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World Wine

Bem focado
Em boa hora a importadora World Wine decidiu segmentar sua feira de vinhos, apresentando apenas rótulos da Península Ibérica - Espanha e Portugal. Há algumas semanas, a importadora Decanter já havia utilizado essa estratégia e fez sua festa apenas com vinhos do Novo Mundo. As duas iniciativas merecem aplausos, pois esse tipo de evento vem sofrendo de gigantismo crônico.

Mas um segundo problema, que prejudica sobremaneira essas feiras - a super-população - não parece ter sido considerado. Esse é um mal que afeta a grande maioria dessas edições, sejam elas promovidas por importadoras, sejam patrocinadas por regiões vinícolas. O fato de serem gratuitas ou com venda de convites também parece não fazer nenhuma diferença, revelando que a medida do sucesso tende a ser percebida como a quantidade de pessoas que demanda ao evento.

Eu bem que gostaria de saber a opinião de nossos leitores. Sou só eu que tenho restrições a esse formato de degustações ou há mais gente a meu lado?

Os destaques
Muito embora eu tenha chegado cedo, meia hora após o início, não foi possível provar os vinhos por muito tempo. Logo, o salão do evento estava lotado e era difícil até mesmo caminhar, quanto mais acessar as mesas de degustação. Para mim, então, que gosto de provar e fotografar, era impossível vencer as barreiras humanas que se formavam em frente aos expositores.

Com isso, só consegui degustar 12 vinhos e portanto minha escolha dos destaques é bem limitada. São os melhores dentre os que consegui provar. Aqui vão:

  • Melhor branco português: Quinta da Falorca Encruzado 2011
  • Melhor tinto português: Grande Rocim Reserva 2009
  • Melhor branco espanhol: Marqués de Murrieta Capellanía 2008
  • Melhor tinto espanhol: Colección Vivanco 4 Varietales 2008

    Oscar Daudt
    13/09/2013
  • Os vinhos
    Quinta da Falorca Encruzado 2011
    Dão
    R$93
    Herdade do Rocim Olho de Mocho Reserva Branco 2011
    Alentejo
    R$134
    Marqués de Murrieta Pazo Barrantes Albariño 2011
    Rías Baixas
    R$129
    Marqués de Murrieta Capellanía 2008
    Rioja
    R$140
    Castell de Falset 2004
    Montsant
    R$136
    Quinta do Pessegueiro 2010
    Douro
    R$174
    Luna Beberide Art... 2009
    Bierzo
    R$236
    Bodegas Mas Alta La Basseta 2005
    Priorato
    R$424
    Quinta da Falorca T-Nac 2008
    Dão
    R$112
    Bodegas Ponce Pino 2011
    Manchuela
    R$212
    Grande Rocim Reserva 2009
    R$675
    Colección Vivanco 4 Varietales 2008
    Rioja
    R$335
    Os participantes
    Pedro Figueiredo, da Quinta da Falorca Bela Finkielsztejn e Mauro Raja Gabaglia Duda Nogueira, consultor da World Wine
    Mario Trano, do blog Mondovinho Leila Bumachar Rafael Motta, sommelier do Zuka
    Comentários
    Cesar Adames
    Professor do Senac e articulista
    São Paulo
    SP
    13/09/2013 Oscar

    Infelizmente o mesmo problema aconteceu aqui em São Paulo. Foram dois dias de evento e no primeiro, que era destinado à imprensa e formadores de opinião, o horário de inicio era às 15h, mas às 16h era praticamente impossível caminhar pelo pequeno EAT, emporio gastronomico escolhido para o evento.

    Fiquei apenas 1h30 no evento pois, como no RJ, fica impossível degustar alguma coisa em um espaço tão apertado.

    No caso Decanter, aqui em SP, tivemos um grande público mas o local escolhido foi o hotel Tivoli que tem salões grandes e era possivel caminhar com facilidade. Não tenho nada contra a quantidade de gente , mas ficar confinado em um local sem poder se movimentar não dá né?

    Abraço
    Luiz Ferreira Braga Neto
    Professor
    Rio de Janeiro
    RJ
    13/09/2013 Caro Oscar:

    Concordo plenamente com você. É impossível caminhar nestes eventos, que dirá degustar vinhos. Simplesmente, desisti de ir.

    Um abraço, Braga.
    Sérgio Esteves
    Gerente Regional da World Wine
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/09/2013 Oi Oscar, tudo bem?

    Aproveito o espaço para participar do debate, opinando e colocando um pouco do lado de um funcionário de uma importadora na questão, para que os leitores saibam um pouco mais sobre o nosso intuito ao organizar uma feira de vinhos.

    Durante todo o ano realizamos centenas de eventos, em diversos formatos e em diferentes canais de venda com o intuito de focar ao máximo cada produto ao seu perfil de cliente mais adequado. Porém, tratam se, na maioria, de eventos muito específicos, diria ate exclusivos e que limitam bastante o range de divulgação de nossas marcas a um nicho ainda pequeno de pessoas e, consequentemente limita o desenvolvimento de nossas marcas.

    Quando realizamos um feira, pensamos, principalmente, que ainda não inventaram uma formula mais efetiva (e mais prazerosa) de conhecer um vinho do que prová-lo.Por isso que a World Wine passou a possibilitar aos clientes experimentar vinhos ao lado dos próprios produtores, enólogos ou representantes das vinícolas, para que o consumidor ou profissional do nosso ramo, possam conhecer as histórias, novidades e até provar safras que estarão no mercado num futuro próximo. Como todos nós sabemos, a fama de um vinho, de uma importadora ou ate mesmo de um blog de vinhos esta relacionada, principalmente a qualidade do produto, ao conteúdo disponível, a experiência sensorial e também com a opinião das pessoas formadoras de opinião, pertencentes ao nosso mundo do vinho.

    Em um evento como esse, temos o prazer de contar com a presença de consultores de vinhos, jornalistas, Restauranteurs, donos das principais lojas do RJ, produtores de vinhos e o nosso consumidor final. Entendemos não existir um ambiente tão rico de opiniões e experiências como esse em todo o nosso ano de trabalho e dai, conseguimos, inclusive ter a percepção de como estão posicionados nossos produtos e a nossa importadora no mercado.

    Concordo que ate não seja o seu tipo de evento preferido! Mas, nas grandes feiras do mundo, como Expovinis, Vinexpo e outras, o formato e bem parecido e a resposta do publico em sua grande maioria e cada melhor e cada vez mais faz crescer o consumo per capita pelo mundo.

    O que muda basicamente é o tamanho do evento, mas o formato buscando a experimentação e a possibilidade das pessoas, do ramo ou não, de ter acesso ao mesmo tempo às novidades e também às informações, são muito semelhantes... inclusive nas precauções com segurança das pessoas, preparação do bufffet e outros detalhes que compõem a organização de um evento com esse formato.

    Gostaria ainda de disponibilizar algumas informações importantes sobre a feira que estavam disponíveis no livreto distribuído as pessoas que compareceram para que os leitores saibam melhor como foi o evento.

    Este ano o evento focou nos vinhos da Península Ibérica e recebemos sete produtores de Portugal e nove da Espanha. Os destaques ficaram por conta das novidades no portfólio da World Wine: Herdade do Rocim e Quinta Vale Dona Maria (Portugal); Bodega y Viñedos Valderiz e Bodegas Viñedos Ponce (Espanha), sendo que os dois últimos produtores e seus vinhos estão sendo apresentados pela primeira vez no Brasil.

    Também participaram da World Wine Experience a CARM, Quinta do Pessegueiro, Quinta da Falorca, Quinta do Alqueve e Wiese & Krohn, de Portugal; Pere Ventura, Marqués Murrieta, Dinastía Vivanco, Bodegas Borsao, Falset-Marçà, Bodegas Mas Alta, e Bodegas y Viñedos Luna Beberide, da Espanha. Todos eles trouxeram novidades para o mercado de vinhos do Brasil. Ao todo, foram quase 90 rótulos expostos.

    Outra Grande inovação , esse ano na feira do RJ, foi a forma como vendemos os nossos convites,...que puderam ser adquiridos pela internet, televendas, nosso quiosque no Fashion Mall e também em nossos Parceiros. Os convites foram numerados e o numero total ficou dentro de um número de pessoas pré-definido pela brigada de incêndio do hotel Marriot, conforme normas de segurança mundiais.

    Algumas mesas de fato ficaram mais cheias devido ao grande interesse, principalmente do publico consumidor, em conseguir mais informações especificas dos produtores, aproveitando que os mesmos estavam presentes pessoalmente, mesmo em época de vindimia. Mas percebeu-se o tempo todo um ordenamento do público e ótimo comportamento de todos, evitando qualquer tipo de imprevisto ou mal entendido durante todo o evento. Apenas uma pequena demora ao acesso a essas mesas por conta das perguntas que estavam sendo respondidas de maneira muito cordial pelos produtores.

    Ficamos muito felizes pelo grande interesse do público em nossa feira e essa mobilização serviu para comprovar, inclusive, o outro ótimo resultado que tivemos na pesquisa feita em seu site no mês de julho, onde ficamos em segundo lugar na preferência do publico na hora de adquirir seus vinhos. Muito obrigado Oscar, muito obrigado Rio de janeiro, muito obrigado Brasil, estamos muito felizes com os feedbacks recebidos, pois percebemos que estamos cada vez mais evoluindo ao gosto do publico.

    Eno abraços a todos!!!

    Sergio Esteves
    Tito Villar
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    15/09/2013 Olá Oscar

    Estive no evento da Decanter no Rio e achei que fluiu bem.

    Hoje estou em Panzano e está ocorrendo a semana de apresentação de vinhos da pequena comuna. Está lotada de ricos e famosos e plebeus. Você tropeça em gente, e tudo 0800, e estão todos felizes com taças na mão (taças, não são copinhos de plástico). Andando pela rua e os produtores com seus stands espalhados por todos os cantos.

    A colônia francesa fez um evento no Forte de Copacabana no ano da França no Brasil, aberto ao público. Foi um sucesso e muitas importadoras apoiaram. O Ibravin reuniu uma multidão no Iate Clube. Na maior feira de vinhos de Paris, 90 por cento são de consumidores finais. O vinho agrega consumidores, negociantes, chefs e formadores de opinião.

    Aumente os espaços para todos, ou feche só para mercado corporativo.

    Abraços, Tito
    Rafael Mauaccad
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    16/09/2013 Pois é Oscar, que paradoxo!! Feiras e eventos de vinho cada vez mais lotados, e o consumo continua estacionado, estranho não??

    Ao meu ponto de vista, os eventos são verdadeiras convenções de vendas, constituídas por: vendedores próprios dos produtores e dos importadores, e de vendedores indiretos como, pelos atendentes de vinhos, representantes de lojas especializadas, de buffets, de supermercados, de hotéis, de restaurantes, sommeliers, consultores e imprensa especializada, onde são TODOS CONVIDADOS pelos promotores, e superlotam o local. Os enófilos, os aficionados e os consumidores em geral participam somente ao final da festa, pegando o rescaldo, e ainda lhes é COBRADO INGRESSO, cujo montante arrecadado é destinado para o pagamento das DESPESAS DO TOTAL do convescote, e dá lucro!!

    O correto e justo será em separar definitivamente as tribos, os consumidores finais dos demais; não só em horários de participação, que todos sabemos que ninguém mais os respeita; dou como sugestão da maneira como estão sendo feitas as master classes, em salões separados; ou o evento realizado em dias alternados para os diferentes públicos.

    Da forma que está não dá mais, e está sendo nulo este esforço. Esgotou-se a paciência do consumidor!!

    Abraços.
    Vinicius Toledo
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    17/09/2013 Pois é amigos, o negócio é ser muito seletivo e escolher ou privilegiar somente os eventos que, tradicionalmente, são mais bem organizados!

    Nem pensar em se acotovelar com esse mundaréu de gente que tem ido nas exposições e feiras de vinhos, nem mesmo para conhecer as novidades!

    Abraços a todos...
    Vinicius Toledo
    Marcus Verol
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    17/09/2013 Oscar,

    Gostaria de abordar outra questão do evento: os preços dos vinhos.

    Por exemplo, o Colección Vivanco 4 Varietales 2008, que foi um dos destaques da feira, está por R$ 335, sendo que pedidos feitos até a semana passada tinham 20% de desconto. Consultando meus emails, este vinho estava com preço "normal" de R$ 258 em fins de junho, sendo que na World Wine Crazy foi oferecido a R$ 169,90.

    O que levou este vinho a sair de R$ 258 para R$ 335 (considerando os preços cheios), com um aumento de quase 30%? Lembrando que o dólar subiu cerca de 15% e que certamente a importadora possui estoques a preços antigos. Será que temos a velha artimanha de subir os preços para depois dar descontos?

    Enoabraços,
    Marcus

    Com a palavra, a World Wine.
    Sérgio Esteves
    Gerente Regional da World Wine
    Rio de Janeiro
    RJ
    01/10/2013 Olá Marcus,

    Obrigado por seu comentário, graças a ele acabamos achando um erro no momento em que atualizamos os nossos preços no site após o aumento do Dolar. A safra 2010 do 4 Varietales veio com um preço mais caro e na hora que foi feita a atualização, o responsável pela mudança acabou considerando preços iguais para as safras 2008 ( mais Barata e de estoque antigo) e 2010.

    Já corrigimos o problema.o preço correto da 2008 é R$ 277,00 Fico à disposição caso ainda haja interesse em adquirir a safra 2008. Seguem abaixo meus contatos:

    [email protected]
    (21) 9317-0083
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]