Matérias relacionadas
Portugal

Separados na maternidade
Quando vi, no blog Vivendo a Vida, a foto, não tive dúvidas: é mais um vinho das Bodegas Torres, da Catalunha. Ledo engano: a matéria tratava do lançamento de nova safra 2007 do vinho ícone da alentejana Herdade do Esporão. Mas que o rótulo deixa margens - e muitas - para confusão, isso lá deixa.

O nome do vinho é, na verdade, Torre do Esporão, mas o "do Esporão" está escrito tão pequenininho em relação ao "Torre", que o olhar distraído do consumidor só lê mesmo a palavra Torre. E para piorar a situação, a fonte tipográfica empregada é muito parecida - quase igual - àquela utilizada nos rótulos da vinícola espanhola.

Não acredito que, ao redesenhar o rótulo para a nova safra (a edição 2004 tinha uma apresentação totalmente diferente) a intenção da Herdade do Esporão tenho sido a de plagiar os rótulos espanhóis, principalmente por que a casa portuguesa tem luz própria e não necessita, em absoluto, desses subterfúgios. Mas que a semelhança é gritante, isso é com certeza. E duvido que a Torres não faça uma reclamação - informal ou não - pedindo a alteração do rótulo.

O que vocês acham?

Oscar Daudt
16/10/2012
Comentários
Fernando Dias Lima
Enófilo Amador Esforçado
Rio de Janeiro
RJ
16/10/2012 Grande Oscar,

Realmente o nome e a fonte podem induzir ao erro quanto ao produtor, entretanto, confesso que ao ver a foto, a primeira coisa que chamou minha atenção foi a clássica Torre da Herdade do Esporão, na parte de cima do rótulo.

Aproveito para relatar um "enoconto". Tive a oportunidade e a sorte de beber este vinho no restaurante da própria Herdade, no ano passado. Reservei cedo uma mesa para almoçar, informando que iria comemorar meu aniversário com minha esposa e filho de 02 anos. A sommelier, muito simpática e atenciosa, nos recebeu e conversou por bastante tempo conosco, já que a casa estava vazia.

Vendo meu entusiasmo com os seus vinhos, especialmente com a linha monocasta (sou fã do TN), me contou que havia aberto, no dia anterior, 2 garrafas de um vinho muito especial para o Robert Parker e sua turma; e que ainda havia meia garrafa desta preciosidade na adega. Ela trouxe a tal garrafa, fechada no vácuo, sem rótulo e gentilmente me agraciou, servindo, como presente de aniversário, uma taça do maravilhoso vinho.

Segundo informado, este seria lançado em breve, mas ainda estava repousando nas garrafas, sem rótulo. O vinho era o Torre! Néctar! Agradeci muito toda a gentileza dispensada. Foi um almoço inesquecível, onde cada etapa da refeição foi acompanhada por um vinhaço.

Minha esposa, assumiu o leme do carro na volta, e meu filho, que dormiu boa parte da refeição, se deliciou com o pão e os azeites. Desta viagem, ainda me restam 2 gfs do TN, que pretendo beber uma por ano. O AB já morreu e o Torre ficou só na lembrança...

Grande abraço.

Realmente, invejável. Eu quando almocei lá, há alguns meses, não tive essa mordomia toda... Abraços, Oscar
Fábio Afonso
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
19/10/2012 Amigo Oscar, é no mínimo uma curiosidade a se estudar!

Também não acredito nesse subterfugio e em utilizar este em benefício próprio. No entanto, não achei de bom tom, aliás penso que foi de tamanha negligência e falta de respeito, tanto para com os outros colegas de profissão e produtores, como para os clientes e consumidores finais.

Confesso que ao primeiro olhar, na foto do link, caí na mesma de achar que “TORRES”, fosse oriundo da Catalunha e logo depois, fiquei na dúvida, achando que o mesmo fosse Lusitano. Então, por isso penso ser uma falta de respeito.

Abraços, Fábio Afonso.
Filipa Vasconcelos
Enófila
Rio de Janeiro
RJ
12/02/2013 Caríssimos,

Estou a rever "literatura" atrasada e encontrei este artigo (bem sei, um pouco tarde). Devo confessar que não parece um rótulo típico da Herdade do Esporão mas, mal vi a garrafa nem olhei para o nome: vi imediatamente a Torre da Herdade do Esporão! É um dos casos raros em que um símbolo representa (e bem) a marca.

Deixo então, humildemente, sem fazer juízos de valor, a minha opinião.

Abraço!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]