
Há 10 anos, o chef francês Damien Montecer chegou ao Brasil e para comemorar essa efeméride, decidiu refazer o cardápio de seu prestigiado Térèze - o mais romântico restaurante carioca - como uma homenagem ao país que tão bem o acolheu e onde, recentemente, se casou. Damien conta que "os novos pratos valorizam os ingrediente locais preparando-os com as técnicas da alta gastronomia" e eu acrescento que constituem um espetáculo de criatividade, beleza e sabor bem brasileiro. E tome cupuaçu, caju, jambu, pupunha e outras iguarias que abusam da letra U, a vogal mais tupiniquim que há.
E para apresentar suas novas criações, Damien convidou para um jantar inesquecível: em porções de degustação, ofereceu deliciosas amostras dos principais pratos, 6 etapas salgadas para ser mais exato. E para os bravos que conseguiram chegar ao final, ainda veio uma sinfonia de sobremesas com 11 amostras do que o chef elabora por lá.
Logo de início, um grande destaque, com o Caldinho de feijão Térèze, feito com feijão branco elegantemente temperado com alho, cuja maciez fazia o contraponto com a crocância e doçura da farofa de castanhas acompanhada de um ravioli de cogumelos e mais um gema poché de ovo de codorna que finalizava o conjunto.
O melhor momento da noite, no entanto, foi o Beiju tapioca que harmonizava o foie gras, servido com biscoitinhos de tapiocas, com um surpreendente, colorido e enfeitado chutney de caju. Um sincretismo perfeito!
Correndo por fora ao título de melhor da noite, a Trilogia de pato vinha servida em um prato de ferro quente para preservar as temperatura de seus três componentes: um guioza chinês recheado de pato, um maigret de canard e, de novo, para nossa alegria, um foie gras, ambos bem franceses, envoltos em um molho de açaí. Um verdadeiro G3 da gastronomia.
Quem atualmente saca as rolhas no restaurante é a bela sommelière Lívia Guerrante. Perfeitamente afinada com o espírito do cardápio, Lívia nos ofereceu uma irretocável harmonização que misturava rótulos franceses - o forte do restaurante, como não poderia deixar de ser - com um exemplar tinto do Vale dos Vinhedos. Show de competência... e de simpatia!
O Térèze é um dos poucos restaurantes cariocas que, à exemplo daqueles do primeiro mundo, não têm medo de divulgar seu cardápio livremente, pela Internet, com preços e tudo, numa prova de respeito a seus clientes. Se você quiser consultá-lo e conhecer todos os demais pratos que o Térèze oferece, basta clicar aqui.
Oscar Daudt
14/06/2012 |