
É uma falha em minha formação - confesso! - mas até hoje não fui visitar o La Fiducia, restaurante de Valmir Pereira, em Copacabana. Para me redimir, então, estive na filial, recém-aberta em Ipanema: o La Fiducia Bistrô.
A nova casa fica localizada no Hotel Sol Ipanema, na Vieira Souto, na sobreloja, descortinando uma vista deslumbrante da praia através de seus janelões envidraçados. É um espetáculo! Mas não é só a vista que é linda: o salão, decorado por Jairo de Sender, é belíssimo, moderno, descolado e confortável.
Patrícia Chami, proprietária do Sol Ipanema, explicou: "Nós temos experiência em gerenciar hotel, mas um restaurante é negócio totalmente diverso. Como queríamos oferecer uma casa de qualidade, convidamos a 'grife' La Fiducia para administrá-la. É uma parceria em que estamos apostando bastante!".
A filial é, digamos assim, uma versão mais leve do que a casa-mãe: com a mesma qualidade, mas mais informal e bem mais barata! Só para comparar, o Risotto ai funghi porcini, servido nas duas casas, custa em Copacabana 74 reais (os preços estão na Internet); no Bistrô sai por bem menos, a 48 reais!
Com os vinhos, repete-se o mesmo fenômeno: enquanto no Ristorante o Novas Gran Reserva 2008 está marcado por 87 reais, em Ipanema o preço é bem mais atraente: 58 reais (ou seja, 33% mais barato). E com direito a uma vista imbatível!
Estivemos por lá logo na primeira semana de abertura. O maître-sommelier Carlos Vaz - que por muito tempo sacou as rolhas na Osteria dell'Angolo - fez a diferença, com um tratamento gentil e irretocável. Na chegada, ele foi logo informando: "Nós ainda estamos em 'soft opening', portanto desculpem qualquer falha." O comentário foi desnecessário, pois o serviço e a cozinha não deixaram absolutamente nada a desejar.
Estávamos em quatro e de entrada dividimos um carpaccio e uma polenta cremosa. Esta, gentilmente dividida em 4 pratos, mais parecia uma porção para cada um. Deliciosa e bem servida.
Como prato principal, escolhi um Medalhão de filet mignon grelhado, shitakes e capellini na manteiga que estava maravilhoso. E, novamente, com porção generosa (vide foto!).
Em deferência especial, a casa permitiu que levássemos nossos vinhos e, em troca da gentileza, brindamos ao sucesso do novo endereço, solicitando o espumante da casa, o La Fiducia Brut, elaborado por quem? Por Arley Pereira, o filho enólogo do pai coruja Valmir.
Oscar Daudt
19/11/2012 |