
Uma das notícias mais auspiciosas para os cariocas apreciadores da boa mesa foi a volta de Silvana Bianchi ao comando de um restaurante, depois de tantos anos afastada das panelas.
Silvana fez história na gastronomia carioca quando, nos anos 1980, inaugurou o Quadrifoglio, juntamente com Juarezita Santos, com o auxílio luxuoso da sommelière Marlene Souza e da barwoman Deise Novakoski. Era uma casa comandada por mulheres, uma novidade para aqueles tempos.
Deise, atualmente sommelière do Eça, lembra com carinho: "O restaurante foi tão marcante na minha vida que naquela época eu era reconhecida como Deise Quadrifoglio e até hoje vários clientes me identificam assim e adoram recordar aqueles tempos. Nunca vou esquecer do cardápio da Silvana, com pratos que tinham nomes muito bacanas, como Umbelico di Venere, Faraona Buon Ricordo, Fondutta per Uno... o sabor de cada um deles ainda mora em mim. Nossa relação era muito carinhosa. Uma "fofurice" inesquecível foi ela trazer da Itália 3 kiwis - que na época não existiam aqui - para enfeitar um drinque que inscrevi em um certame. Além da Silvana, havia a Juarezita completando a vocação para matriarcado da casa - minha relação com a Juju foi tão especial que minha mãe chegava a ter ciúmes dela. Só desejo que, quando eu morrer, façam um busto meu na porta de onde existiu o Quadri da rua Maria Angelica."
Outro que não esquece aqueles tempos é Roberto Hirth, presidente dos Companheiros da Boa Mesa: "O Quadrifoglio mudou a ideia que muitos aqui tinham sobre comida italiana, com uma série de novidades deliciosas. Parecia uma combinação entre energia e determinação com delicadeza. Ainda lembro de uma cavaquinha com raviolis e alcachofra..."
O endereço que mereceu a honra de receber, com tapete vermelho, o esperado retorno de Silvana foi o Ix Bistrô, pequena casa localizada no terceiro piso do Shopping da Gávea. E para a multidão de fãs da chef, há um duplo motivo para comemorar: além de poder matar as saudades da clássica cozinha em um ambiente aconchegante, terá a satisfação de constatar que a alta gastronomia está disponível por preços bastante honestos (é só conferir o cardápio reproduzido abaixo).
Mas, atenção: embora a casa abra todos os dias, para almoço e jantar, é só à noite que você poderá saborear as artes de Silvana. Para o almoço, o bistrô oferece apenas um menu executivo e um bufê de saladas, que não levam a cultuada assinatura da chef.
Fomos esta semana, cheios de nostalgia, conhecer o privilegiado restaurante. Já no couvert aparece a quintessência da qualidade: apenas pães, manteiga e uma deliciosa pasta de tomates, tudo muito básico, mas tão delicioso que não resistimos a pedir uma segunda rodada. E se me deixassem, eu pediria também a repetição da espetacular entrada Tris de funghi, em que cogumelos de Paris são recheados com Shimeji e Shiitake, gratinados e acompanhados de uma fresquíssima salada de folhas. Uma maravilha!
Peça também o Risotto de Pato Confit - e tenha o cuidado de não falar "risôto", pois Silvana rapidamente irá corrigir para "risóto" - que vem com paio e creme de lentilhas Puy, numa combinação cremosa, suave e elegante como a chef.
A sobremesa sugerida foi para conquistar os corações e mentes das abelhas de plantão e, de novo, a simplicidade comandava o espetáculo: a Surpresa de Chocolate Amorino traz bombons Lindt, envoltos em massa crocante e servidos com creme inglês. A visão das bolinhas se derretendo em chocolate faz disparar suspiros apaixonados.
Marlene Souza é um dos grandes nomes femininos do vinho carioca. Após trabalhar no Quadrifoglio, esteve com a Roberta Sudbrack, passou um tempo no Le Pré Catelan e agora volta, digamos, às suas origens, harmonizando os vinhos com a gastronomia de Silvana.
Confessou-me Marlene: "É a primeira vez que trabalho em um restaurante situado em um shopping e isso representou um desafio para mim. Optei por organizar uma carta enxuta, funcional e de preços acessíveis, que me parece a melhor escolha para esta localização." E nela podemos encontrar interessantes opções que combinam com proposta da casa.
Orgulhosamente, Marlene mostrou-me as duas máquinas Enomatic - cada uma para 8 garrafas - que oferecem uma grande flexibilidade aos apreciadores de vinho, que podem escolher dentre 16 rótulos em taça (4 brancos e 12 tintos) e mais 3 espumantes. Caprichosa, a sommelière sugere, por escrito, quais os pratos indicados para acompanhar cada um deles. É só deixar a carta lhe levar...
Abri o paladar com uma taça de Cave Geisse Brut (R$19). Em seguida, acompanhei a entrada com o delicioso vinho branco italiano Piccini Memoro NV. Para quem não o conhece, trata-se de um vinho comemorativo aos 130 anos da unificação da Itália e é elaborado com uvas de 4 diferentes regiões: Viognier da Sicília, Chardonnay do Trentino, Vermentino da Maremma e Pecorino do Marche. O resultado é um vinho concentrado, com muita fruta e uma correta elegância. E tudo isso por apenas R$12,50 a taça!
Para escortar o Risotto de pato confit, Marlene sugeriu o Donnafugata Sherazade 2011, vinho que me trouxe belas lembranças da Sicilia. 100% Nero d'Avola, com notas frutadas e toques minerais, temperados com chocolate e com um paladar arredondado e vibrante. Envolveu até mesmo o paio que se escondia entre o arroz e as lentilhas.
Oscar Daudt
26/06/2013
Serviço:
Ix Bistrô
Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º piso, loja 337
Shopping da Gávea
Fone: (21)2512-5842 |