Matérias relacionadas
ABS

O melhor sommelier do Brasil
Durante este fim de semana, na véspera das eleições municipais, a ABS promoveu a escolha do melhor sommelier que atua nas mesas brasileiras. Na sexta-feira, dia 05/outubro, aconteceu a prova escrita, simultaneamente aplicada em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. E os três melhores classificados foram convocados para a prova prática, no dia seguinte, realizada no Hotel Pestana, no Rio de Janeiro.

Além da honraria de ser escolhido como o melhor profissional brasileiro, o concurso tem como atrativo extra a classificação automática dos dois primeiros classificados para participar, como representantes brasileiros, do Concurso Panamericano de Sommeliers, que será realizado no próximo dia 21 de outubro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além disso, o campeão será indicado para participar, representando o Brasil, no Concurso Mundial de Sommeliers, que terá lugar no Japão, em 2013. Não era pouca coisa em jogo e o nervosismo dos três concorrentes era plenamente justificado.

Só os fortes sobrevivem
As provas a que os candidatos foram submetidos eram de um grau de dificuldade assustador. No entanto, o nível dos profissionais era muito alto e todos eles se sairam razoavelmente bem. A sequência era a seguinte:

  • provar, descrever e identificar 2 vinhos, um branco e um tinto; o branco era um Sauvignon argentino e apenas Diego chegou perto, identificando-o como um Sauvignon chileno; o tinto era um corte mendocino de Malbec, Cabernet Franc e Tannat, e dessa vez foi Thiago Duarte que quase chegou à perfeição, identificando-o como um Malbec varietal argentino.

  • identificar 5 bebidas servidas em taças pretas: nenhum dos três gabaritou, mas foi interessante observar que todos eles identificaram uma cachaça Bodocó, de Betim-MG, como conhaque;

  • atender a uma mesa de restaurante, oferecendo água, espumante de cortesia, sugerindo vinhos para harmonizar com as díspares escolhas dos clientes, fazer a decantação e o serviço de um vinho tinto; como se isso não fosse pouco e na tentativa de distrair os concorrentes, Danio, feito um Torquemada, crivava-os de perguntas bem complicadas; até eu ficava nervoso;

  • ao final, um teste surpresa: os sommeliers deveriam aerar um vinho e em seguida servir 10 taças, com a mesma quantidade, sem poder voltar atrás e sem sobrar nada no decanter; para minha surpresa, todos os 3 se saíram muito bem.

    A classificação
    O terceiro lugar coube a Thiago Roberto Duarte dos Santos, sommelier do Porcão Rio's. O mais jovem e o menos experiente dos três, estava visivelmente nervoso, cauteloso, chegando até mesmo a estourar os 10 minutos reservados à identificação dos vinhos e das 5 bebidas. É, no entanto, um profissional dedicado e estudioso que, no ano passado, ganhou o concurso promovido pelo Sul da França, conquistando uma viagem de estudos a Limoux. É fácil prever que, com mais alguns anos, ele será um dos mais fortes concorrentes nos concursos brasileiros e mundiais.

    Como vice-campeão posicionou-se Tiago Locatelli, um gaúcho de Constantina (nem eu mesmo sei onde fica) que, há 13 anos está radicado em São Paulo, onde responde pela adega do Varanda Grill, tendo sido já por duas vezes escolhido pela Veja como o melhor sommelier da capital paulista. Tecnicamente irrepreensível, Tiago deu um show na prova, exibindo seus profundos conhecimentos técnicos. Mas, acredito que por nervosismo ou timidez, seu serviço foi extremamente formal, impessoal - em outras palavras, gaúcho. Uma temporada no Rio de Janeiro não lhe faria mal algum...

    O grande campeão foi Diego Arrebola (foto acima), um consultor de Campinas, São Paulo. Com muita segurança, Diego estava à vontade, impressionando com sua desenvoltura e domínio sobre o assunto. Bem preparado, com um roteiro previamente estudado, Diego tomou conta do salão. A cada pergunta, ele nunca se limitava a responder ao solicitado, exibindo seu cabedal com exuberância. Quando o silêncio se fazia, Diego logo vinha com um assunto novo - por certo, bem treinado - sem nunca deixar a peteca cair. Um primeiro lugar para lá de merecido!

    Uma falha a corrigir
    Dentre as diversas provas aplicadas aos candidatos, havia uma especialmente difícil: reconhecer 5 "bebidas" (poderia até ser Coca-Cola) servidas em taças pretas. O primeiro concorrente fez a prova normalmente, mas quando o segundo perguntou se poderia cuspir as bebidas, Danio distraidamente improvisou um baldinho... transparente! Ora, é claro que isso ofereceu uma vantagem injusta ao concorrente que poderia se certificar da cor da bebida, exatamente aquilo que se pretendia esconder. Nem posso afirmar que ele tenha feito isso, mas que a vantagem estava lá, estava... E o terceiro candidato nem precisou pedir; a própria mesa ofereceu a ele a possibilidade de cuspir.

    Só para exemplificar, o primeiro candidato identificou uma das bebidas como Campari. É óbvio que, se ele tivesse tido a chance de cuspir, não teria cometido esse erro. Mas com certeza esse deslize não teve influência no resultado final, pois ficou claro a todos os presentes que ele foi mais do que justo. Mas em um concurso de nível nacional, que classifica concorrentes para as etapas pan-americana e mundial, é recomendável não incorrer em tal erro.

    Oscar Daudt
    07/10/2012
  • Campeão: Diego Mateus Arrebola
    Na prova de serviço Confiram as sugestões de Diego para a harmonização dos pedidos dos "clientes"
    Vice-campeão: Tiago Locatelli
    Um dos mais prestigiados sommeliers de São Paulo, Tiago harmoniza no Varanda Grill Serviço impecável
    3º colocado: Thiago Roberto Duarte dos Santos
    Alta concentração O serviço sob o olhar atento de Danio Braga
    A prova
    Os candidatos deviam servir 10 taças com a mesma quantidade, sem poder voltar atrás e esvaziando o decanter Façam o teste, corrigindo cada linha da carta, e vejam quantas vocês acertam O gabarito do teste
    O corpo de jurados
    O concurso foi presidido por Danio Braga O juri do serviço: Marcelo Copello, Roberto Rodrigues, Arthur de Azevedo, Mario Telles, José Luiz Borges (os 3 da ABS-São Paulo) e Paulo Accioly (ABS-Fortaleza) O juri do reconhecimento de bebidas: Paulo Decat, Euclides Penedo Borges e Fernando Miranda
    O juri especial: Marcos Lima, Antonio Duarte (ABS-Brasília) e Maria Helena Tahuata A "mesa do restaurante", com Lucília e Ricardo Farias Waldemar Lott, da ABS-Salvador
    Andersen Prado, da ABS-Curitiba Paulo Accioly, da ABS-Fortaleza Antonio Duarte, da ABS-Brasília
    Comentários
    Eugênio Oliveira
    Enófilo
    Brasília
    DF
    07/10/2012 Amigo Diego, meus parabéns! Bem que você disse que iria ganhar esse campeonato; que já não aguentava mais perder para o Locatelli!

    Promessa cumprida e rumo a Tóquio!!!
    José Paulo Schiffini
    Enófilo da velha guarda
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/10/2012 Parabéns à ABS, ao Danio Braga que colocou o Brasil no mercado mundial da Sommelerie Internacional! Devemos urgentemente valorizar a profissão e a carreira de Sommelier.

    Não podemos esquecer que está surgindo a Gastronomia molecular e com ela as harmonizações a nível molecular das comidas, dos vinhos, repito a nível molecular, e o Brasil não pode ficar fora desta onda!

    Schiffini
    Ricardo Farias
    Associação Brasileira da Sommeliers Rio
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/10/2012 Prezado Oscar,

    Parabéns pela exatidão da matéria, onde você conseguiu fazer um resumo abordando todos os assuntos relevantes.

    Um abraço.
    Eduardo Machado Araujo
    Certified Sommelier - Santa Adega
    Florianopolis
    SC
    08/10/2012 Parabéns aos vencedores!

    Participei de uma prova com esse mesmo formato para a Court of Master Sommeliers e sei do nível de dificuldade.
    Diego Arrebola
    Sommelier
    Campinas
    SP
    08/10/2012 Caro Oscar,

    Parabéns pela bela matéria! Agradeço os cumprimentos de sua parte bem como dos que aqui deixaram seus comentários!

    Grande Abraço
    Diego
    Guilherme Corrêa
    Sommelier da Decanter Importadora
    Blumenau
    SC
    08/10/2012 Grande profissional, honesto e extremamente determinado. Desde a nossa primeira conversa enxerguei nele um vencendor, tem aquela gana e o brilho nos olhos dos que superam todos os obstáculos.

    Fico muito feliz e honrado de "passar a coroa" ao Diego, que dignificará ao máximo a nossa profissão no Brasil!!!

    Parabéns também aos Tiagos, a nova geração que irá longe, com certeza...
    Eduardo Oliveira Decat de Moura
    Advogado
    Brasília
    DF
    08/10/2012 Prezado Oscar,

    Se perguntassem também sobre os restaurantes que praticam a melhor relação qualidade/preço nas cartas de vinho, será que saberiam citar? E também qual a margem de lucro que eles consideram justa para o restaurante cobrar no vinho? Se são a favor ou contra a cobrança de taxa de rolha ou então qual o preço da taxa de rolha que consideram justa?

    Enfim, essas coisas que realmente interessam aos enófilos na prática, ninguém pergunta...

    Abraços.
    Eduardo.

    Bem interessante esse seu ponto de vista. Considerando que os preços dos vinhos nos restaurantes, bem como os preços dos vinhos em geral, são os fatores que mais dificultam o desenvolvimento do consumo no Brasil, seria interessante se a ABS encampasse a sua ideia. Abraços, Oscar
    Roberto Rodrigues
    Diretor da ABS
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/10/2012 Oscar,

    Excelente matéria. Parabéns por ajudar na valorização do Sommelier no Brasil, objetivo maior da ABS.

    Grande abraço,
    RR
    Eduardo Oliveira Decat de Moura
    Advogado
    Brasília
    DF
    08/10/2012 Exatamente Oscar, considero esse modelo de avaliação (degustação às cegas) ultrapassado.

    Uma vez vi um restaurante em Caxias do Sul que não tinha carta de vinhos "fixa". O sommelier percorria no início da semana as importadoras para ver o que tinha de interessante/novidade, além das promoções para disponibilizar aos clientes bons vinhos a um preço justo após prová-los.

    Eu prefiro muito mais ser atendido por um sommelier que tem esse carinho e cuidado com o cliente/enófilo do que um sommelier que adivinha às cegas se um Sauvignon Blanc é da Argentina ou Chile.

    Como diz um amigo meu enófilo aqui de Brasilia "sugerir vinho caro é tarefa fácil". O desafio é montar uma boa carta de vinhos variada e com preços justos.

    Abraços. Eduardo.
    Regina Sabbi Essenburg
    Sommelière Essen Vinhos e Decanter
    Florianopolis
    SC
    08/10/2012 Parabéns Diego! Lembro que foi tua a melhor nota do grupo no Curso AIS-Associazione Italiana Sommeliers, e também do teu objetivo em chegar ao "Melhor Sommelier do Brasil". Exemplo de disciplina, determinação e competência!

    Abraço forte, Regina
    Vini Franco
    Enólogo
    Bento Gonçalves
    RS
    10/10/2012 Boa sorte para eles no concurso aqui em BENTO GONÇALVES!
    Epifânio Galan
    Crítico de Vinhos - blog Vinho SIM
    Santo André
    SP
    11/10/2012 Só uma pergunta (curiosidade): alguém do juri já concorreu/ganhou algum concurso como "Melhor Sommelier"?
    Sabrina Piemonte
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    23/10/2012 Parabenizo o Sommelier Diego pela maravilhosa apresentação e dedicação. Esse é o resultado de muito esforço! Você merece!!!
    Ewerton Carvalho
    Enófilo e médico
    Rio de Janeiro
    RJ
    23/10/2012 Parabéns pela matéria.

    Quanto ao balde, nas próximas pode-se proibir de cuspir ou providenciar um balde de cor negra e lenço de pano preto também.
    Julio Cesar
    Sommelier do Adegão Português Barra da Tijuca
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/11/2012 Primeiro, parabenizo a todos e, nem só de vitórias se faz o vencedor.

    Bem, quero incitar a certeza de que o Diego Arrebola utilizou o cuspidor não para ver a cor do vinho, mas sim pelo profissionalismo e que a ABS também fez o correto em dar o suporte ao profissional, no alto da tensão de um concurso de grau altíssimo e que respeito muito. Então, mesmo sendo uma competição, temos a certeza que tudo foi muito liso e respeitoso.

    Estes que estiveram aí à frente e no alge dos melhores de 2012, congratulo e parabenizo, pois tenho certeza que os anos e não dias de estudos foram muito árduos, com derrotas, dificuldades e grandes vitórias! Parabéns a todos os Sommeliers do Brasil!!!!

    Ao Sr. Eduardo Oliveira Decat de Moura:

    Eu como Sommelier, lamento o incentivo das suas palavras... Uma das coisas que aprendí com os estudos de Sommelier é que, separar as coisas torna tudo mais fácil. Concurso, é para ajustar conhecimento.

    Se o Sommelier de um restaurante lhe oferecer um vinho caro, chame o Gerente e questione pois, não é questão do vinhos ser caro e sim, do Sommelier conhecer. Em concurso, nós precisamos realmente estudar para conhecer Geografia, Ciência, História antiga e contemporânea, produtores e atualidade e religião fora outras coisas.

    Ao Sommelier que o disse que as coisas são fáceis, por favor incentive-o com um bom livro, talvez ele eleve a possibilidade de enxergar melhores horizontes à frente.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]