Matérias relacionadas
Chile

Muita diversificação
A Olisur é uma gigante chilena na produção de azeites e, não bastasse ser grande, ainda está em fase de crescimento. A produção, atualmente, é de 2,5 milhões de litros e, para 2015, a projeção é de atingir a marca dos 3,5 milhões. Claro que não é no pequeno Chile que uma produção desse porte será comercializada e, portanto, a empresa avança com força para suas exportações: os Estados Unidos, o Canadá e agora o Brasil, o mais novo objeto de desejo de todos os mercados.

Com produção verticalizada, seus olivais estão localizados no Valle de Colchagua, onde são plantados 1.500 hectares de 10 variedades diferentes. Com isso, a empresa pode se adaptar ao gosto dos segmentos do mercado, conforme explica seu CEO José Pablo Lafuente: "Ainda estamos testando o mercado brasileiro, mas com a diversidade de azeitonas que temos em nossa produção, podemos facilmente nos adaptar ao gosto local, das pessoas físicas e dos restaurantes."


Investimento pesado
Inicialmente, a empresa está atacando nossas prateleiras com duas marcas de azeite: o O-live & Co, com vocação culinária, elaborado com o corte das variedades Arbequina, Arbosana e Koroneiki e nível de acidez máxima de apenas 0,2%; e o Santiago Premium, corte de Arbequina, Frantoio e Leccino mais adequado à realçar a alta gastronomia, e igualmente com acidez máxima de 0,2%.

Desde que fui convidado para o almoço de lançamento desses azeites, chama-me a atenção, diariamente, anúncios coloridos dos Supermercados Guanabara, veiculados no jornal O Globo, oferecendo o O-live & Co por apenas R$12,98 (conforme imagem à direita). Não tenho nem ideia de quanto deve custar uma campanha dessas, mas dá para imaginar que o jogo não está para peixe pequeno...

Oscar Daudt
27/03/2013
Os azeites
O-live & Co
Variedades: Arbequina, Arbosana e Koroneiki
Acidez máxima: 0,2%
Santiago Premium
Variedades: Arbequina, Frantoio e Leccino
Acidez máxima: 0,2%
Os anfitriões
José Pablo Lafuente, CEO da Olisur Carlos Alexandre Silva, Diretor de Operações Brasil
O almoço com azeites Olisur
Velouté de tomates, bacalhau e favas verdes Royale de rabada, agrião e gnocchi Chocolate, leite, azeite Santiago Premium
Os participantes
Lilian Seldin, da Locanda della Mimosa A produtora Lou Bittencourt A jornalista Suzana Liskauskas
Andréa d'Egmont, jornalista Nathaly Ducoulombier, do site youmustgo.com Cláudia Amorim, de O Globo
Antonia Leite Barbosa, da Agenda Carioca, e relações públicas Bel Augusta Maria Vargas, da Documennta Joana Freire, da Documennta
Comentários
Rafael Mauaccad
Enófilo
São Paulo
SP
28/03/2013 Oscar,

Vou te fazer uma pergunta indiscreta, um pouco machista, em que algumas feministas provavelmente poderão me trucidar: "cercado de tão belas companhias, se você prestou bem atenção na degustação dos azeites", pergunto: as chilenas superam as portuguesas, as espanholas, as italianas, as gregas, as brasileiras .....rsrsrsr !!"

Abraços.

No caso, o machista fui eu, que só fotografei as donzelas e esqueci de fotografar os marmanjos... Abraços, Oscar
Robert Phillips
Consumidor
Rio de Janeiro
RJ
28/03/2013 Procurei no Zona Sul e Pão de Açucar, próximos de casa, e não achei. Onde teria na área do Jardim Botânico e Gávea?

Robert, além dos Supermercados Guanabara, já citados, esses azeites estão à venda também no Lidador e no Prezunic. Abraços, Oscar
Ygor Soares
Consumidor
Rio de Janeiro
RJ
11/11/2013 Essa semana eu comprei 4 garrafas do O-live & Co em uma promoção maluca no Guanabara, de Vila Isabel por R$6,99 cada. Ainda não degustei o Azeite por falta de tempo em cozinhar algo especial.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]