As estatísticas italianas
Continuando a análise dos dados divulgados pela Universidade de Adelaide, na Austrália, apresentamos nesta matéria a situação vitícola da Itália.

Nas tabelas que seguem, apresentamos as 50 uvas mais plantadas na bota italiana (e um link para uma planilha completa, com as 397 uvas por lá plantadas), a área plantada por região e tabelas por região informando as 10 uvas mais plantadas em cada uma delas.

Há interessantes surpresas!

Oscar Daudt
08/01/2014
As mais plantadas
A tabela abaixo apresenta as 50 uvas mais plantadas em 2010, na Itália. Mas se você tiver a curiosidade de conhecer a relação completa, com a classificação das 397 variedades plantadas naquele país, basta clicar aqui para obter a planilha Excel.

Área plantada por região
As principais uvas das mais importantes regiões
Abruzzo Campania
Emilia-Romagna Friuli-Venezia Giulia
Lazio Lombardia
Marche Piemonte
Puglia Sardegna
Sicilia Toscana
Trentino-Alto Adige Veneto

Comentários
Luiz Otávio Peçanha
Enófilo
Piracicaba
SP
09/01/2014 Oscar,

Parabéns por mais este grandioso trabalho e por compartilhar conosco.

Hoje estarei apresentando uma degustação de grandes vinhos do sul da França e da Itália. De castas italianas menos conhecidas estarão vinhos com Albanello, Aglianico, Bovaleddu (Bovale/Graciano), Carricante e Nerello Mascalese.

Da Itália não terá nenhum vinho de Sangiovese, mas da França terá um, o Orengo de Gaffory Cuvée Felice, Corso 100% Nieluccio (Sangiovese), que confrontará o Gulfi Reseca, Siciliano 100% Nerello Mascalese, visto que um dos pais da Nerello Mascalese é a Sangiovese.

Abs,
Luiz Otávio

Que bela degustação, Luiz Otávio. Pena que eu não more em Piracicaba. Abraços, Oscar
Carlos Alberto Amorim Junior
ABS - Brasília
Brasília
DF
13/01/2014 Parabéns, mais uma vez. Excelente trabalho.
Anselmo Federico
Engenheiro, enófilo ABS
Rio de Janeiro
RJ
14/01/2014 Grande Oscar, excelente trabalho, belissima matéria complementando O Uvas no Mundo.

Especificamente fiquei com uma dúvida quanto a Greco di Tufo, da Campania, que eu acho que no trabalho é chamada de Greco Bianco, pois esses vinhos eu os amo ou odeio. Abraços.

Amigo Anselmo, há uma pequena confusão aí. Greco di Tufo é uma DOCG que utiliza a casta Greco. Só que ela não aparece entre as 10 mais da Campania, mas apenas na tabela completa da Itália, na 159ª colocação. A Greco Bianco é outra casta, utilizada para elaborar vinhos doces. Abraços, Oscar
Anselmo Federico
Engenheiro, enófilo ABS
Rio de Janeiro
RJ
16/01/2014 Grande Oscar, obrigado pelos esclarecimentos.

Consultando mais detidamente a lista, me deparei com a casta Schioppettino que os meus amigos italianos das "antigas" me informaram que se trata de uma uva do Friuli que gera vinhos tintos que são uma verdadeira explosão (origem do nome) de sabores e aromas. Houve uma degustação de vinhos dessa uva na ABS-RIO, recentemente, e eu perdi essa.

Abçs.

Quando estive no Friuli, a La Tunella nos ofereceu uma mini-vertical de 3 safras de Schioppettino. É uma casta bem aromática. Abraços, Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]