
Eu não escondo minha preferência pelos restaurantes de João Carlos e Ana Lúcia Aleixo, dois irmãos que montaram uma rede de casas especiais no Rio de Janeiro: o primeiro foi o Fiorino, na Tijuca; depois o Artigiano, em Ipanema; o Pomodorino, na Lagoa e o mais recente, o Anna, ao lado do Artigiano. E aguardem pois, em breve, também na Lagoa, nascerá o quinto rebento.
Embora dos quatro restaurantes, quem pague IPTU no meu coração seja mesmo o Pomodorino, eu tenho de reconhecer que o Anna é o mais bonito e mais requintado de todos, sendo belissimamente decorado e bastante espaçoso, como raramente se encontra nas praias cariocas. E foi exatamente por causa dele que, esta semana, os dois "restauranteurs" receberam um prêmio inédito.
Fora da Itália, o primeiro |
A Accademia Italiana della Cucina foi criada em 1953 com o objetivo de preservar a cultura e as tradições da cozinha italiana. É uma organização poderosa, com nada menos do que 213 Delegações na Itália e 76 no resto do mundo.
Para incentivar a boa cozinha, a Academia instituiu o Prêmio Giovanni Nuvoletti, destinado a homenagear as pessoas ou organizações que tenham contribuído de forma significativa para a preservação, divulgação e valorização da boa mesa italiana tradicional. É um prêmio recente e até agora só havia sido distribuído em 3 ocasiões, para restaurantes da própria Itália.
Nada mais compreensível, portanto, que Ana Lúcia e João Carlos estivessem bastante emocionados por serem o 4º restaurante a receber a honraria e o 1º fora da Itália. E organizaram um jantar para o recebimento do diploma, que contou até mesmo com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta.
Foi uma noite deliciosa e animada e eu gostaria de deixar aqui registrados meus cumprimentos à dupla dos novos diplomados, por tão importante reconhecimento. Parabéns!
Oscar Daudt
31/10/2014 |