Alegria interrompida
No ano passado, tive a alegria de conhecer Inês Cruz, uma jovem enóloga portuguesa, quando participamos do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, em Bento Gonçalves. Bela, simpática, cheia de vida e de planos, havia escolhido São Paulo para viver e trabalhar. Nascida em Viseu, formou-se em enologia na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Pois hoje o dia começou triste com a notícia da tragédia que se abateu sobre ela. Enquanto caminhava pela praia, em Bertioga, de mãos dadas com seu marido, Thiago Ribeiro da Costa, os dois foram atingidos por um raio e morreram a caminho do hospital. É inaceitável saber que a vida de uma pessoa de 29 anos tenha sido interrompida de maneira assim tão inesperada.

Inês era colunista da revista Baco, editora do site www.viavitis.com.br e organizava cursos e palestras em São Paulo. Nesse momento, ainda constam de nossa Agenda de Eventos dois cursos que ela havia planejado para o início deste ano. É triste, muito triste...

Fica essa foto, clicada na Fábrica de Chocolates, em Gramado, da qual poderei guardar a imagem alegre e contagiante da querida amiga.

Oscar Daudt
07/01/2013
   
Comentários
Alexandre Santucci
Enófilo
São Paulo
SP
07/01/2013 Notícia triste, mas só posso pensar que quando vamos como um raio é a pressa do Pai em nos ter por perto. Que os ceús e os anjos os recebam bem!
Fátima Mendonça
Advogada-Winemaker-Social Media
Fortaleza
CE
07/01/2013 Nossa! Que fatalidade, hein? Nossa vida é um fio.... Fiquem todos com Deus Pai!
Eugênio Oliveira
Enófilo
Brasília
DF
07/01/2013 Não a conheci mas lamento profundamente a perda.

Em 2009, tive um amigo próximo que morreu na mesma circunstância (descarga de um raio) e a partir disso verifiquei que falecimentos por raios não são tão incomuns, especialmente no Brasil (média de 100 pessoas por ano). O ditado que um raio no "cai" duas vezes no mesmo local é o mais errado que existe; se ele "caiu" ali é devido a alguma atração (ex: uma árvore em um descampado, o raio "cairá" não duas mas inúmeras vezes naquele local). Portanto tomemos cuidado com tempo fechado (não sei se foi o caso do passeio na praia) mesmo sem chuva e lugares descobertos.

Meus sentimentos à família e pelo que já li sobre a Inês perdemos mais uma pessoa do bem.

Eles estavam passeando na praia e começou uma tempestade. Os bombeiros orientaram os banhistas a procurar um lugar seguro, mas a Inês e o marido estavam mais distantes e não puderam ser avisados.
Márcia C
Advogada
São Paulo
SP
08/01/2013 Tive o prazer de conhecer Inês, num curso por ela ministrado de iniciação ao mundo dos vinhos. Culta, inteligente, moça de fino trato.

Deixará em mim além da saudades, o legado sobre conhecimento e paixão, na arte de apreciar e harmonizar um bom vinho.
Cláudia S. P. Teixeira
Promotora de vendas
São Paulo
SP
08/01/2013 QUERIDA, QUE SAUDADE DA SUA ALEGRIA...
Rafael Mauaccad
Enófilo
São Paulo
SP
08/01/2013 Oscar,

Aos familiares de Inês Cruz e Thiago Ribeiro da Costa, transcrevo o poema de Fernando Pessoa, "A Morte Chega Cedo", como bálsamo para a imensa dor causada pela abrupta e repentina perda de ambos os jovens:

"A morte chega cedo,
Pois breve é toda vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida.

O amor foi começado,
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto."

Fernando Pessoa, em 'Cancioneiro'
Alexandre Cremonini Furniel
Sommelier
São Paulo
SP
09/01/2013 Estivemos em alguns eventos da importadora que sou sommelier. Tive o prazer de vê-la palestrando na SBAV logo quando chegou ao Brasil. Uma pessoa competente, aberta e generosa!

Lamento muito a fatalidade!!!!!!

Alexandre
Rafael Moreira
Serrado Vinhos
Rio de Janeiro
RJ
09/01/2013 Oscar,

Fiquei chocado! Conhecia a Inês e gostava muito de conversar com ela, sempre muito solícita! Que notícia triste! Meus sentimentos à família!
Vinicius Toledo
Enófilo
São Paulo
SP
10/01/2013 Oscar, desejo sinceramente que ela esteja no paraíso dos enófilos, seja este onde for e, depois de seu merecido descanso espiritual, que ela possa, se assim o quiser, ajudar todos os criadores e artistas do vinho que ainda permanecem aqui conosco, a elaborar vinhos cada vez mais maravilhosos e raros e QUE ASSIM SEJA EM NOME DE DEUS!!!

PAZ E MUITA LUZ para o Espírito que ela É...

Vinicius Toledo
Marta Coelho
Sommelier Representante da MLC Representações Ltda
Belo Horizonte
MG
10/01/2013 Que fatalidade! Fiquei sabendo desse lamentável episódio atrávés do jornalista e sommelier Marcelo Copello, no Facebook. Realmente, parei para refletir como a vida nos prega peças e que não temos como evitar.

Mas, tenho a certeza de que a luz divina estará sempre os guiando, onde quer que esteja esse casal.
João Montarroyos
Mestre equitador
Rio de Janeiro
RJ
11/01/2013 Que Deus os tenha na LUZ DIVINA. Fatalidade, a natureza é inexplicável, temos que aceitar e orar pelos 2.
Algomes
Operador de Processo
Caetité
BA
16/01/2013 Lamentamos o desaparecimento de forma trágica do casal. Infelizmente, riscos iminentes existem; pena que nem sempre prevemos.
Rita
Affresco Restaurante
Cotia
SP
17/01/2013 Tivemos o prazer de ter a Inês duas vezes palestrando em nosso local. Vim a saber apenas hoje do acontecido; tão querida, de alma gentil e cheia de vivacidade; conseguia transmitir todo o amor por aquilo que fazia de forma contagiante; sentirei muitas saudades!!!
Maria Fernanda Martinez
Publicitária
São Paulo
SP
02/04/2013 Minha professora "ora pois", uma pessoa querida que deixa saudades. Não consigo tomar um gole de vinho sem brindar por ela.

Deixo meu abraço à família Cruz e sentimentos por sua filha.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]