Matérias relacionadas
Winebrands
MAM

Essa maravilha de cenário
Em 2011, a Winebrands organizou a 1ª edição de seu salão de vinhos, o Wine Lounge, em um evento que me causou grande impacto, tendo em vista os diferenciais positivos que apresentava, distanciando-se das populosas feiras de vinho que se encontram por aí.

Agora, em 2013, a importadora decidiu alterar o esquema, dividindo em fatias o longo evento de 7 horas de duração - o ministro Gilmar Mendes o batizaria de evento-salame. Nas primeiras duas horas, apenas os jornalistas e formadores de opinião foram convidados; nas duas horas seguintes, entravam os profissionais - lojas e restaurantes; e a partir das 18 horas o evento foi aberto ao público. Bem, nesse momento, o MAM ficou pequeno - muito pequeno! - mas restava a lembrança das horas passadas com grande conforto e mordomia.

Circulando insistentemente pelo evento, desde os primeiros minutos, eram oferecidos deliciosos e quentinhos canapés preparados pelo chef-revelação de 2013, Ricardo Lapeyre. Só isso, já destaca o evento de sua concorrência. Mas a carteira da Winebrands também fatura muitos pontos, pois embora seja bastante enxuta, é bem focada e recheada de marcas invejáveis. Junte-se a isso o deslumbrante cenário do Aterro do Flamengo e da Baía de Guanabara e está completo um evento espetacular.

"O Guado al Tasso 1998 apresenta aromas de uma biblioteca antiga, com estantes de madeira e poltronas de couro."

Filippo Pulisci
Diretor da Antinori
Vertical de Guado al Tasso
Marcando sua posição de oferecer atividades diferenciadas aos convidados, desta feita a Winebrands proporcionou uma degustação inesquecível, com 5 safras do cultuado Guado al Tasso, dos anos de 2008, 2007, 2005, 2001 e 1998. A apresentação ficou a cargo do diretor de exportações da Antinori, que se esforçou em identificar nos vinhos alguns dos aromas mais insólitos que já escutei.

Fillipo contou - e demonstrou - que esses vinhos sofreram uma guinada em 2007: até essa safra, o corte era de Cab Sauv, Merlot e Syrah; a partir de 2007, essa última saiu de cartaz dando lugar à Cab Franc e a uma pontinha de Petit Verdot, em busca de vinhos com maior complexidade aromática.

Mas foi uma safra anterior à mudança - a 2001 - aquela que mais me encantou com sua exuberância, a mostrar que ainda tem muita vida pela frente.

Ditadura dos brancos
O plano era me dividir irmãmente entre os brancos e os tintos. No entanto, só a primeira parte do esquema foi cumprida, pois havia muita coisa boa para experimentar. Detive-me um bom tempo com essa cor e com as conversas e, em seguida, fui participar de vertical acima descrita - de tintos, é bom lembrar. E quando essa terminou, já estava na minha hora de ir embora. Mas ficaram as boas lembranças dos brancos, dos quais posso destacar:

  • Villa Maria Sauvignon Blanc 2011
  • Falesco Ferentano 2008
  • Steenberg Sauvignon Blanc Reserve 2009
  • Marchesi Incisa della Rocchetta Roero Arneis 2012

    Oscar Daudt
    05/09/2013
  • Os vinhos
    Marchesi Incisa della Rocchetta Roero Arneis 2012 Villa Maria Sauvignon Blanc 2011 Falesco Ferentano 2008
    Steenberg HMS Rattlesnake Sauvignon Blanc 2011 Steenberg Sauvignon Blanc Reserve 2009 Marco Felluga Ribolla Gialla 2010
    Marco Felluga Mongris Pinot Grigio 2010 Steenberg Semillon 2011 Ste Michelle Col Solare 2007
    Vertical de Guado al Tasso
    Guado al Tasso: 1998, 2001, 2005, 2007 e 2008 Filippo Pulisci, da Antinori, comandou a degustação Mariana Morgado, da Winebrands, fez a tradução simultânea
    Lígia Peçanha, da ABS-Rio, e Alexandre Loureiro, sommelier do Terzetto David Mariano, da Griffe do Vinho Douglas Gonçalves, sommelier do Fasano
    As comidinhas do chef Ricardo Lapeyre
    Os participantes
    Os representantes da Winebrands: Daniela Pereira, Menandro Rodrigues e Patrícia Kozman Os músicos Ana Zingoni e Mu Carvalho Jornalista Suzana Liskauskas
    Yann Lesaffre, da SBAV-Rio, e o jornalista Reinaldo Paes Barreto Ana Maria e Bruno Magalhães Sommelière Márcia Alpaes
    Eduardo Saboia, do restaurante Borogodó, e Andrea Massaroni, da Cavist A Confraria Amigas do Vinho: Teresa Cristina Nascimento, Simone Hauch e Ana Valéria Cafezeiro Carlos Teles
    Roberto Carneiro e Eduardo Ferreira, do Fasano Patrícia Kozman, entre Dani Camilo e Roberta Ciasca, do Miam Miam José Vieira e Márcio Martins, do Zot Gastrobar
    Audrey Laniado, da SBAV-Rio
    A bela vista era um dos principais convidados Márcia Oliveira, do Caffe Sapori
    Comentários
    Aline Gomes
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/09/2013 Maravilhosa a sua cobertura, Oscar! Sempre ótima companhia nos eventos.

    Bjs, Aline
    Hildete Damasceno
    Enófila da ABS
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/09/2013 Os enófilos que pagaram caro para participar não foram bem tratados. As 18:00hs, o salão estava superlotado, quase não havia mais lanche.

    Com minha baixa estatura, tive enorme dificuldade para alcançar as mesas de vinhos. O nível dos vinhos que consegui provar era bom. No entanto, não gostei da organização.
    Rafael Mauaccad
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    06/09/2013 Oscar,

    Inteligentíssima foi a escolha pela Winebrands do Museu de Arte Moderna do Rio para o local de realização do seu evento; o aspecto foi o de agregar valor de imagem de obra de arte aos vinhos de seu portfólio. É o sonho inconsciente da exclusividade, da afirmação de qualidade, do desejo e da inacessibilidade, que é colocado ao participante. Em Paris, a mostra dos vinhos de Bordeaux e Borgogne, os produtores a realizam anualmente no Museu do Louvre, símbolo da tradição, do luxo e da história.

    O vinho não é arte, e sim artesanato, muitas vezes bem produzido através das intervenções periódicas do viticultor e do enólogo; o primeiro nos cuidados com as vinhas e na geração das uvas, o segundo na dosagem dos componentes e na produção equilibrada, conforme o caráter a ser imputado pela expressão do local, da natureza, e do homem.

    Fico pensando aqui com meus botões: como na vida tudo é impermanente; há cinco anos atrás todos os objetos expostos nesta mostra pertenciam a outro colecionador, que os perdeu porquê??

    Forte abraço.
    Rafael
    Reinaldo Paes Barreto
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/09/2013 Oscar, gaúcho. O "drama" de encontrar você em qualquer grande evento referente a vinhos ou gastronomia, é que ou:

    a) o "sujeito(a) sai correndo, se tranca no carro (no estacionamento) e escreve/publica o que viu e sentiu;

    ou: b) tudo o que registrou já sai superado pela abrangente, extensiva e completa foto-cobertura do EnoEventos... E só nos resta escrever: pois é!

    Parabéns.
    Reinaldo
    Patricia Kozmann
    Winebrands
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/09/2013 Oscar, suas fotos são sempre lindas e os comentários com boas informações e construtivos!

    Grata pela presença, beijos.
    Osvaldo Sandim
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/09/2013 Caro Dr. Oscar "Cartier",

    A cobertura do evento feita pelo ENOEVENTOS, como sempre, sem comentários: ÓTIMA. Quanto as fotos, nem se fala.

    Mas o que diz respeito ao evento, na minha modesta opinião, ficou bem aquém da versão anterior. A princípio, porque em 2011 fui convidado. Desta vez paguei os "módicos" 270 reais (embora de lambuja tenha ganho um Pèppoli Chianti + geléia + azeite + penne), mas pelo evento em si, a surpresa não foi grata.

    Como eu só deveria chegar as 18 hs, assim procedi, mas nada vi das comidinhas do chef Ricardo Lapeyre. A vertical de Guado al Tasso, passou longe do meu nariz. O "jantar", composto de 2 massas de idêntico e desenxabido molho, em nada aplacou o meu apetite.

    Bem, o principal, os vinhos: os melhores rótulos que degustei foram os Antinori, como sempre indiscutíveis. As boas dicas que me foram dadas in loco, pude degustá-los apenas visualmente, mirando algumas garrafas já vazias.

    No mais, se estou pecando em algum exagero, me corrija. Mas estou sendo sincero.

    Abraçoss. Sandim.
    Yann Lesaffre
    Gastrônomo
    Rio de Janeiro
    RJ
    13/09/2013 Oscar

    Muito boa sua cobertura, como sempre aliás. O evento estava um show.

    Aproveito o espaço para agradecer a Winebrands e todo staff pelo convite para o evento e um obrigado especial ao Menandro pelo convite para a excelente vertical de Guado al Tasso. Foi a cereja do bolo.
    Maria Lúcia Rodrigues
    Confraria Amigas do Vinho
    Rio de Janeiro
    RJ
    15/09/2013 Amigo Oscar, você como sempre fantástico na cobertura dos eventos.

    Portanto, gostaria por favor, que fosse revista a legenda onde você identifica "as enófilas da Dataprev" (Ana Valéria, Teresa Cristina e Simone). Realmente as meninas são enófilas e trabalham na Dataprev, mas nesse evento elas estavam à convite da Confraria Amigas do Vinho(repare o nosso "pin" de identificação). Tenho certeza que vc dará os devidos créditos à belíssima foto.

    Beijos & Vinhos,
    Confraria Amigas do Vinho
    Davidson Mariano
    Gerente das lojas Griffe e Arte dos Vinhos
    Rio de Janeiro
    RJ
    16/09/2013 Primeiramente, gostaria de agradecer ao Oscar por me colocar na foto do evento, pois poderei passar aos meus sócios que estava em ação...

    Brincadeira, gostaria de parabenizar a Winebrands pelo evento. Estava tudo uma maravilha, tivemos muitas surpresas como a vertical do Guado al Tasso, simplesmente fantásticos, e o especial Norton 1974, magnifico... Parabéns a todos...
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]