 
Os franceses são conhecidos mundialmente por seu extremado bom gosto. E uma prova disso é que, cada vez que eles pensam em invadir o Brasil, começam sempre pelo Rio de Janeiro.
Desta vez, foi a indústria leiteira que decidiu encher seus galeões com queijos para tomar de assalto o cobiçado mercado brasileiro. Convocaram os caciques da gastronomia carioca para uma pajelança na embaixada informal da França em nosso balneário, o restaurante Le Pré Catelan.
À chegada, os convidados foram recepcionados com uma belíssima e farta mesa de queijos, pães e manteigas de um requinte e uma beleza raramente vistos por aqui. Eram incontáveis os tipos de queijo, alguns mais conhecidos e facilmente encontrados em nossas tabas, e outros que estavam sendo apresentados pela primeira vez. E para harmonizar, mostrando que os franceses também são mestres na diplomacia, escolheram um dos mais destacados caiuns de nossa reserva: o Espumante Cave Geisse!
A degustação foi seguida de um especialíssimo almoço onde o chefe Roland Villard exibiu sua criatividade utilizando os queijos franceses como ingredientes. Um momento inesquecível!
Queijos, na França, são um assunto de Estado. É famosa a frase de Charles de Gaulle, que se queixava: "Como se pode governar um país onde existem 246 tipos de queijo?" E é claro que o general subestimou a quantidade, pois as estimativas são sempre acima desse valor: uns dizem que são 300, outros afirmam que existe um queijo para cada dia do ano, mas os franceses gostam mesmo é de se vangloriar por serem o país dos 1.000 queijos!
Mas, legalmente, são 44 Denominações de Origem Protegida, 4 Indicações Geográficas Protegidas e 12 "outros" queijos não classificados. Só para comparação, segundo o livro Indicações Geográficas Brasileiras, editado em 2011, sabem quantos queijos certificados existem no Brasil? Apenas um, o Queijo do Serro. Temos ainda muito a aprender com os franceses...
Queijos francesas, hábitos brasileiros |
A esquadra invasora chegou capitaneada por Olivier Picot, presidente do CNIEL - Centre National Interprofessionnel de l'Economie Laitière, que comanda um exército de 1901 filiados. A visita marca o lançamento da campanha Queijos saborosos, aperitivos prazerosos, que tem por objetivo apresentar os queijos da França para os brasileiros. Os consumidores podem esperar, a partir de agora, degustações em pontos de venda, aulas de culinária com queijos e movimentações nas redes sociais, dentre outras atividades.
O evento mais importante que vem pela frente será uma grande feira em abril próximo, no Shopping Leblon, com degustações e vendas de queijos a preços promocionais. A festa promete e pode-se prever um incontrolável rolezinho de gastrônomos pelos corredores.
O Diretor de Comunicação do CNIEL, Laurent Damiens, explicou-nos que, em seu país, o costume é o de comer queijos depois da refeição e antes da sobremesa. Mas a campanha institucional não visa impor os usos franceses, nem alterar os hábitos dos brasileiros, que preferem comer queijos como aperitivo, nas "happy hours" ou como entrada. O discurso será o de manter os mesmos momentos de consumo, apenas propondo experimentar as marcas francesas nessas horas.
A primeira fase da campanha irá focar em 8 tipos de queijos: os campeões de audiência Brie, Camembert e Emmental, e os nem tão conhecidos Bleu d'Auvergne, Brillat-Savarin, Cantal, Comté e Coulommiers. Uma festa para nossos paladares!
Oscar Daudt
08/02/2014 |