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França

Os melhores restaurantes do Rio
Você conhecia a importadora Beat? Eu também não...

Mas isso é fácil de compreender, pois ela é uma empresa pequena, inaugurada há pouco mais de um ano, com uma carteira de vinhos mínima e muito focada no mercado de restaurantes. Como ela não participa de eventos para o público consumidor, não é de estranhar que seja uma ilustre desconhecida para os apreciadores.

O que surpreende é que um pequeno empreendimento como esse esteja listado nas cartas dos principais restaurantes do Rio de Janeiro. Quando Jorge Alberto Xavier, sócio da Beat, me contou quem eram seus clientes, eu fiquei um tanto pasmo: Quadrifoglio, Sushi Leblon, Esplanada Grill, Gero, Cipriani, Eça, Sá, Duo, Gruta de Santo Antônio, Aprazível, Terzetto e outros mais... Eu até brinquei: "Mas isto é a lista dos restaurantes 5 estrelas do Rio!"

Qual é o milagre? O próprio Jorge esclarece: "Vinhos de qualidade, preços honestos e um serviço de atendimento para ninguém botar defeito! Se o restaurante solicitar a reposição de 1 só garrafa, nós entregamos." E eu acrescento que a parceria com o sommelier Eduardo Luiz Ferreira, figura querida entre seus pares e respeitada por seu trabalho no Fasano tem aberto as portas das mais seletivas cartas da cidade.

Um só produtor
Conforme falei, a empresa é pequena e sua carteira oferece apenas 8 rótulos! E mais, todos eles são de um mesmo produtor: o Château Lorgeril, uma histórica e suntuosa propriedade de 1620, localizada no sul da França.

Em termos de cor, a divisão é igualitária, sendo 4 brancos e 4 tintos, uma proporção raramente encontrada por aí, onde as importadoras preferem privilegiar os vinhos tintos. Como grande consumidor de brancos, eu bem que gostei, mas não pude deixar de estranhar essa - digamos - audácia. Jorge, no entanto, estava bem feliz com os resultados e disse que não encontrava dificuldades em colocar os vinhos brancos nos restaurantes. Achei muito bom isso!

Mas é claro que esse único produtor é apenas o começo e Eduardo contou-me que esteve recentemente na Espanha, garimpando bons vinhos por lá, e a Beat em breve estará disponibilizando a seus clientes tentadores rótulos ibéricos.

Dos 8 rótulos atuais, 6 são de vinhos varietais sem passagem por madeira, privilegiando a exibição da fruta, e classificados como IGP Pays d'Oc. Em comum, também, esses rótulos compartilham a mesma etiqueta de preço, sendo vendidos a 35 reais para os restaurantes - o que ajuda a explicar a grande aceitação nas melhores cartas. São vinhos fáceis, descomplicados e agradáveis... E os que mais me tocaram o coração foram o Sauvignon Blanc, o Chardonnay e o Cabernet Sauvignon. Apesar de serem vinhos simples, mantêm a elegância francesa, sem os desmandos dos vinhos similares do Cone Sul.

Subindo a ladeira
Os 2 vinhos diferenciados da Beat são:

  • o Marquis de Pennautier Terroirs d'Altitude 2011 é um Chardonnay barricado ma non troppo, pois apenas a metade do vinho estagia em barricas novas de carvalho francês, enquanto a outra parte descansa em tanques de aço. O resultado traz um vinho com boa complexidade, onde a fruta disputa pau-a-pau com a madeira; para os restaurantes, o preço é de 70 reais.

  • a cerejinha do bolo na carteira da Beat é o espetacular Le Causse 2009, um AOC Faugères, que mistura 55% de Syrah, 35% de Grenache de vinhas velhas e 10% de Mourvèdre, e exibe um corpaço condimentado, rico e suculento que não se vexaria frente a um Châteauneuf-du-Pape. Mas aqui, no entanto, o fator preço deixa de ser um atrativo, eis que o vinho custa R$150 para os restaurantes e assustadores R$300 para o consumidor final.

    Oscar Daudt
    05/06/2014


    www.importadorabeat.com.br
  • Os vinhos
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Sauvignon 2012
    Castas: 100% Sauvignon Blanc
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Viognier 2012
    Castas: 100% Viognier
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Chardonnay 2012
    Castas: 100% Chardonnay
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Marquis de Pennautier Terroirs d'Altitude 2011
    Castas: 100% Chardonnay
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$70
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Merlot 2012
    Castas: 100% Merlot
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Cabernet 2011
    Castas: 100% Cabernet Sauvignon
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Comtes de Lorgeril Les Terrasses Syrah 2012
    Castas: 100% Syrah
    Denominação: Vin de Pays d'Oc
    Preço para restaurante: R$35
    Le Causse 2009
    Castas: 55% Syrah, 35% Grenache de vinhas velhas e 10% Mourvèdre
    Denominação: AOC Faugères
    Preço para restaurante: R$150
    A equipe
    Jorge Alberto Xavier, sócio da importadora Eduardo Luiz Ferreira, consultor

    Comentários
    Carlos Flosi
    São Paulo
    SP
    05/06/2014 Na loja custa o dobro.... para os simples mortais....
    Rodrigo Castello Branco
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/06/2014 Oscar,

    Mais uma grande ideia esta de publicar os preços que os restaurantes adquirem os vinhos, isto nos dá a exata noção de quanto somos furt...

    As lojas, como bem disse o Carlos Flosi, vão pelo mesmo caminho: cobrar o dobro é um absurdo. Qual é a desculpa? Impostos, frete? Ora, me compre um bode, é roubalheira mesmo e das grandes.

    Abraços.
    Jorge Xavier
    Importador
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/06/2014 Caros,

    Quando uma loja vende o vinho ou qualquer outro produto pelo dobro do preço existe uma explicação. É bem simples.

    Imagine o vinho da Beat sendo vendido por 35 reais para a loja XXX. Este estabelecimento, quando precifica o produto, tem em mente alguns custos que são altíssimos. Folha salarial, luz, telefone, aluguel, etc... Além disso temos uma carga tributária muito alta também. Além disso existe o fator lucro do vendedor. Não podemos nos esquecer.

    Então uma conta que parece ser indesculpável cai por terra quando temos que sobreviver e tirar algum no final do mês. Espero ter ajudado!
    Cleverson Nunes de Castro
    Sommelier
    Niterói
    RJ
    05/06/2014 Faltou dizer que estes vinhos estão disponíveis também em Niterói no Ícaro, Paludo e Gruta de Santo Antônio.
    Rafael Mauaccad
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    05/06/2014 Oscar,

    O famigerado fator multiplicativo 2 da formação de preços no Brasil, que toma por base o custo direto, é o chamado fator CASAS BAHIA, que teve assim sua origem: "Não há no Brasil quem não conheça e muito menos nunca tenha comprado qualquer coisa nas CASAS BAHIA, um ícone do consumo. A história começou quando o polonês Samuel Klein decidiu deixar a Europa e imigrar para a América Latina. Em 1952, já no Brasil, começou a mascatear pelas ruas da região do ABC, oferecendo condições (prestações no crediário) a quem não podia pagar. Já nesta época, comprava por 100 para vender por 200, e vendia a prazo, seis ou oito prestações."
    (trecho da biografia “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”.)

    Cobrar pelo produto o dobro do preço de origem está enraizado na cultura do brasileiro; do ambulante ao empresário, é o comumente empregado, e orgulhosamente ostentado:" por aqui ninguém trabalha por menos que o dobro!!"

    Abraço.
    Carlos Flosi
    São Paulo
    SP
    11/06/2014 Queria parabenizar Rodrigo e Rafael pela coragem e clareza em suas colocações e agradecer por terem entendido o comentário do simples mortal...

    Por falar em "gordura", Oscar, seu excelente trabalho sobre preços cobrados pelas importadoras já está disponível e atualizado 2014?

    Carlos, não está e este ano também não será atualizado. Infelizmente, neste momento, eu não posso dizer por quê. Abraços, Oscar
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]