
O Bistrô Ouvidor está localizado em um antigo casarão na rua do... Ouvidor. Caprichadamente reformado, suas grossas paredes deixam à mostra as pedras com que eram feitas as construções no século XVIII. O ambiente é bonito e aconchegante, com um bom espaço entre as mesas, coisa rara de se ver no centro da cidade.
A região é dominada pelos restaurantes a quilo e eu não tenho nada contra eles; pelo contrário, sou extremamente favorável, pois quando trabalhava no centro, essa era a minha escolha para o dia-a-dia. Mas, de quando em vez, a gente gosta de partir para um almoço mais elaborado, com esmero gastronômico, e é aí que entra o Bistrô Ouvidor, com um cardápio enxuto - enxutíssimo, na verdade - mas de alta qualidade. São apenas 3 ou 4 pratos no menu regular e outros tantos no menu que varia diariamente.
E onde mais você pode pedir um prato com a assinatura do chef Danio Braga, sem ter de se deslocar para Búzios? No Bistrô Ouvidor, é claro... Quando esteve visitando a casa, há alguns meses, Danio não se fez de rogado e criou um prato que é, atualmente, a grande atração da casa. E eu tive a oportunidade de provar o fenomenal Cassoulet de frutos do mar, onde se pode conferir a maestria do chef do Sollar Búzios.
Mas se você preferir dar uma relaxada depois do expediente, o restaurante abre, às quintas e sextas-feiras, das 18 às 21 horas, com um cardápio diferente do almoço, oferecendo petiscos e cervejas especiais - e vinhos, é claro! - para ajudar a afrouxar a gravata.
Às quintas-feiras - o dia em que lá estive - a música fica por conta do Ouvidor Jazz Trio, com um repertório de muito bom gosto. Já na sexta, as atrações são bandas de blues.
A carta de vinhos é de entusiasmar. Assinada pelo sommelier Efraim Moraes, são 95 rótulos em garrafa normal e mais 28 rótulos em meia-garrafa, a maior quantidade que já encontrei aqui no Rio de Janeiro. E mais alguns poucos vinhos em taça e em garrafinha de 187ml. Explicou-me Lucas Dias, o proprietário do restaurante: "Como nosso movimento principal é na hora do almoço, muitos clientes preferem beber menos quantidade para poderem voltar alertas ao trabalho. Então, temos de ter muitas opções em meias-garrafas."
Os preços são excelentes. Dos 95 rótulos em garrafa de 750ml, nada menos do que 64 deles custam menos do que 100 reais, e desses existem 17 opções por menos de 60 reais. Nada mal! As margens aplicadas são bastante honestas e a comparação com o preço cobrado pelas importadoras é bem positiva. Por exemplo:
Raimat Tempranillo: 69,90 na Interfood; 79,00 no restaurante (diferença de 13%)
Luca Pinot Noir: 110 na Vinci; 155 no restaurante (diferença de 41%)
Artero Tempranillo: 43,30 na Decanter; 57,00 no restaurante (diferença de 32%)
A carta é bastante informativa e cada vinho é listado com a região, o produtor, as castas, o teor alcoólico e uma breve descrição de suas características. Se algum defeito há nessa carta é a diagramação. Como os vinhos são apresentados em páginas com apenas 3, 4 ou 5 rótulos, a carta se estende, desnecessariamente, por 25 longas páginas. Uma revisão dessa edição seria muito benvinda tanto pelos clientes, quanto pelo planeta.
Oscar Daudt
22/09/2013
Serviço:
Bistrô Ouvidor
Rua do Ouvidor, 52
Centro - Rio de Janeiro
(21)2509-5883
www.bistroouvidor.com.br |