Matérias relacionadas
Viagens

Muita história para contar
Udine é uma cidade italiana de quase 100.000 habitantes situada na região do Friuli-Venezia Giulia. Capital histórica do Friuli, a área foi habitada desde a idade neolítica, provavelmente estabelecida pelos Celtas. Em 1420, Udine foi conquistada pela República de Veneza.

Udine foi controlada pelo Reino de Veneza até 1797, passando por um curto espaço de tempo sob o domínio da França, posteriormente tornando-se parte do Reino da Lombardia-Veneza, ainda sob governo austríaco, e por fim depois em 1866 incluída no recente Reino Italiano. Muitas culturas em uma restrita área de 56 km2.

Em um final de semana de julho, em pleno verão, visitei-a pela terceira vez, pois além de ter muitos amigos na cidade, ela fica apenas a alguns quilômetros de Vicenza (onde moro) e também a poucos quilómetros de Trieste, aos pés do mar Adriático.

Comecei explorando a gastronomia da cidade, no Antica Trattoria Ai Fratti, em pleno centro histórico. Que delícia aproveitar do calor do verão e jantar sentada em uma das mesinhas no terraço! O Frico, prato típico friuliano, foi a opção da noite. Sem dúvida nenhum, é um prato mais adaptado ao inverno: polenta mole com queijo derretido na panela com manteiga! E para acompanhar, um ótimo vinho da região, que escolhi propositadamente, elaborado com 100% Merlot, com estrutura média: Maurus 2008, da vinícola Vie de Romans. E porque um Merlot? Gosto muito dos Merlots do Friuli, região com temperaturas mais amenas, de típicos e notáveis vinhos brancos. E seus tintos? Elegantes, minerais e com boa estrutura em boca, resultado da passagem em barricas, porém sem a “agressão” da madeira.

No dia seguinte - um belo dia ensolarado - comecei explorando a cidade tomando um belo cappuccino com uma brioche no bar da praça San Giaccomo, a mais antiga e importante da cidade. Em seguida passeei pela Loggia del Lionello, que fica na Piazza Libertá, em estilo gótico veneziano (as obras iniciaram em 1448, terminando em 1457). E logo em frente, avistei a Torre dell'Orologio construída em 1527, inspirada na torre da Piazza San Marco, em Veneza.

E assim passei minha manhã de domingo, explorando todos os “cantinhos” especiais de Udine, para terminar em um não menos especial beco em frente ao centro estético spa Angels Home. E que pena que era domingo e estava fechado....

A presto.

Patrícia Kozmann mora em Vicenza-Itália e é parceira da SoCom Euro Export.
17/09/2013


Serviço:
Página Internet: www.comune.udine.it
Restaurante: Antica Trattoria Ai Frati – tel: +39 0432 506926
Vinícola: Vie de Romans
Onde ficar: Palamostre Residence
Imagens de Udine
Loggia del Lionello Piazza San Giacomo Centro Benessere Angels Home
Antica Trattoria dei Fratti Torre dell'Orologio, Piazza Libertá
Comentários
Roberto P Franco da Fonseca
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
21/09/2013 Como a Patricia abriu com Muitas Histórias para contar, vai ter continuação pós-Udine? Ela organiza um Tour Enogastronomico pela Toscana, foi com ela que vc fez?

Abs

Roberto, na verdade o "Muitas histórias..." foi inserido na edição, mas esperamos que ela nos mande outras histórias sobre a Itália. A empresa SoCom - da qual ela é parceira - organiza viagens enogastronômicas e todos os grupo promovidos pelo Grimberg - dos quais já participei de quatro edições - contam com o apoio dessa empresa. Entre no site deles e você vai encontrar alguns programas bem interessantes. Abraços, Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]