
Como se não bastasse o tanto de vinho que eu bebo, decidi, há cerca de um mês, me associar a um clube de cervejas, o Have a Nice Beer. O nome é bem colonizado, já que não há nenhum motivo para que não seja em português. Ainda se fosse em alemão, a gente até poderia entender a mensagem. Mas em inglês!
O esquema do clube é o seguinte: mensalmente, você recebe 4 garrafas de cerveja, 2 de cada rótulo, pagando em média 66 reais. As garrafas são de 330ml ou 500ml, provenientes de países com tradição cervejeira, como a Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França e outros.
Não há mensalidade nem nenhum tipo de fidelidade: você pode cancelar a sua associação a qualquer momento.
Assim como o vinho, as cervejas também sofrem daquele mal tipicamente brasileiro. São bem caras comparativamente ao primeiro mundo. As quatro garrafas que eu recebi este mês custariam na Inglaterra, país produtor, conforme preços pesquisados no wine-searcher (sim, essa página também informa preços de cervejas!) o equivalente a 25 reais. Ou seja, o preço praticado pelo clube é 160% superior àquele pago pelos coitados dos ingleses...
No entanto, se fizermos a comparação com o preço normalmente praticado no Brasil, a vantagem do clube aparece. Comparando uma seleção de cervejas de um mês já passado (Baltika #4 e Baltika #6), que encontrei na página da Costi Bebidas, pude verificar que as mesmas cervejas custariam 75 reais, em lugar dos 66 reais cobrados pelo Have a Nice Beer. Não é uma grande diferença, mas já é uma diferença.
Como não há explicações, a política de frete é incompreensível. Para as cidades de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, o frete é gratuito. Para a cidade do Rio de Janeiro, o frete custa 15 reais. Para os demais endereços, prepare-se para pagar 30 reais pelo envio.
Oscar Daudt
23/05/2012 |