
Ganhei da editora Casa da Palavra um guia inestimável para os amantes do enoturismo: Guia de Vinícolas Chile, de Flávio Faria. Ganhei e gostei muito! É uma obra de referência imperdível para quem pretende fazer uma viagem enogastronômica ao Chile.
O autor visitou mais de 200 vinícolas chilenas e selecionou aquelas que considera como as melhores para serem visitadas, baseado em um método de avaliação que leva em conta desde a página Internet até itens tais como a estrutura de enoturismo, as atividades disponíveis, a atuação dos guias, degustações, a loja e o custo da visita. Com base nessas observações, 61 vinícolas foram selecionadas para constar do guia e classificadas com 3 estrelas ("excelente visita"), 2 estrelas ("cuidados e atenções levados a sério"), 1 estrela ("visita organizada") e nenhuma estrela ("valem a pena").
Apenas 3 empresas foram classificadas na categoria maior: Casas do Bosque, De Martino e Montes. Com 2 estrelas são 16 vinícolas e com 1 estrela outras 15.
A obra é dividida em 7 regiões, que são os vales mais próximos de Santiago:
Vale de Aconcagua
Vales de Casablanca e Santo Antonio
Vale do Maipo
Vale do Cachapoal
Vale do Colchagua
Vale de Curicó
Vale do Maule
O autor preferiu deixar de fora desta edição os vales mais distantes: Elqui, Limari e Choapa, ao norte; e Itata, Bío Bío e Malleco, ao sul.
Para cada região, o autor oferece uma inédita sugestão de Vinho por um Dia (figuras 1 e 2), com roteiros costumizados de acordo com as preferências do leitor: os que preferem os brancos, os tintos, a natureza, a arquitetura, as compras e para os que viajam com as crianças. Há também uma seção Onde Comer e Ficar (figura 3) que indica, para cada vale, algumas poucas sugestões de restaurantes, hotéis e pousadas. Infelizmente, não constam, para essas indicações, nenhum tipo de informação sobre os preços, o que seria altamente importante.
Bastante interessantes são os mapas de cada vale (figura 4), com a localização das vinícolas, o que permite ao viajante organizar de forma otimizada o seu roteiro.
As 61 vinícolas escolhidas são apresentadas com belas imagens, dados práticos e técnicos, uma pequena descrição e ícones que indicam as principais características para os turistas: se tem restaurante, hospedagem, belas paisagens, arquitetura especial e outros (figura 5).
O autor faz questão de salientar que não se trata de um guia de vinhos, mas sim de enoturismo. No entanto, revelando sua paixão pela bebida, não escapa de recomendar seus vinhos preferidos em cada vinícola, alguns agraciados com a estranha indicação de "vinho para beber ajoelhado".
No início do livro, o autor apresenta uma série de recomendações para marinheiros de primeira viagem, com boas dicas para quem quer se lançar. Algumas chegam a ser patéticas (levar máquina fotográfica, dirigir pela direita, respeitar a sinalização, etc...) mas há diversas bem importantes e úteis.
E, para o topo da pirâmide, o autor oferece um especial roteiro Chile Chic, com uma programação de 5 dias para quem quer viajar com toda a pompa e circunstância: as melhores vinícolas, os melhores hotéis e os melhores restaurantes. Esse é para quem pode...
Oscar Daudt
13/07/2012
Serviço:
Guia de Vinícolas Chile
Autor: Flávio Faria
224 páginas
R$54,90
www.casadapalavra.com.br |