
Os leitores são testemunhas de quanto eu aprecio um menu-degustação e o quanto eu reclamo dos restaurantes cariocas por sonegarem essa opção a seus clientes. Nas principais capitais gastronômicas do mundo, oferecer um ou mais menus-degustação é de praxe, revelando respeito e apreço pelos consumidores. Mas não aqui nas praias cariocas! Contam-se nos dedos - de uma mão só! - as casas que oferecem essa alternativa. Pois qual não foi minha satisfação ao chegar ao Ibérico e saber que o belo restaurante da Lagoa aderiu a essa prática.
Compondo o menu, chegam 4 entradas, 1 prato principal e 1 sobremesa. Mesmo os mais gulosos ficarão satisfeitos. Enquanto as entradas são fixas, o prato principal pode ser escolhido pelo cliente dentre três opções: Costillas con Crocante de Almendras y Jamón, Solomillo con Setas y Pastellitos e Bacalao Ibérico; e a sobremesa pode ser escolhida dentre duas opções.
O menu-degustação é servido de segunda a sábado no jantar. E me explicou Antonio Alcaraz, sócio do restaurante: "Este é o menu de inverno e a cada três meses o chefe Jan Santos criará novos pratos harmonizados com a estação que surge."
As várias etapas do menu são servidas com o cuidado de um artista, em belas composições plásticas, nas quais o chefe libera sua criatividade na releitura de clássicos espanhóis. Um bom exemplo é o tradicional Gazpacho que conta com o auxílio luxuoso de frutas vermelhas para trazer mais frescor ao conjunto.
Especialmente deliciosa é a Flor de Arzak, em que um ovo orgânico se exibe - sei lá como! - em forma de flor de lótus e sua gema molenga se derrete sobre uma mousse de tâmaras e chorizo e faz contraponto com a crocância do Jamón Serrano.
Mas o melhor de tudo, é mesmo a costelinha de porco pacientemente cozida durante 12 horas (!!!), com crosta de amêndoas e presunto. Seu acompanhante é uma criação aparentemente simples: um purê de batatas cremoso temperado com limão siciliano, o que provoca quase um orgasmo gastronômico nas papilas. E eu só pensava: a partir de agora, todos os meus purês serão assim!
Com toda a variedade oferecida, o requinte das apresentações e a gostosura dos pratos, era de se esperar que o menu-degustação do Ibérico tivesse um preço, digamos, salgado. Mas, qual o quê! Para minha surpresa e ainda maior alegria, a festa custa honestíssimos R$95 por pessoa. Apreciadores, correi!
Oscar Daudt
03/08/2014
Serviço:
Ibérico
Rua Saturnino de Brito, 84
Jardim Botânico
(21)3197-4227
Horário: de segunda a sábado, de 19h às 0h |