Matérias relacionadas
França

Festa na floresta
Os franceses são conhecidos mundialmente por seu extremado bom gosto. E uma prova disso é que, cada vez que eles pensam em invadir o Brasil, começam sempre pelo Rio de Janeiro.

Desta vez, foi a indústria leiteira que decidiu encher seus galeões com queijos para tomar de assalto o cobiçado mercado brasileiro. Convocaram os caciques da gastronomia carioca para uma pajelança na embaixada informal da França em nosso balneário, o restaurante Le Pré Catelan.

À chegada, os convidados foram recepcionados com uma belíssima e farta mesa de queijos, pães e manteigas de um requinte e uma beleza raramente vistos por aqui. Eram incontáveis os tipos de queijo, alguns mais conhecidos e facilmente encontrados em nossas tabas, e outros que estavam sendo apresentados pela primeira vez. E para harmonizar, mostrando que os franceses também são mestres na diplomacia, escolheram um dos mais destacados caiuns de nossa reserva: o Espumante Cave Geisse!

A degustação foi seguida de um especialíssimo almoço onde o chefe Roland Villard exibiu sua criatividade utilizando os queijos franceses como ingredientes. Um momento inesquecível!

A terra dos queijos
Queijos, na França, são um assunto de Estado. É famosa a frase de Charles de Gaulle, que se queixava: "Como se pode governar um país onde existem 246 tipos de queijo?" E é claro que o general subestimou a quantidade, pois as estimativas são sempre acima desse valor: uns dizem que são 300, outros afirmam que existe um queijo para cada dia do ano, mas os franceses gostam mesmo é de se vangloriar por serem o país dos 1.000 queijos!

Mas, legalmente, são 44 Denominações de Origem Protegida, 4 Indicações Geográficas Protegidas e 12 "outros" queijos não classificados. Só para comparação, segundo o livro Indicações Geográficas Brasileiras, editado em 2011, sabem quantos queijos certificados existem no Brasil? Apenas um, o Queijo do Serro. Temos ainda muito a aprender com os franceses...

Queijos francesas, hábitos brasileiros
A esquadra invasora chegou capitaneada por Olivier Picot, presidente do CNIEL - Centre National Interprofessionnel de l'Economie Laitière, que comanda um exército de 1901 filiados. A visita marca o lançamento da campanha Queijos saborosos, aperitivos prazerosos, que tem por objetivo apresentar os queijos da França para os brasileiros. Os consumidores podem esperar, a partir de agora, degustações em pontos de venda, aulas de culinária com queijos e movimentações nas redes sociais, dentre outras atividades.

O evento mais importante que vem pela frente será uma grande feira em abril próximo, no Shopping Leblon, com degustações e vendas de queijos a preços promocionais. A festa promete e pode-se prever um incontrolável rolezinho de gastrônomos pelos corredores.

O Diretor de Comunicação do CNIEL, Laurent Damiens, explicou-nos que, em seu país, o costume é o de comer queijos depois da refeição e antes da sobremesa. Mas a campanha institucional não visa impor os usos franceses, nem alterar os hábitos dos brasileiros, que preferem comer queijos como aperitivo, nas "happy hours" ou como entrada. O discurso será o de manter os mesmos momentos de consumo, apenas propondo experimentar as marcas francesas nessas horas.

A primeira fase da campanha irá focar em 8 tipos de queijos: os campeões de audiência Brie, Camembert e Emmental, e os nem tão conhecidos Bleu d'Auvergne, Brillat-Savarin, Cantal, Comté e Coulommiers. Uma festa para nossos paladares!

Oscar Daudt
08/02/2014
Os queijos
Brie Fourme d'Ambert Emmental
Comté Brillat Savarin Mimolette Jeune
Coulommiers Fougerus Camembert
Gratte-Paille Beurre de baratte A mesa de queijos
O almoço de Roland Villar
(receitas com queijos franceses)
Crepe de massa sarraceno com cogumelos e presunto defumado, creme de queijo Emmental Tournedos de filé de boi com molho de queijo Bleu d'Auvergne, croquete de baroa com foie gras Torta de chocolate com sabayon de frutas vermelhas
Os participantes
Olivier Picot, presidente do CNIEL Caroline Putnoki, da Sopexa, e Laurent Damiens, diretor da CNIEL Benoit de Vitton, da Cooperativa Isigny-Ste-Mère
Tiphaine Lepage, da LACTALIS Márcia Monteiro, do blog Viagens de Márcia, e Lolô Riccobene, da Baco Multimídia Leny Tavares, da importadora Allfood, e Emília Oliveira, da importadora Calimp
Os jornalistas Bruno Agostini e Renata Monti A produtora Lou Bittencourt Jandir Passos, do Forum de Enogastronomia, e Mario Trano, do blog MondoVinho
Luiz Fernando, das lojas Lidador Lúcia Paes de Barros, da assessoria de imprensa da campanha O serviço foi comandado pelo maître Deniley Ibarra Valdes

Comentários
Jandir Passos
Forum de Enogastronomia
Rio de Janeiro
RJ
09/02/2014 Salve Daudt!

Nem tudo na França se reduz a vinhos. Os queijos franceses caracterizam-se, em minha modesta opinião, pela delicadeza. São muito prazerosos.

Assim, o esforço de divulgação por parte do CNIEL é fundamental para a consolidação dos queijos franceses junto ao consumidor brasileiro.

Grande abraço!
Deniley Ibarra Valdes
Maître / Sommelier Executivo Restaurante LPC
Rio de Janeiro
RJ
10/02/2014 O evento foi muito interessante. Descobrindo e conhecendo os queijos da França.
Rogerio Ruschel
Jornalista
Cotia
SP
10/02/2014 Que venham a São Paulo.
Rogério Serra
Enófilo-ABS
Rio de Janeiro
RJ
10/02/2014 É, como escreveu o companheiro acima, nem tudo na França é vinho. Que festival de belos queijos, espetáculo!

Abraços,
RS
Márcio Luís Marques
Advogado e amante da boa mesa
Niterói
RJ
09/03/2014 Prezado Oscar, uma pena não ter sabido do evento antes. Eu e a Luciana somos "ratos".. rs

Quando será o evento no Shopping Leblon em abril?

Márcio, a data certa ainda não foi divulgada. Pode deixar que quando souber, eu aviso para vocês e a gente se encontra por lá entre um Brie e outro. Abraços, Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]