
A magia de Champagne é inquestionável. Outros tipos de espumantes podem ter seu apreciadores, mas quando se trata de uma comemoração especial, todos correm para os braços - e as taças - dos tradicionais espumantes franceses. E haja borbulhas para todos!
A vindima de 2014 iniciou-se há poucos dias, em 8 de setembro, e o novo embaixador de Champagne no Brasil convidou um pequeno grupo de cariocas, nativos ou adotados, para comemorar a data bebendo algumas garrafas de Champagne, é claro!
As primeiras avaliações da safra de 2014 dão conta de que os resultados obtidos pela Chardonnay foram excepcionais, com um excelente equilíbrio entre a acidez e o açúcar, o que vem em contraste com o nem tão animador desempenho da Pinot Noir e da Pinot Meunier. A conclusão parece óbvia: procurar os Blanc de Blancs desta safra.
Como em Champagne é tudo muito controlado, Sebastián nos esclareceu: "Este ano, o CIVC fixou um rendimento de 10.500kg por hectare, o que equivale a uma produção de 305 milhões de garrafas." Pode-se verificar que houve uma importante redução do rendimento, que foi de 12.000kg por hectare em 2013, com a produção de quase 350 milhões de garrafas, o que representa uma diminução de 13%. A segunda constatação também parece simples: os preços vão aumentar!
Oscar Daudt
26/09/2014 |