O aprendiz de feiticeiro
Christiano Ramalho, depois de trabalhar na cozinha de Roberta Sudbrack, mudou-se para os fogões assinados por Claude Troisgros, onde temperou os pratos por 5 anos, como chefe-executivo. Sua formação com o grande chefe franco-carioca incluiu, inclusive, um estágio na triplamente estrelada Maison Troisgros, em Roanne.

Tanta convivência assim com essa dinastia de cozinheiros franceses deixou, é claro, marcas indeléveis no estilo de Christiano. A técnica apurada, a preocupação com a estética e a sofisticação da simplicidade estão todas presentes. Os ingredientes de procedência indicada compõem os pratos de maneira individualizada, mas construindo conjuntos requintados.

Dívida de gratidão
Esta semana, para a estreia oficial de seu novo buffet - o Chezamis - Christiano ofereceu um sofisticado jantar no Cosme Velho. E para seu batismo de fogo, convidou o antigo mestre, com um misto de alegria e tensão.

O evento foi até comovente, pois nas quatro vezes em que Cristiano veio ao salão apresentar suas criações, nunca deixou de ter, repetitivamente, palavras de reconhecimento e agradecimento ao Claude, que por sua vez, como criador, orgulhava-se dos feitos da criatura.

Comida de dedo e de garfo
O nem-tão-estreante chefe contou-nos que sua empresa atenderá não apenas a organização de coquetéis, com canapés que ele prefere chamar "de autor", mas também de pequenos e grandes jantares. Nós, felizardos convidados, tivemos a oportunidade de experimentar as duas fórmulas: um coquetel volante com deliciosas e belas criações, e um jantar sofisticado e criativo.

Explicou Christiano: "Quero ser conhecido pela combinação de qualidade, inovação e criatividade. Por isso não abro mão de técnicas modernas e faço questão de pesquisar sempre, buscando desde novas possibilidades de travessas até novos tipos de canapés."

E os canapés foram inesperados, surpreendentes e muito gostosos. Os bolinhos de baroa eram um chuá e os de carne seca, de indizível beleza, eram maravilhosos.

A sobremesa, como sempre, eu não comi, mas os três pratos do jantar foram espetaculares: belíssimos - um deles mais parecia uma pintura! - com ingredientes orgânicos e cozinhados com paciência oriental.

Oscar Daudt
04/10/2014


Serviço:
Chezamis Buffet
Fone: (21)99893-5568 - (21)3936-5896
Email: [email protected]
O jantar do chefe Christiano Ramalho
Crocante de tartare de salmão Creme de milho trufado com lascas de pipoca Bolinho de baroa recheado com caviar
Batatinha com creme de pimentão Bolinho de carne seca Lombo de bacalhau com coração de alcachofra e bernaise de chouriço espanhol
Ovo caipira, consommé de mini-cogumelos e farelo de pão de leite Costela de kobe assada por 10 horas, com mini-legumes orgânicos da Fátima Torta molhada de chocolate 55% da Bahia, sorvete de castanha-do-Pará e crumble de cacau
Os vinhos
Champagne Drappier Brut Gérard Tremblay Chablis Premier Cru Montmain 2012 Chateau Jean Voisin Saint-Émilion Grand Cru 2004
Festejando o chefe
O chefe e seu mestre, Claude Troisgros O chefe e sua mãe, a jornalista Anna Ramalho
O chefe e a anfitriã, Lou Bittencourt A imponente mesa do jantar
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]