
O aperitivo Bellini é um dos mais famosos do mundo e, com certeza, o mais charmoso de todos. Criado nos anos 1930 por Giuseppe Cipriani, proprietário do Harry's Bar, só foi batizado com seu nome atual em 1948, em homenagem ao pintor veneziano do século XV, Giovanni Bellini, que usava e abusava da cor salmão com que vestia as figuras em seus quadros. Desde então, a bebida virou a marca registrada de Veneza e não há quem não queira bebê-lo quando em visita à romântica cidade.
Sua receita é a quintessência da simplicidade: misture um parte de polpa de pêssego - deve ser o pêssego branco - com três partes de um Prosecco de boa qualidade e, ecco là, está pronto o encantador coquetel. A belíssima cor, no entanto, embora frequente o imaginário como derivada da casca do pêssego, é na verdade obtida pela adição de duas ou três gotas de extrato de framboesa.
A Casa Vinícola Canella foi fundada em 1947, por Luciano Canella e, atualmente é comandada por seu filho Lorenzo com suas 3 irmãs. A vinícola dedica-se à produção de espumantes Prosecco DOC e DOCG, das colinas de Conegliano e Valdobbiadene.
E foi em 1988 que Lorenzo teve a ideia de engarrafar o famoso aperitivo Bellini, quase como um cartão de visitas da Sereníssima. A iniciativa foi um sucesso e, atualmente, o coquetel responde por 50% da produção de 4,5 milhões de garrafas da empresa.
A preocupação de Lorenzo sempre foi a de elaborar uma bebida leve (são apenas 5% de álcool), de baixa caloria, sem adição de açúcar, com cor atraente, destinada a conquistar, sobretudo, o público feminino. Os pêssegos utilizados para o preparo da bebida são cultivados pela própria Canella, na Emília-Romagna, a fim de poder se assegurar da perfeita maturação da fruta.
Em almoço realizado no Alloro, a importadora Expand vibrava com a aceitação do produto no mercado brasileiro. Otávio Piva contou-me que, há cerca de um ano, trouxe 2 contêineres da bebida e que, agora, a nova compra foi de nada menos do que 10 contêineres. A grande surpresa foi o sucesso que a bebida obteve nas cerimônias de casamento, o principal destino das vendas do produto.
A garrafa de 750ml chega a nosso mercado pelo preço de R$85 reais. Há também um conjunto de uma garrafa com duas taças personalizadas, ao preço de R$98, e um outro com uma garrafinha de 200ml e duas taças, ao preço de R$49,90.
Oscar Daudt
29/11/2013 |