
Há cerca de um ano, Jean Marc Lacave assumiu a presidência da Veuve Clicquot, talvez a mais conhecida marca de Champagne em todo o mundo. Como antes de assumir as novas funções, ele presidia a divisão de relógios dentro do mesmo grupo LVMH, Jean Marc decidiu conhecer os principais mercados de seus vinhos e o Brasil foi uma das primeiras etapas de seu périplo mundial.
Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, Jean Marc ofereceu um almoço para a imprensa e para seus principais clientes no restaurante Cipriani, no Copacabana Palace. E o que pode ser melhor do que apreciar as artes do chef Nicola Finamore, harmonizadas do início ao fim com os Champagnes da viúva e emolduradas com o azul da piscina do Copa? Foi uma belíssima tarde.
Até os mais daltônicos podem perceber que cor oficial da Veuve Clicquot é o laranja. E, no entanto, o Champagne Brut, que veste essa cor, é batizado oficialmente como Carte Jaune (rótulo amarelo). E por que essa discrepância?
Pois o novo presidente nos contou uma saborosa história que justificaria essa confusão. Quando Madame Clicqout decidiu criar um rótulo para seu vinho, determinou que a cor fosse a da gema do ovo. Claro que, naquela época não existiam as criações em cativeiro e as galinhas eram todas caipiras e com isso, a cor das gemas era alaranjada. Mas acontece que, em francês, a gema é chamada de "jaune d'oeuf" (amarelo do ovo) e esse foi o motivo de tal polêmica. Curioso relato, que "se non è vero, è ben trovato"!
Oscar Daudt
15/04/2013 |