
Você sabe o que quer dizer Seidô? É japonês para bronze. No entanto, se o novo restaurante do Jardim Botânico foi assim batizado em uma velada homenagem a nosso televisivo chefe Felipe, eu não saberia dizer. O que eu posso afirmar é que Ouro - em japonês, é claro - seria um nome bem mais à altura da experiência que tivemos por lá.
Da nova leva de restaurantes que abriram as portas no Rio de Janeiro, nesses meses que precederam a Copa, o Seidô é o mais espetacular. E olha que a concorrência é de peso...
Comandada por Nao Hara, a nova casa japonesa, que se instalou onde antes era o Caroline Café, ganhou uma repaginada completa e hoje se apresenta com uma decoração belíssima, moderna e sofisticada, que já ganha o cliente em sua chegada.
São dois andares e ambos oferecem varandas, pedida que, para essas noites agradáveis de inverno, é imbatível. Nós ficamos na varanda superior e a vista para o Corcovado e o Cristo, iluminado em verde-e-amarelo, é de entusiasmar.
Os restaurantes orientais do Rio de Janeiro têm o costume de não oferecer couvert, deixando os comensais com a fome apertando enquanto não chega o primeiro prato. Em boa hora, o Seidô quebra essa tradição e oferece, sim, um couvert. E que belíssimo couvert! Criativo, gostoso e bem apresentado, são quatro bocados gastronômicos oferecidos a um honestíssimo preço de 10 reais. Não dá para perder esse delicioso começo.
A casa oferece opções à la carte, mas nós nem perdemos tempo examinando essas páginas e nos concentramos nos Esqueminhas, tradicional alternativa do chefe Nao Hara em seus restaurantes. São pequenos pratos - mas nem tão pequenos assim - que permitem montar um menu-degustação para conhecer mais facilmente as criações da cozinha. Eles podem ser comandados por unidade, a R$38,50 cada, ou em um pacote de 4 ao preço de R$150. Esse último foi a nossa escolha.
Preferimos levar o nosso próprio vinho, um excepcional Didier Dagueneau Buisson Renard 2005 que, apesar de seus 9 anos, estava em seu apogeu, com vibrante acidez e uma elegância de tirar o chapéu. A taxa de rolha custou 50 reais.
Oscar Daudt
13/06/2014
Serviço:
Seidô
Rua JJ Seabra, 10
Jardim Botânico
Rio de Janeiro
Tel: (21)2530-0675 / (21)2530-0780
Horário
segunda a sexta: 19 a 1hsábados: 12 a 1hdomingos: 12 à 0h |