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O fim do ano se aproxima rapidamente e esta é a época do ano em que os espumantes são a bebida mais consumida.

Então, com a intenção de orientar nossos leitores em suas compras, em mais um serviço de utilidade para os enófilos, o EnoEventos fez uma análise dos preços dessas bebidas nas principais páginas da Internet brasileira, de forma a permitir que nosso dinheiro possa render mais e o Natal e o Ano Novo possam ser mais alegres.
A metodologia
(não leia se você não gosta de explicações técnicas)
A pesquisa se baseia na análise comparativa dos preços praticados pelas diversas páginas de venda de vinhos - lojas físicas, virtuais e supermercados. De posse do menor valor encontrado para cada vinho, calculamos a distância (em desvios padrão, medida estatística de dispersão de uma amostra) que o preço de cada vinho, em cada estabelecimento, está posicionado. A média dessas distâncias (multiplicada por 10) resulta no Índice calculado.

Quanto menor o índice, melhores são os preços dos vinhos. O estabelecimento teórico, que praticasse o menor preço para todos os vinhos, teria um Índice zero. Portanto, quanto mais perto do zero for o índice, melhor para o consumidor.
A amostra
Organizamos uma relação dos 37 espumantes mais bem distribuidos em nossas lojas e chegamos a um conjunto de 22 espumantes brasileiros, 10 Champagnes franceses e 5 Cavas espanholas, que devem representar um percentual significativo do consumo de espumantes no Brasil.

A tabela abaixo mostra quais os produtos de nossa amostra que foram encontrados em maior quantidade de lojas. Note que, dos 10 produtos mais bem distribuídos, a Salton é a campeã, comparecendo com 5 produtos nessa lista, seguida pela Chandon do Brasil, com 3 produtos. Os dois Champagnes mais conhecidos - Veuve Clicquot e Moet Chandon completam a lista:



A relação de lojas virtuais analisadas foi grande - mais de 50 endereços. Infelizmente, nem todas chegaram ao final de nosso estudo, pois estabelecemos que, para fazer parte da avaliação final, as lojas deveriam ter um mínimo de 9 espumantes da lista em seu cadastro de produtos. Com isso, chegamos à relação final de 30 lojas consideradas.

Devido à característica multi-marca de nossa amostra de espumantes, as lojas de importadoras e de vinícolas não puderam fazer parte de nosso estudo.
A classificação das páginas
O resultado mais importante de nossa análise é a tabela seguinte, que lista as 30 páginas analisadas na ordem da mais barata para a mais cara. As lojas da parte superior devem ganhar a preferência dos consumidores; as lojas do fim da classificação devem ser evitadas por aqueles que prezam o seu dinheiro.

É claro que o preço dos vinhos não é o único parâmetro a ser considerado na decisão de compra. A localização das lojas físicas, a sua área de abrangência para entregas e o valor do frete cobrado também devem ser levados em conta. Por isso, listamos a cidade de localização da loja, se a entrega é feita apenas localmente ou se para todo o território nacional.

A coluna mais importante - na verdade, a razão de ser desta matéria - é a Índice de Preços, que foi calculada de acordo com a metodologia descrita e que classifica as lojas desde a mais em conta até a mais cara.

A coluna Qtd cotações exibe, para cada loja, a quantidade de espumantes de nossa amostra que nela foi encontrada. Por fim, as duas últimas colunas apresentam os valores cobrados para a entrega de uma caixa com 6 espumantes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Infelizmente, em nem todas as lojas esses valores estão livremente informados.

Os preços extremos
Para se ter uma ideia do descontrole de nosso mercado de vinhos - a bem da verdade, não só o de vinhos... - a tabela seguinte lista os 10 casos mais extremos de variação de preços de um mesmo produto em lojas diferentes. É de assustar constatar que os consumidores desavisados estão sendo assim explorados. Como pode o Salton Évidence custar R$37,50 em uma loja e R$83,90 (124% a mais) em outra?

A loja mais cara
Duas das lojas com maior variedade de rótulos de nossa amostra ficam localizadas - não compreendo por quê - na pequena Maringá, no noroeste do Paraná. Mas esta é a única semelhança entre essas duas lojas. Enquanto a Adega Brasil ficou posicionada em um honroso 9º lugar dentre as 30 lojas avaliadas, a Bebida Online amargou um vexaminoso último lugar, com um índice de preços bastante superior ao penúltimo lugar.

Os preços da Bebida Online são verdadeiramente assustadores e, em média, são 50% superiores aos de sua concorrente paroquial. Há casos extremos e incompreensíveis, como o Cava Codorniú Brut, que custa 90% a mais de uma loja para outra e o Champagne Deutz Brut, que é vendido a R$198 na primeira loja e a estratosféricos R$309,90 na segunda. Sinceramente, não consigo entender como essa loja ainda sobrevive...
O descaso com a Internet
Eu acredito que a maioria das lojas consideradas em nossa análise estejam com seus preços atualizados. Há muitas lojas puramente virtuais e supermercados que não podem se dar ao luxo de não atualizar seus preços. Mesmo as lojas de vinho do mundo físico são de bom porte e é de se imaginar que estejam com os valores em dia.

Mas eu tive duas desagradáveis surpresas durante o levantamento de dados. Eu desconfiei dos preços Internet de duas lojas físicas do Rio de Janeiro: a Bardot e a Candy.

Quando liguei para a Bardot para conferir os preços, logo no primeiro vinho a loja me deu um valor mais alto. Eu retruquei que na Internet o preço era menor e o atendente respondeu, candidamente: "Os preços de nossa página estão desatualizados".

Na Candy, a conversa não foi mais animadora. Ao constatar as divergências de preço e de disponibilidade, perguntei se a página estava atualizada. Com requintes de descaso, a loja informou: "Nós tínhamos um garoto que fazia a manutenção da página, mas ele foi embora e ela não é mais atualizada." Simples assim, como se a Internet não fosse uma das mais importantes ferramentas comerciais dos dias atuais.

Meu conselho é que as lojas retirem suas página do ar, para não ficar prestando informações erradas a seus clientes.

As duas lojas citadas foram eliminadas da análise.
Os dados coletados
Quem tiver a curiosidade de conhecer os preços individualizados de cada espumante em cada loja, pode consultar a planilha Excel com todas as informações coletadas clicando aqui.

Oscar Daudt
19/12/2013

Comentários
Juan Jose Verdesio
ABS vice-presidente Brasilia
Brasília
DF
19/12/2013 Posso citar o lugar mais caro do planeta para comprar espumantes e vinhos gaúchos em geral: a loja que vende vinhos e "produtos coloniais" no aeroporto de Porto Alegre.

Estive anteontem por lá. O nome da loja: Empório Sulista. Confiram. Eu verifiquei vários produtos que custam o dobro, isso mesmo, o dobro!! do que comprados aqui em Brasília. Isso sem contar o frete de 200 km para 2000 mais os atravessadores.

O IBRAVIN deveria ter uma loja com preços decentes, atendentes Miss Vindima e uma loja cheia de chamadas para os turistas para promover vinhos gaúchos.

E não me venham com que aluguel e taxa de loja são muito altos em loja de aeroporto. As livrarias cobram o mesmo fora e dentro do aeroporto.
Sergio Pinto
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
19/12/2013 Parabéns, Oscar, por mais esse relevante serviço que presta ao enófilo brasileiro.

No momento, voltei a residir em Lisboa e tenho percorrido as garrafeiras para atualizar-me nos preços. Uma coisa que me chama a atenção é, na maioria dos casos, a diferença não muito grande entre os preços das lojas. É claro que há exceções, mas a tendência em geral é essa.

Para que deixemos de ser vítimas desses espertalhões é preciso que todos se informem e não se conformem com a roubalheira. E para isso a sua contribuição tem sido muito importante.

Um alegre Natal e um feliz 2014 para você e todos os amigos do EnoEventos.
Ewertom Cordeiro Gomes
Enófilo
Recife
PE
19/12/2013 Oscar,

Parabéns pelo minucioso e detalhado levantamento.

Aqui em Recife já me deparei com algumas diferenças gritantes, mas como as lojas especializadas não são muitas fica fácil pesquisar e comprar.

Temos que pesquisar bem antes de nossas compras e divulgar os preços abusivos para que as pessoas deixem de comprar nesses locais.

Saúde e bons vinhos!!!

Ewertom Cordeiro
qvinhos.blogspot.com.br
Nei Augusto Ribeiro
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
19/12/2013 Parabéns, Oscar

Mais um ótimo serviço ao consumidor da nossa nobre bebida. Minha sugestão seria agrupar por cidade, para que seja minimizada a possibilidade de distorções devido ao frete.

Aproveito para desejar votos de um excelente Natal e uma novo repleto de ótimos Vinhos.
Rafael Mauaccad
Enófilo
São Paulo
SP
19/12/2013 Parabéns Oscar,

Notável seu trabalho em defesa do consumidor.

Os números não mentem, sai ano e entra ano, O Rei dos Whiskys e Vinhos (www.reidoswhiskys.com.br) é o campeão de preços baixos em São Paulo. E não é só em espumantes que faz bonito; é o primeiríssimo em vinhos tranquilos, em destilados e em cervejas artesanais.

Muito obrigado Sr.Alves!!

Forte abraço.
Antonio Carlos Ferreira Lopes
Administrador
Rio de Janeiro
RJ
19/12/2013 Oscar,

Obrigado por esse belíssimo "presente" de Natal. Você, como sempre, "arrebentando".

Um abraço e um Feliz Natal e Próspero ano de 2014 para você, sua família e membros do Enoeventos.
Joaquim Amaro
Economista
Rio de Janeiro
RJ
20/12/2013 Parabéns, Oscar.

Mais um importante trabalho que nos é oferecido. Margem é uma coisa, desonestidade é outra bem diferente!

Feliz Natal e Excelente 2014
Lima de Amorim
Jornalista
Rio de Janeiro
RJ
20/12/2013 Grande Oscar! Obrigado pelas oportunas dicas.

Lima
Fernando Miranda
Professor ABS
Petrópolis
RJ
21/12/2013 Oscar,

1- Porque o supermercado Mundial não participou da pesquisa?

2- Parabéns ao Multimix do amigo e parceiro André Blanc, onde frequentemente compro vinhos, por estar bem cotado nas pesquisas

3- Parabéns também ao Oscar pelos incansáveis e frequentes trabalhos de apoio aos enófilos.

Abraços,
Fernando Miranda

Fernando, a pesquisa de preços foi feita pela Internet e o Supermercado Mundial, infelizmente, não divulga os preços em sua página. Abraços, Oscar
André Blanc
Diretor Empório Multimix
Petrópolis
RJ
21/12/2013 Olá Oscar!

Foi com grande alegria que há pouco recebi a ligação do Professor e amigo Fernando Miranda me informando sobre a pesquisa e o resultado dela. Fiquei muito feliz com nossa classificação! Parabéns por mais esta publicação.

Aproveito para informar que o Freixenet Cordon Rosado e Negro já chegaram em nossa loja e custam R$ 45,90 que também seriam os preços mais baratos da sua pesquisa.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!
Leonardo M Cardoso
Diretor Mastermix Dist Atacadista Ltda.
Areal
RJ
22/12/2013 André.

Parabéns pela classificação, você é muito merecedor, pois as lojas estão, na minha opinião, no top 10, não só para a região.

E agora vem uma prova disso.
Cesar Grubba
Promotor de justica
Florianópolis
SC
22/12/2013 Eu e minha mulher elegemos o Panceri Nilo safra 2008 para harmonizar com nosso almoço de domingo. Apreciamos muito este vinho encorpado e bem estruturado, de coloração intensa, com taninos acentuados. Seguramente, não deixa nada a desejar frente aos melhores rótulos.

Cumprimentamos a familia Panceri pela qualidade do vinho fabricado.

Cesar Grubba e Grasiela Garrett
Fernando Araújo
Proprietário da Santa Adega
Florianópolis
SC
23/12/2013 Oscar, como está? Como sempre fazendo um belo trabalho e desde já te parabenizo.

Para deixar mais confusas as respostas. Existem diferenças de preços e em todo local e minha contribuição é que vc se lembre que em alguns estados de nossa nação, tem a Substituição Tributária, o que diferencia entradas de mercadorias.

Lógico, algumas diferenças não serão, nunca, justificáveis.

Enoabraços a todos. Que em 2014 eu continue admirando teu trabalho.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]