Matérias relacionadas
França

A vez do Brasil
Coincidência ou não, o fato é que, desde que galgou a posição de 6ª economia mundial, o Brasil vem sendo alvo de cobiça dos produtores estrangeiros. Eu nunca havia visto uma tal sucessão de grandes feiras de vinho, das mais prestigiadas regiões vinícolas do mundo, aportanto em nossas praias, em busca da conquista de nossos consumidores.

E desta vez, como prova inconteste desse prestígio, quem veio nos visitar foi uma delegação da Sotheby's, com o intuito de atrair os brasileiros para um exclusivo leilão de vinhos que irá se realizar, nos próximos dias, em Nova Iorque.

Capitaneando a caravela, ninguém menos do que a diretora internacional de vinhos da casa de leilões, a toda-poderosa Serena Sutcliffe, a segunda mulher a conquistar o título de Master of Wine. Escritora de prestígio e com o peito repleto de condecorações, é uma figura amável, divertida e animada.

Mas a lista de estrelas não para por aí, pois também fazia parte da embaixada da Sotheby's, o renomado CEO dos châteaux Cheval Blanc e Yquem, o incansável Pierre Lurton, que ainda encontra tempo para sua própria vinícola, o Château Marjosse, de Bordeaux, e para a Cheval des Andes, em Mendoza.

E tomando conta desse dois, como prova máxima da importância do mercado brasileiro, ainda chegou Jamie Ritchie, presidente da Sotheby's Americas & Asia.

Nosso encontro aconteceu na cobertura do hotel Caesar Park, em Ipanema, com o cenário de um céu amarelado de fim de tarde. Os visitantes não conseguiram esconder a emoção e o deslumbramento com o perfil dos Dois Irmãos e até eu, mais acostumado com a paisagem, fiquei tocado com aquela luz abençoada.

Direto das caves
Esse leilão será histórico! Apenas vinhos dos châteaux Cheval Blanc e Yquem, que vêm diretamente das caves das vinícolas, sem intermediários, divididos em 393 lotes para povoar os sonhos mais delirantes dos apaixonados por vinho.

Revelou-me Serena: "Tive de usar todo o meu poder de convencimento para fazer com que Pierre concordasse em abrir suas adegas de forma tão generosa." E, pelo jeito, a persuasão funcionou melhor do que o esperado, pois serão cerca de 3.000 garrafas, de safras especiais, muitas delas raríssimas, e em tamanhos que chegam até a 18 litros!

O vinho mais antigo a participar desse leilão é um Château d'Yquem 1892, em sua embalagem original de madeira. Serena prevê que o preço de arremate ficará entre 4 e 6 mil dólares, mas como ela mesma frisou, "o fato de os lotes virem diretamente dos produtores provavelmente despertará a cobiça dos colecionadores e fará com que nossas expectativas se mostrem bastante conservadoras."

Folheando o belíssimo catálogo, constata-se que a Sotheby's aposta em uma magnum de Cheval Blanc 1947 para ser a grande estrela do leilão, com a estimativa de ser arrematada por até 50.000 dólares!

Outro lote que deverá ser objeto de ferrenhas disputas é uma exclusiva vertical de 9 edições de Château d'Yquem, das safras de 1899, 1909, 1929, 1939, 1949, 1959, 1989, 1999 e 2009. Mas se você ficar interessado, prepare o talão de cheques, pois Serena estima que essa coleção atinja até 25.000 dólares!

Mas há várias outras alternativas em que a expectativa de preços se situa bem mais perto do bolso dos simples mortais, como os lotes 293 a 297, cada um deles com 12 garrafas de Le Petit Cheval 2006, cuja previsão é a de que possam ser vendidos por 1.100 dólares cada lote.

O catálogo é caprichadíssimo, fartamente ilustrado e é uma viagem interestelar para os enófilos. Lá se pode conhecer, por exemplo, a nova e arrojada cave do Château Cheval Blanc, de linhas etéreas que remetem ao símbolo do infinito, ou admirar belas imagens do Château d'Yquem. E, claro, consultar a relação completa de todos os lotes e verificar a estimativa de preços de cada um. Vale a pena visitá-lo, mesmo que você não pretenda participar do leilão, clicando aqui.

Lances pela Internet
O leilão acontecerá no próximo sábado, dia 28 de abril, a partir das 10 horas de Nova Iorque (11 horas de Brasília). Mas se você quiser participar, não é necessário fazer uma viagem às pressas. Nos dias atuais, os lances podem ser comandados pela Internet. Para tanto, basta você fazer um registro prévio, até 24 horas antes do início do evento, acessando sothebys.com/wine.

E mesmo que você não tenha a intenção de comprar nada, vale a pena assistir o leilão em tempo real e acompanhar a emocionante subida dos lances, transmitidos pela página da Sotheby's. Marque na agenda!

Oscar Daudt
25/04/2012
Algumas estrelas do leilão
Lote 24
Château Cheval Blanc 1947
Caixa de madeira original
Magnum (1,5 litros)
Estimativa: 30.000 a 50.000 dólares
Lote 253
Château Cheval Blanc 2009
Caixa de madeira original
Melchior (18 litros)
Estimativa: 25.000 a 35.000 dólares
Lote 336
Château d'Yquem 1937
Caixa de madeira original
6 garrafas
Estimativa: 20.000 a 30.000 dólares
A delegação da Sotheby's
Pierre Lurton, CEO dos châteaux Cheval Blanc e Yquem Serena Sutcliffe, diretora da Sotheby's International Wine
Jamie Ritchie, presidente da Sotheby's Americas & Asia O grupo reunido com Kátia Leite Barbosa, presidente da Sotheby's Brasil
Comentários
Reinaldo Paes Barreto
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
25/04/2012 Senhores "lanceiros": acho melhor se apressarem porque o "talk of the town" é que o Oscar vai arrematar o Cheval Blanc 1947! Bonne Chance!

Só se eu vender o meu carro, Reinaldo! Abraços, Oscar
Fabio Massad
Wine Stock
Rio de Janeiro
RJ
26/04/2012 Isso que eu chamo de um "doce leilão"... Mas para quem não quiser vender um carro, informo que a safra do Yquem 1998 "91 RP", que não entrou no leilão, está disponível no Brasil.

Cheers!!
Eduardo Araujo
Sommelier - Santa Adega
Florianópolis
SC
27/04/2012 Tá com um carrão, hein Oscar! rsrs...
Juan Jose Verdesio
ABS-Brasilia
Brasília
DF
30/04/2012 À la chasse de nouveaux "nouveaux riches"!!

Estamos repetindo o "milagre brasileiro" dos anos 70. Alguns fazendo a festa e ainda muitos sem escola nem saúde pública decente.

Paulo Maluf vai leiloar algumas, já que ainda tem a cabeça a prêmio pela INTERPOL e não pode viajar? O Cachoeira já está fora do leilão.
João Marcelo Matoso
Empresário
Santos
SP
08/04/2013 Boa Noite a todos.

Tenho um Château Cheval Blanc 1959. Queria ter uma idéia de valor e como faço para vender.

Grato

Conferindo no wine-searcher.com, vê-se que os valores vão desde 1.700 até 5.000 dólares, nos Estados Unidos e Europa. Aqui no Brasil, deverá ser muito mais. Acho que o primeiro passo para vender, seria contactar a Katia Mindlin, presidente da Sotheby's Brasil. Abraços, Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]