Papai Noel italiano
Conforme já é tradição, nossa confraria Enófilos sem Fronteiras reuniu-se para um belíssimo almoço de Natal, nesse fim de semana. Mas, contrariando o próprio nome, as fronteiras foram muito bem estabelecidas e só valia levar vinhos do norte da Itália, aí incluídos o Piemonte, o Vêneto, o Friuli e o Alto Adige.

Éramos 17 à mesa e cada um levou um vinho. Mas a coisa não se limitou a "apenas" isso. Houve ainda algumas garrafas de espumantes Ferrari para iniciar os trabalhos; um dos confrades fazia aniversário e levou dois Champagnes extras para comemorar; e o restaurante, gentilmente, ofereceu, ao final, uma garrafa de Tokaji e mais uma de Grappa. Não sei como sobrevivemos...

Os vinhos foram um festival de originalidade e desfilaram em nossas taças rótulos e castas não muito usuais: Foja Tonda, Kerner, Garganega, Müller Thurgau, Vermentino, Lagrein... Até mesmo a Alicante Bouschet, tão comum no Alentejo, pode ser considerada inesperada quando plantada na Itália.

Eu escolhi para levar um rótulo que havia comprado no Friuli: o Edi Kante Extrò, um vinho maluco, não safrado, sem castas declaradas e que exibe no contra-rótulo a insólita recomendação: "Agite antes de servir". Edi Kante é um produtor fora do padrão e muitos consideram suas extravagâncias comparáveis às de Josko Gravner. Depois de bem sacudido, o vinho na taça fica leitoso, com uma cor amarelo clarinho. O nariz é confuso, com aromas de grapefruit, alta mineralidade e muita flor branca. Na boca, uma deliciosa acidez, um corpo impressionante, uma textura cremosa, todos envoltos no manto do anonimato.

Mas o melhor branco, dentre os tantos do almoço, foi um vinho que chegou com uma história que, se não é verdadeira, é muito bem contada: o Schiopetto Pinot Bianco 2005 ficou esquecido no estoque da loja Bergut e só recentemente redescoberto. Eram poucas garrafas e as probabilidades indicavam que já deveria ter perdido o seu viço. A loja testou uma das garrafas, viu que estava perfeito e colocou à venda as demais. E uma delas foi parar em nosso almoço, dando um show de interpretação.

Quando começaram os tintos, eu já estava prá lá do Alto Adige e não me sinto à vontade para falar sobre eles.

O encontro foi realizado no novo Restaurante Sá, do Hotel Miramar, na Av. Atlântica. O cardápio era previamente fechado, mas o chefe Paulo Góes nos presenteou com algumas surpresinhas e com uma gastronomia maravilhosa, à altura dos vinhos do encontro. E não posso deixar de mencionar o amigável e atento serviço, comandado pelo gerente Valmor Dutra, que não deixou a peteca cair em nenhum momento.

Oscar Daudt
09/12/2013
Os vinhos
Ferrari Maximum Brut NS
Todos os vinhos do almoço Champagne Pommery NS
Pieropan Soave Classico 2010 Elena Walch Müller Thurgau 2010 Zenato Lugana San Benedetto 2012
Schiopetto Pinot Bianco 2005 Abazzia di Novacella Kerner 2011 Tenute Dettori Renosu Bianco NS
Edi Kante Extrò NS No verso do Extrò, a insólita recomendação: "Agite antes de servir" Elena Walch Lagrein 2010
Dessilani Dolcetto d'Alba Albino Armani Foja Tonda Pieropan Ruberpan 2008
Mantellassi Querciolaia Alicante 2005 Dessilani Gattinara Bussola Cá del Laito Ripasso
Zenato Ripassa 2009 Oremus Tokaji Aszú 3 Puttonyos 2003 Muitas taças para servir
O almoço do chefe Paulo Góes
Couvert
Surpresa do chefe: salmão, camarão e atum Chefe Paulo Góes
Ceviche de robalo Salada de queijo de cabra crocante Leitão Sá
Duo de pato Prato de queijos Canole com mousse de iogurte e mel
Creme brulé de pina colada Bolo de aniversário oferecido para o Antonio O serviço atencioso foi comandado pelo gerente de A&B, Valmor Dutra
Os confrades
Ana Cristina Affonso
A confraria Antonio Landeira, muito feliz, comemorava a versão 5.0
Beth Fidalgo Carla Ponce de León Daisy Jacomedes
Débora Blank e César Valle Fred Berkowicz Janani Vilela
Joubert Aragão Karen Perelmitter e Carlos Arthur Carrijo Natasha Diettrich e Alexandre Galindo
Oscar Daudt Patrícia Saldanha
Comentários
Antonio Dias de Moraes
Enófilo da ABS
Rio de Janeiro
RJ
09/12/2013 NÓS, DA CONFRARIA DO BIJU, USUFRUÍMOS DE TODA A ATENÇÃO E CARINHO DO STAFF DO RESTAURANTE SÁ. FAZEMOS UM ALMOÇO MENSAL, COMO TAMBÉM NOSSA CONFRATERNIZAÇÃO DE FIM DE ANO PARA MAIS DE 60 CONVIVAS E SÓ TEMOS OS MESMOS ELOGIOS E AGRADECIMENTOS PARA TODOS.

ABRAÇOS, GRANDE OSCAR
ANTONIO DIAS
Julio Berruezo
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
09/12/2013 Ué! Eu achei que estivesse lá também. Acho que bebi demais.

Foi mal, Júlio. Quem bebeu demais fui eu, pois só depois é que vi que não havia registrado a sua presença. Mas pelo menos você aparece nas duas fotos coletivas. Abraços, Oscar
Joubert Aragão
Empresário
Rio de Janeiro
RJ
09/12/2013 Tudo show, Oscar, ambiente, vinhos, comidas, serviço, amigos e a alegria que foi contagiante.

Comentando o seu vinho que tem que agitar antes de usar, com aquele nariz e o seu sabor, deve ser a harmonização perfeita para ostras, batendo inclusive o Muscadet que é uma referência.

O Chef Paulo Góes mais uma vez mostrou seu valor, parabéns. O Valmor Dutra foi incansável, inclusive acompanhando o grupo para a rodada de mais espumantes e charutos no terraço. Parabéns a toda equipe do Restaurante Sá.

Oscar e confrades do ESF, que venham outros, a vida é para ser vivida, e vamos aproveitar. Boas Festas e um 2014 repleto de grandes amigos, bons vinhos e alta gastronomia.

É isso aí, Joubert. Um grande 2014 para nós todos! Abraços, Oscar
Luciana Daudt
Advogada e confreira ESF
Rio de Janeiro
RJ
09/12/2013 Muito triste por não ter podido comparecer... Vida longa aos ESF!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]