
Na quadra mais famosa de Ipanema, onde Vinicius e Tom se inspiraram para compor sua Garota, abre ao público hoje, dia 31 de julho, um gastrobar que promete agitar a calçada onde Helô Pinheiro passava a caminho do mar: é o Crustô. O indecifrável nome é apenas o catalão para "pan tostado", base da cozinha ligeira espanhola.
A nova casa é empreendimento de um casal de argentinos - Gabriel Monti e Maria Llados - que depois de 20 anos morando na Espanha e mantendo um restaurante em Andorra, El Refugi de La Rabassa, voltou à América do Sul em busca de um mercado mais promissor do que a combalida economia ibérica.
Para quem não sabe, Andorra é um minúsculo país localizado na fronteira da Espanha com a França e, durante seu tempo à frente do restaurante, Gabriel especializou-se na fusão das culinárias dos dois países. Foi aluno de Ferran Adriá e isso se pôde atestar, na noite de inauguração, quando foram servidas esferas de goiaba com queijo. Preparem-se, pois vem por aí muita comida molecular...
O visual do restaurante é um capítulo à parte, que encanta e surpreende. As luminárias fazem referência aos mestres do surrealismo, como o chapéu-coco (foto à esquerda), que rende homenagem ao mais famoso quadro de Magritte. As cadeiras misturam estilos modernos com mobílias encontradas em brechós. Os bancos laterais têm como encosto cabeceiras de camas antigas. E as belas mesas de madeira foram encomendadas a um artesão da Feira Hippie.
O conjunto é belo, original e impactante e é assinado pela filha dos proprietários - Flô - que comanda um escritório de arquitetura de interiores.
Abrir um negócio no Rio de Janeiro é uma coisa tão complicada e tão estressante, que a maior parte das vezes a casa abre sem estar completamente pronta. Esta foi apenas mais uma das inaugurações a que compareço em que a casa tem seu letreiro encoberto, tendo em vista ainda não ter conseguido as regularizações e vistorias necessárias. Essa burocracia toda nos dá um tristeza...
Não havia, até ontem, dia da festa de inauguração, um menu e muito menos uma carta de vinhos. Mas temos de dar um desconto aos proprietários, pois a casa ainda está em abertura macia (ou soft opening, para quem não entendeu).
Muito embora a logomarca da casa informe tratar-se de um Gastrobar e "Winery" (uma vinícola???), os vinhos não parecem ser a aposta do Crustô. Ou pelo menos foi essa a impressão que me ficou. Para uma casa pequena, de apenas 40 lugares, a presença de um barman a preparar sangrias e coquetéis é um forte indicativo de que os vinhos desempenharão um papel coadjuvante.
O chef não concorda com minha impressão e me garantiu que haverá, sim, uma boa oferta de vinhos, mas que ele ainda está esperando a chegada de uma pequena adega que encomendou: "Vamos apostar em vinhos espanhóis, sem desprezar os chilenos e argentinos. Em breve, vamos disponibilizar um ou dois vinhos em taça, trocando a oferta a cada semana." No entanto, há, atualmente, poucos rótulos nas prateleiras e todos eles da importadora Casa Flora, o que já é uma promessa de preços mais em conta.
Oscar Daudt
31/07/2013
Serviço:
Crustô
Rua Vinícius de Moraes, 72
Ipanema
Fone: (21)2179-9516 |