O Papai Noel da Confraria
Mantendo uma tradição que se repete desde 2007, a confraria dos Enófilos sem Fronteiras reuniu-se para um almoço comemorativo de final de ano. E desta vez, a escolha do local foi irretocável: festejamos a chegada do Papai Noel no restaurante Alloro, no Windsor Hotel, em Copacabana. E aqui, de público, quero cumprimentar nosso dinâmico presidente, Cesar Galvão, pela escolha da local e por manter o grupo unido por já tantos anos.

O chef Luciano Boseggia preparou um menu degustação delicioso e nos paparicou com requintes de atenção, oferecendo até mesmo coisas que não haviam sido contratadas. O salão estava lotado, pois a numerosa Confraria do Camarão Magro, comandada por José Paulo Gils, também comemorava seu Natal na mesma bat-hora, mesmo bat-local, ocupando quase todas as demais mesas. E mesmo assim, o serviço foi perfeitamente cadenciado. E o próprio chef dividia-se em simpatias entre os dois grupos.

Por uma deferência especial, pudemos levar nossos próprios vinhos ao restaurante, mas iniciamos com um espumante da carta da casa: o espetacular Casa Valduga Grande Reserva Natura 2006. Nessa safra, o vinho ainda não trazia estampado o número de meses em autólise, mas atualmente já se pode conferir claramente no rótulo os impressionantes 60 meses de maturação. É um vinhaço!

Nos brancos, uma improvável coincidência: eu escolhi levar o Is Argiolas Vermentino di Sardegna 2008, enquanto outro confrade preferiu o Argiolas Costamolino Vermentino di Sardegna 2010. Qual deve ser a chance de se escolher dois vinhos do mesmo produtor e da mesma casta? Mínimas... E enquanto o frescor do Costamolino acompanhou bem a terrine de peixes, o Is Argiolas, mais encorpado, fez bonito ao encarar o ravioli de ricota e espinafre.

Na grande área dos tintos, foram 5 rótulos, criativos e surpreendentes. Mas eu destaco o meu muito conhecido Pingus Psi Ribera del Duero 2009, vinho envolvente e suntuoso que fez o cordeiro em crosta ficar rindo a toa.

Quando o sommelier João Pedro Lamonica viu que a fila ainda tinha um Brunello e um Barolo - e as etapas salgadas já haviam terminado - não hesitou em trazer uma dos melhores pratos de queijos que eu provei nos últimos anos: tipos variados e incomuns, acompanhados de um aceto balsâmico bem envelhecido e um mel trufado. E harmonizado com o floral e poderoso Dessilani Barolo 2003, outro dos vinhos de destaques da tarde. Nada parecia poder superar aquele momento...

Mas ainda teve a cerejinha do bolo: fomos convidados a visitar a cobertura - no 39º andar - com uma vista de tirar o fôlego de Copacabana, de Niterói, e acho que deu para ver até um pedacinho da África! E lá bebemos a última taça, em silêncio, com a solenidade que a paisagem exigia.

Feliz Natal para todos!

Oscar Daudt
17/12/2012
Os vinhos
Espumante Casa Valduga Gran Reserva Natura 2006 Argiolas Costamolino Vermentino di Sardegna 2010 Is Argiolas Vermentino di Sardegna 2008
Gulfi Rossojbleo Nero d'Avola 2010 Parés Baltá Indigena Garnatxa 2008 Pingus Psi Ribera del Duero 2009
Tassi Brunello di Montalcino 2004 Dessilani Barolo 2003 O serviço foi comandado pelo sommelier João Pedro Lamônica
O almoço de Natal
Couvert Couvert Terrine de salmão e robalo
Ravioli de ricota e espinafre com creme trufado Pente de cordeiro em crosta de ervas aromáticas, risoto à milanesa Risoto de funghi
Fantasia de sobremesas Queijos com aceto balsâmico envelhecido e mel trufado Chef Luciano Boseggia assinou o cardápio
Os confrades
Ana Cristina Affonso Antonio Landeira Beth Fidalgo
Carla Ponce de León César Galvão Janani Vilela
Julio Berruezo Karen Perelmitter e Carlos Arthur Carrijo Luciana Daudt
Eu Após o almoço, vinhos e charutos no 39º andar... ... de onde se tinha um vista de tirar o fôlego
Comentários
Cesar Galvão
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
17/12/2012 Oscar,

Este encontro mereceu uma matéria no EnoEventos mesmo. Foi memorável! Estava tudo perfeito, vinhos excepcionais, o serviço impecável do Alloro, o delicioso menu do chef Luciano Boseggia, que nos mimou a tarde inteira.

Fica aqui meu agradecimento à equipe do Alloro, que nos proporcionou uma tarde maravilhosa.

E aproveito para agradecer, publicamente, a todos os amigos que estiveram a meu lado nesse ano tão especial para mim, com grandes adversidades e vitórias na mesma proporção. Amigos com ou sem vinho na taça.

Feliz Natal a todos e que venha 2013!

Cesar
Joubert Aragão
Empresário
Rio de Janeiro
RJ
17/12/2012 Oscar, além de perder os vinhos e a gastronomia do Alloro, o pior foi não participar dos momentos de descontração e alegria do nosso ESF-Enófilos sem Fronteiras.

Que venha 2013, vida longa aos ESF.
Carlos Arthur Carrijo
Advogado
Rio de Janeiro
RJ
02/01/2013 Oscar, esse encontro foi um dos melhores da minha vida. Boa comida, bom serviço, ótimos vinhos e os confrades da ESF, amigos que encontro três ou quatro vezes por ano, mas sempre com o mesmo carinho e empolgação.

Parabéns pela matéria, ficou excelente.

Um abraço,
Carlos Arthur Carrijo.

PS: já estou ansioso para o primeiro encontro de 2013, mesmo com ese calor escaldante.
Fernando Burani
Garçom - Alloro Ristorante
Rio de Janeiro
RJ
26/01/2013 Foi um enorme prazer servir uma confraria assim.

Parabéns e feliz 2013!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]