 |

De 10 a 13 e de 17 a 20 de setembro, o restaurante Skylab, do Rio Othon Palace, oferece um programa imperdível para os apreciadores de queijos - e há quem não goste? - com a quinta edição de seu Festival de Queijos da França.
O evento é comandado pelo "maître-fromagier" Gérard Poulard (foto à esquerda), que trouxe na bagagem uma quantidade inacreditável de queijos garimpados nos quatro cantos da França, a grande maioria de pequenos produtores artesanais. É uma verdadeira perdição e, embora eu não tenha contado, estimo que sejam mais de 100 tipos de queijos das mais diversas denominações.
O festival oferece duas programações fundamentais: a primeira é um jantar com 3 etapas mais uma degustação de 4 a 5 fatias de queijo, por R$135 reais; a segunda é somente uma degustação de queijos, com 4 etapas de 4 a 5 fatias cada, por R$155 reais.
Se você ficar em dúvida de qual das duas alternativas escolher, eu posso dar um empurrãozinho: muito embora o jantar assinado pelo chefe Jean Yves Poirey seja tentador, ele está à disposição nos 365 dias do ano. Já os queijos são apenas temporários e seria um desperdício não aproveitar para provar a maior variedade possível. Siga este conselho e você não se arrependerá...
O festival é apoiado pela importadora Decanter que montou uma carta de vinhos especial para a ocasião. São 17 vinhos (8 brancos, 7 tintos e 2 fortificados) que podem ser comandados, todos eles, por taça (de 24 a 42 reais) ou em garrafa (de 90 a 166 reais).
Para os mais descansados, ambas as fórmulas de menu podem ser solicitadas com uma harmonização pré-definida pela sommelière Elaine de Oliveira.
O festival tem um número limitado de participantes por noite e a cada edição a procura tem aumentado. Portanto, se você não quiser perder essa espetacular degustação de queijos, não perca seu tempo e faça, sem delongas, a sua reserva pelo telefone (21)2106-1666.
Oscar Daudt
09/09/2014 |
|