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Análises de preços

4 anos depois
Em 2009, publicamos, aqui no EnoEventos uma matéria que analisava os preços dos vinhos comprados pela Internet, apresentando uma classificação das diversas páginas. A reportagem caiu no gosto dos leitores e foi uma das mais lidas de todos os tempos.

Passados 4 anos, muita coisa mudou. Surgiram novas lojas, fecharam algumas e os preços no Brasil enlouqueceram - não só os dos vinhos, mas os da economia como um todo. Estava mesmo na hora de se fazer uma atualização desta análise. E aqui publicamos os novos resultados.

Metodologia (não leia se você não gosta de explicações técnicas!)
A pesquisa se baseia na análise comparativa dos preços praticados pelas diversas páginas de venda de vinhos - lojas especializadas e supermercados. De posse do menor valor encontrado para cada vinho, calculamos a distância (em desvios padrão, medida estatística de dispersão de uma amostra) que o preço de cada vinho, em cada estabelecimento, está posicionado. A média dessas distâncias (multiplicada por 10) resulta no Índice calculado.

Quanto menor o índice, melhores são os preços dos vinhos. O estabelecimento teórico, que praticasse o menor preço para todos os vinhos, teria um Índice zero. Portanto, quanto mais perto do zero for o índice, melhor para o consumidor.

O frete
Para escolher a melhor página para suas compras, o consumidor deve, obviamente, levar em conta a localização da empresa e quanto ela irá lhe cobrar pelo frete. Como essa análise depende da cidade em que cada um dos leitores reside, esse fator não foi levado em conta em nossos resultados.

O levantamento dos dados
Para que esta análise pudesse ser realizada, era necessário que os vinhos considerados fossem encontrados em diversas páginas de vendas "on line". Elaboramos, preliminarmente, uma lista dos 70 vinhos mais comumente encontrados em nossas prateleiras (os chamados "vinhos de supermercado"). Para que esses vinhos fizessem parte da análise final, determinamos que cada um deles deveria ser encontrado em, no mínimo, 5 páginas. Com isso, eliminamos 8 vinhos que não atingiram esse patamar e o estudo final se baseou em 62 vinhos.

Coletamos apenas os preços de lista dos vinhos, desconsiderando os valores promocionais, por serem apenas temporários. Não levamos em consideração as safras nem as castas (apenas a cor do vinho), pois partimos da premissa que esses rótulos não apresentam variação de preço de safra para safra, nem de uva para uva.

Para determinar quais estabelecimentos poderiam ser incluídos em nossa análise, fizemos exaustiva pesquisa pela Internet em busca de supermercados e lojas que vendam os vinhos listados. Com isso, de imediato, eliminamos as páginas das vinícolas e importadoras, que oferecem apenas sua própria carteira de vinhos. Solicitamos, também, a diversos amigos residentes em outros estados que nos indicassem quais seriam os potenciais candidatos.

Para que os estabelecimentos pudessem participar da planilha final, fixamos que o mesmo deveria vender, no mínimo, 15 dos vinhos de nossa lista. Com isso, finalizamos com uma amostra de 27 páginas de vendas pela Internet.

Oscar Daudt
25/06/2013
A classificação das páginas
Na tabela abaixo, encontra-se a classificação das 27 páginas analisadas, classificadas a partir da mais em conta até a mais cara. Quanto menor o índice obtido pelo estabelecimento, mais baratos, comparativamente, são os preços.

Nas duas colunas finais, Qtde preços mínimos e Qtde preços máximos, apresentamos quantos vinhos com o menor preço e o maior preço, dentre todos os pesquisados em nossa amostra, que cada página oferece.

Como morador do Rio de Janeiro, fiquei surpreso com a última colocação obtida pelos Supermercados Princesa. Para quem não conhece, esse supermercado se posiciona como popular, oferecendo produtos mais simples e - teoricamente - preços mais baixos. As aparências realmente enganam e o melhor a fazer é fugir dele na hora de comprar vinhos.

Quanto à wine.com.br, que aparece duas vezes na lista, cabe uma explicação. A página trabalha com duas clientelas segmentadas: os consumidores normais e aqueles que são associados a seu clube de vinhos, o Clube W. Para o segundo grupo, os preços são diferenciados mesmo para as compras fora do clube, com valores bem mais em conta. Não se trata de desconto temporário - o que não consideramos em nossa pesquisa - mas de política comercial da loja. E, melhor ainda, os associados do clube de vinhos não pagam frete em todas as suas compras.

Confira a classificação:
Maiores distorções de preços
Assustador é comparar as maiores distorções de preços em nosso mercado. A ideia que passa é que o Brasil já perdeu completamente a noção de preços. Fizemos uma tabela com os 10 vinhos que apresentaram as maiores variações percentuais entre os preços mínimo e máximo encontrados.

Vejamos a primeira linha da tabela, com o vinho português Grão Vasco Tinto: por ironia, os valores extremos foram detectados na mesma cidade, Brasília. Enquanto a Super Adega oferece esse vinho por R$22,90, a filial brasiliense do supermercado Pão de Açúcar, a poucos quilômetros dali, cobra um valor quase 120% superior: R$50,18!!! Como pode isso? Brasilienses, alerta!

A terceira linha da tabela também traz uma intrigante surpresa: os preços mínimo e máximo encontrados para o vinho toscano Antinori Santa Cristina são ambos do Pão de Açúcar: R$45,90 na filial de São Paulo e R$96,90 (ou 111% a mais) na filial do Distrito Federal! Não dá para entender...

Infelizmente, as distorções não se limitam a esses casos e as diferenças listadas na tabela abaixo são nauseabundas. Vejam só:
Os vinhos mais distribuídos
Aproveitando a amostra dos 62 vinhos, pesquisados em 27 lojas e supermercados virtuais, é fácil descobrir quais são os rótulos mais bem distribuídos em nosso mercado.

O grande campeão foi o Espumante Chandon Brut, encontrado em nada menos do que 25 das 27 lojas analisadas. É muito bom ver um vinho brasileiro assim tão popular. E dos 12 vinhos mais bem colocados nessa classificação, houve um rigoroso empate: são 6 vinhos nacionais e 6 importados.

Confiram a tabela completa:
A variação de preços no período
É interessante saber o que aconteceu com os preços dos vinhos nesse período de 43 meses que se passaram entre os dois levantamentos. Com isso, fizemos a comparação entre os 60 vinhos que fizeram parte das duas pesquisas.

Durante esse tempo, a inflação oficial foi de cerca de 27%. O conjunto de vinhos analisados, no entanto, apresentou um reajuste médio de 15,7%, portanto cerca de 13 pontos a menos do que a inflação. Muito bom sinal!

Apesar disso, alguns vinhos bateram os índices inflacionários, com reajustes de mais de 38%. O grande campeão - e talvez seja melhor identificá-lo como vilão - foi o Aurora Colheita Tardia que teve uma majoração de 42,2%! Os demais 5 vinhos que suplantaram a inflação foram todos igualmente brasileiros: 3 da Chandon e 2 da Valduga.

No entanto, a grande maioria apresentou reajustes abaixo dos índices e 2 deles até mesmo diminuiram de preço nesses quase 4 anos. Confiram abaixo a tabela completa:
Os dados da pesquisa
Os leitores interessados em conferir os valores que coletamos em nossa pesquisa, podem obter a planilha com todos os dados levantados clicando aqui.
Comentários
Cesar Adames
Professor do Senac e articulista
São Paulo
SP
25/06/2013 Oscar

Parabéns pelo trabalho, metodologia e paciência. Suas pesquisas sempre são muito bem vindas e servem de referência para melhorar o mercado.

Abraço
Cesar Adames
José Paulo Schiffini
Enófilo da velha guarda
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Caro Oscar,

Gostaria de cumprimentá-lo por mais esta iniciativa. Transparência é a palavra atual.

Devemos também saber quem são aqueles que vendem vinhos pela internet... Nem todos os sites identificam as pessoas que são responsáveis pela venda de vinhos pela Internet.

Schiffini
Roberto Rodrigues
ABS-Rio
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Oscar,

Só para entender: qual a diferença entre "wine.com.br" e "Club W (wine.com.br)"?

E uma observação: o frete é talvez o componente principal do custo de um vinho. Existem sites que não cobram frete e outros que cobram valores absurdos.

RR

Roberto, no capítulo "A classificação das páginas" eu explico o porquê de a wine.com.br aparecer em duas linhas. E no parágrafo "O frete" eu explico a razão de não ter incluído o frete como variável da pesquisa. Abraços, Oscar
Sergio de Matos Fernandes
Representante Hannover Vinhos em MG
Belo Horizonte
MG
25/06/2013 Oscar, primeiramente parabéns pela pesquisa.

Gostaria de saber se estes preços são finais, haja visto a pesquisa ser feita em varias capitais e a substituição tributária ser diferente na maioria dos estados.

Sérgio, esses são os preços finais anunciados nas páginas Internet das lojas. Abraços, Oscar
Eduardo Decat
Servidor público
Brasília
DF
25/06/2013 Prezado Oscar,

Na Superadega em Brasilia, para compras na central de vendas acima de R$ 200,00, tem um desconto em torno de 20 a 30 por cento que talvez supere, na média, o desconto dos associados do Clube W! Não sei se foi levado em consideração no seu ótimo trabalho de pesquisa e informação!

Abraços. Eduardo.

Eduardo, eu nem sabia disso e é claro que não foi levado em consideração. Simplesmente, utilizei os preços anunciados na página da empresa. Mas, realmente, vocês aí em Brasília são uns privilegiados por terem uma loja como essa. Abraços, Oscar
Carlos Alberto Amorim Jr.
ABS-Brasília
Brasília
DF
25/06/2013 Oscar,

Mais um "gol de placa".

É bom saber que uma das melhores opções é daqui da Capital Federal.

Amorim
Rogério Serra
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Prezado Oscar,

Que maravilha de trabalho, quanta eficiência, que exige muita paciência. Parabéns por mais uma grande publicação para seus leitores. Tenho orgulho em ser leitor do seu site.

Mas, eu, particularmente, não tenho por princípio comprar vinhos pela Internet. Gosto de ir pessoalmente às lojas para pegar a garrafa na mão e olhar para seus rótulos.

Abraços,
RS
Sergio Pinto
Enófilo - ABS-Rio
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Oscar

Obrigado por mais este belo trabalho que, como outros com que nos brinda, facilita a vida do enófilo que não gosta de jogar dinheiro fora.
Eduardo Decat
Servidor público
Brasília
DF
25/06/2013 Oscar, É uma pena o supermercado VerdeMar em belo Horizonte não possuir site informando o preço dos seus vinhos, sobretudo os muitos e ótimos rótulos de importação própria, selecionados pelo competente Carlos Arruda!

Eles têm, por exemplo, um ótimo Sauternes gfa 500 ml, de importação própria, por inacreditáveis 59 reais! Certamente entrariam forte no páreo.

Abcos, Eduardo.
Ricardo Gaffree
www.amigogourmet.com
Brasília
DF
25/06/2013 Parabéns pelo competente trabalho!!! Super válido e esclarecedor.

Abraço
José Augusto Saraiva
Enófilo e Negociante de vinhos
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Prezado Oscar

Mais uma ótima iniciativa, parabéns. Estava mesmo na hora de atualizar essa pesquisa, bastante útil.

Considerando a abrangência nacional de sua audiência e o fato de a pesquisa dizer respeito à internet, que implica compra à distância, sugiro considerar que a informação será mais útil se os resultados apresentarem, em separado, os sites que tem atendimento nacional daqueles que oferecem abrangência exclusivamente local/regional. Entre os 10 primeiros, por exemplo, há alguns que só atendem pedidos em sua região metropolitana. Isso vai facilitar o trabalho de quem usa seus resultados para apoiar a decisão de compra.

Outra observação é que, sendo os preços apurados para o Clube W disponíveis somente a quem se comprometa com um minimo de compras mensais, a comparação é desigual com empresas que franqueiam seu acesso livremente a qualquer interessado, sem obrigações de contrato.

Abraços
JAS

Concordo com seus dois pontos. Acho interessante fazer uma classificação separada para as páginas de abrangência nacional. E também acho que as condições do Clube W fogem do espírito do levantamento, mas fiquei tão entusiasmado com os descontos oferecidos aos associados, que achei melhor levar ao conhecimento dos leitores.

De qualquer forma, eu quis prestar o máximo de informações que eu consegui levantar e acho que quantos mais preços eu divulgar, mais fácil para os leitores se posicionarem em relação às compras, mesmo que algumas estejam fora de seu alcance.

Abraços, Oscar
Vinicius Toledo
Enófilo
São Paulo
SP
25/06/2013 Parabéns Oscar,

Congratulações pelo excelente e incansável trabalho de pesquisa. Foi uma iniciativa super válida, haja vista ser bastante seguro (em geral) comprar pela internet. Já o fiz várias vezes e sempre deu bastante certo!

Abraços
Vinicius Toledo

Eu também sou um adepto de compras pela Internet, e não só de vinhos. É muito mais prático e confortável. Que eu me lembre, até hoje não tive problema nenhum com essas operações. Abraços, Oscar
Osmir Avila Abrantes
Enófilo
Cascavel
PR
25/06/2013 Amigo Oscar

Parabéns pela paciência! Existem algumas lojas virtuais que estão até bem classificadas quanto aos valores de venda de vinhos, mas para mim que moro no interior do Paraná estas mesmas lojas mencionadas cobram um absurdo pelo frete, alegando questão de logística. Para estas até comentei: "façam a logística ter lógica".

Recentemente troquei uma fornecedora de vinhos pela Winelands, cuja proposta é muito interessante. Vale a pena sua consideração.

Abraços
Osmir
Anna Soledade Vieira
Enófila
Belo Horizonte
MG
25/06/2013 Parabéns, Oscar, por mais esse belíssimo trabalho. Pena que não incluiu BH.

Obrigada por ter-nos agora incluído nos eventos.

Um abraço.
Anna

Anna, há quanto tempo! Eu bem que tentei incluir Belo Horizonte no estudo, mas o único lugar de vinhos que eu conheço é o Verdemar, e ele não vende pela Internet. E não consegui localizar nenhum pelo Google. Por isso os mineiros ficaram de fora.

Quanto aos eventos, eu sempre divulgo aqueles que me são enviados e raramente recebo alguma coisa de Minas. Agora é que coincidiu de receber 3 eventos mineiros seguidos.

Beijo e saudades.
Oscar
Mauricio Thorp Palumbo
Apreciador de Vinhos e suas combinações
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2013 Oscar,

Excelente trabalho da equipe EnoEventos. Pude constatar minhas suspeitas sobre variações e também das escolhas que venho fazendo para aquisição de minhas garrafas.

Obrigado, grande abraço,
Mauricio
Osvaldir Castro
Enófilo
São José do Rio Preto
SP
26/06/2013 Oscar, mais uma vez você nos brinda com seu excelente trabalho de pesquisa. Um ótimo instrumento para nós, muitas vezes, lesados consumidores. Valeu!
Maria Tomasia Middendorf
Enófila
Rio de Janeiro
RJ
26/06/2013 Amigo Oscar,

Como sempre você arrasa. É importantíssimo o seu trabalho, facilitando, em muito, a nossa vida, quando vamos comprar vinhos. Parabéns!

Maria Tomasia Middendorf
Marcus Ernani
Leitor
Rio de Janeiro
RJ
26/06/2013 Oscar,

Frete, na maioria das empresas (de vinhos ou não), é considerado como fonte de receita. Não muito raro cobram um valor maior do cliente e negociam um valor menor com as transportadoras. A terceirização do serviço é usada como desculpa para a cobrança mais alta.

Outras empresas possuem CDs (centros de distribuiçao) próprios, em determinada cidade/região, porém ao calcular o frete consideram o endereço da matriz, que normalmente fica em outro estado, como referência para o cálculo e assim onerando ainda mais o custo para o cliente, porém garantindo a fonte indireta de receita.
Maria Thereza Kahl Fonseca
Museóloga
Rio de Janeiro
RJ
26/06/2013 Oscar,

Falo como consumidora. Sua pesquisa contribui muito para que possamos fazer boas compras com preços acessíveis. Sou cliente de uma das empresas pesquisadas e fique feliz em vê-la super bem colocada.

Novamente parabéns.
Nilson Roberto
Sommelier Coordenador Makro Atacadista
São Paulo
SP
22/08/2013 Olá, caro Oscar.

Parabéns pelo excelente trabalho e imparcialidade nos resultados. Com certeza o EnoEventos está prestando um grande serviço aos enófilos do Brasil. Li toda a metodologia do trabalho e gostaria de saber se o site makrospeciale.com.br foi avaliado em sua pesquisa, e se foi, qual dos seus critérios desencadeou a sua desclassificação.

Um grande abraços e mais uma vez, Parabéns!!

Nilson, eu não conhecia essa página e por isso ela não foi avaliada. Mas prometo incluí-la na próxima edição. Abraços, Oscar
Aguinaldo Motta
Enófilo
MG
27/09/2013 Ola! Eu compro no Makro specialite o frete para minas gerais sai por R$ 7,90 por caixa de 6 garrafas. Tem pouca variedades a maioria é de vinhos chilenos, brasileiros pouco.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]