variam de 80 a 250 reais por pessoa, de acordo com a configuração do evento".
Para apresentar a nova proposta à imprensa carioca, o grupo ofereceu um jantar para felizardos convidados que puderam apreciar a qualidade da cozinha de Ricardo, com pratos de grande beleza plástica, criatividade e, principalmente, deliciosos, servidos por uma equipe azeitada.
O amuse-bouche era um Creme de couve-flor e alho-poró, encimado com fios de alho-poró fritos, com sabores prá lá de sutis. Mas para encher os olhos, nada melhor do que o duo de Carpaccio e tartare de lagosta, coulis de tomate e coulis de rúcula com agrião, com caprichadíssima e trabalhosa apresentação que harmonizava bem com os quadros do tipo "Onde está Wally?" que enfeitavam as paredes do belo apartamento do Cosme Velho. Mas o máximo da delícia foi o Tournedos grelhado com puré de batatas trufado, legumes da fazenda glaceados e crocante de batata, jus au foie gras: show de bola! Como sempre, pulei a sobremesa, mas dava para ouvir os suspiros dos sucrólatras de plantão com o refinado Crocante de amoras.
Para o serviço de vinhos, o grupo mostrou sua força trazendo a respeitada sommelière Marlene Alves, que criou fama no Quadrifoglio e atualmente enche as taças no sofisticado Le Pré Catelan.
Oscar Daudt
Serviço:
Voilà Haute Cuisine
(21)8707-0002
www.voilahautecuisine.com.br |
|