Matérias relacionadas
Brasil

Surpresa brasileira
Quando estive em Paris, há poucas semanas, um dos programas mais importantes que fiz foi a participação no Salon de la Revue du Vin de France, uma espetacular feira realizada anualmente no imponente Palais de la Bourse.

Para minha surpresa, a edição deste ano tinha como homenageado especial o Brasil. Apesar da importância da homenagem, a participação de vinícolas brasileiras era absolutamente frustrante e no acanhado estande de nosso país encontravam-se apenas 3 nomes: a Miolo, a Lídio Carraro e a Vinhetica. Vinhetica??!!?? Que vinícola seria essa que eu solenemente desconhecia e estava se exibindo para os franceses?

Pulei as outras duas e fui conversar diretamente com Gaspar Desurmont, um jovem francês que elabora vinhos em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. A história era muito curiosa e como o produtor me falou que viria em breve ao Rio de Janeiro, convidei-o a me apresentar seu projeto quando estivesse por aqui.

Modelo de Champagne
Gaspar é um enólogo que estudou em Geisenheim, na Alemanha, em Lisboa e em Montpellier, na França. Para seu enriquecimento, veio fazer um trabalho de graduação na Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, tendo em vista que já alimentava o sonho de elaborar vinhos no Brasil.

Durante seu período gaúcho, estudou os dados climatológicos (temperaturas mínimas e máximas, ocorrência de geadas, umidade do ar, amplitudes térmicas, chuvas, insolação e ventos) das principais regiões brasileiras, disponíveis em uma série histórica de 40 anos. Com essas informações, ele pode determinar a região mais adequada de nosso país para o cultivo das uvas. E a área mais privilegiada era exatamente Dom Pedrito, um município da Campanha Gaúcha que desperta para a vitivinicultura, sendo sede de 4 vinícolas - Guatambu, Dunamis, Camponogara e Dom Pedrito Vinhos Nobres - e abrigando o curso de enologia da Universidade Federal do Pampa.

Aproveitando uma herança que havia recebido, Gaspar mudou-se de mala e cuia para investir nesse longínquo pedaço do Rio Grande do Sul, distante 450km de Porto Alegre e próximo à fronteira com o Uruguai.

Tendo trabalhado em Champagne, o aventureiro enólogo decidiu copiar o modelo daquela região, em que as grandes casas compram as uvas de pequenos produtores, e estabeleceu as principais diretrizes de sua empreitada, buscando o desenvolvimento sustentável:

  • ecologicamente correto,
  • economicamente viável,
  • socialmente justo.

    Parece-me que, na Campanha Gaúcha, a coisa mais difícil é encontrar "pequenos produtores", já que é uma região tipicamente formada por grandes latifúndios, em sua maioria dedicados à pecuária extensiva. Mas Gaspar fez parcerias com 4 produtores - nem tão pequenos assim - para o fornecimento de uvas e associou-se à recém-inaugurada Guatambu para utilizar suas instalações vinícolas.

    Brasileiro com sotaque francês
    A produção do enólogo começou com dois rótulos de sotaque bem carregado: um rosé e um tinto.

    O primeiro é o Vinhetica Terroir de Rosé 2014, um inesperado corte de Teroldego e Merlot. A cor é belíssima, a mais bonita que já vi em vinhos brasileiros, mas apesar disso Gaspar, com experiência de 3 vinificações em Provence, ainda não está satisfeito e promete matizes ainda mais espetaculares para a próxima safra. Na boca, o vinho encanta com uma deliciosa acidez que, em conjunto com os aromas delicadamente frutados, convida para aproveitar o nosso clima tropical.

    O outro vinho é o tinto Vinhetica Terroir de Rouge 2014, mais um corte incomum, misturando Cabernet Sauvignon com Arinarnoa. O enólogo escolheu utilizar a maceração carbônica para obter um vinho elegante, de caráter francês, aromático e leve, para combinar, mais uma vez, com o festivo estilo brasileiro.

    Oscar Daudt
    11/06/2014


    Página Internet: vinhetica.com
  • Os vinhos
    Vinhetica Terroir de Rosé 2014
    Castas: Teroldego e Merlot
    Região: Campanha-RS
    Álcool: 12,7%
    Vinhetica Terroir de Rouge 2014
    Castas: Cabernet Sauvignon e Arinarnoa
    Região: Campanha-RS
    Álcool: 12,5%

    Comentários
    Sem comentários até o momento    
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]