
A influência mútua entre as culturas da Espanha e das Arábias é indissociável e nada mais lógico do que a harmonização da culinária árabe com vinhos da mais emblemática casta espanhola, a Tempranillo.
Foi pensando nisso que Vivian Arab, chef e proprietária do tradicional restaurante Arab, na orla de Copacabana, decidiu promover um festival onde sua cozinha de raiz vem de mãos dadas com vinhos elaborados com a estrela ibérica.
O festival acontece até o dia 17 deste mês, somente no jantar e tem momentos inesquecíveis, como as entradinhas variadas, dentre as quais eu destaco a Mini-esfiha de cordeiro, crocante e sutilmente temperada com canela. Mas a campeã das entradas foi mesmo o Hummus de espinafre, que eu fiquei comendo em pequenas bocadas para fazer render... Delicioso!
Vivian explicou que o pilaf é um prato típico do oriente médio em que o arroz é misturado com as sobras das carnes do dia anterior, mas antes que eu assustadamente desistisse do Pilaf sírio, a chef apressou-se em explicar que no restaurante as carnes são especialmente preparadas para o prato. E a mistura de frango com cordeiro acompanhada de pinolis e castanhas é um espetáculo.
A terceira etapa foi um Mussak de cordeiro, uma espécie de lasanha. Mais uma vez a carne veio delicadamente condimentada com a indefectível canela, mas desta vez a grande estrela foi o vinho, um O. Fournier Urban Ribera 2009, floral, suculento, macio e profundo.
Ainda teve uma sobremesa, um Kneife de figos com sorvete de pistache, escortado por um Jerez Lustau Viña 25 Pedro Ximénez, mas que como sempre eu nem provei...
A decoração do restaurante é muito bonita e nos traz à lembrança os palácios árabes da Andaluzia. E para entrar ainda mais no clima das mil e uma noites, o jantar é enfeitado com uma sensual apresentação de dança do ventre, que nos faz sentir como verdadeiros sheiks.
Oscar Daudt
14/08/2013
Serviço:
Jantar árabe harmonizado
Restaurante Arab
Avenida Atlântica, 1936
Copacabana
Tel: (21)2235-6698
Preço: R$140 (com harmonização) |