
700 metros de gastronomia |
Ao longo da rua Dias Ferreira, no Leblon, encontra-se a maior concentração de restaurantes, bares e cafés do Rio de Janeiro. Seus pontos são disputados a peso de ouro e não é para menos: 7 dias por semana, 24 horas por dia, o movimento de clientes é incansável e as filas nas portas inevitáveis.
Com tanta gente disputando suas mesas, até se poderia esperar que os proprietários deitassem nos louros. Mas não é bem assim: a rua mais badalada também é a mais dinâmica e promove, de tempos em tempos, eventos comunitários com a participação de todos os endereços do local.
Desta feita, aproveitando a chegada do calor, a DF agitará o Leblon, nos dias 29 e 30 de novembro, com a realização do Verão Rosé, um evento que promete mostrar aos cariocas o charme e a refrescância dos vinhos rosés, harmonizando-os com o clima festivo da rua.
A festa vai funcionar assim: cada participante pode comprar cartelas que dão direito a 2 doses de espumantes ou vinhos rosés (39 ou 59 reais cada cartela, conforme a qualidade do vinho que se deseja consumir). Depois é só passear calmamente pela rua - da CT Boucherie até o Celeiro - entrar em qualquer casa participante do evento e encher a taça. A empresária Marina Hirsch (Zuka, Sushi Leblon e Brigite's), exultando com a festa, contou: "O evento promete ser um sucesso e, em nossas casas, os clientes poderão escolher dentre pelo menos 5 rótulos rosés."
A chefe Ludmilla Soeiro (foto), que mensalmente cria um novo menu de sugestões para o Zuka, aproveitou a vindoura festa e escolheu, desta feita, pratos para harmonizar com os vinhos do evento. E chamou alguns felizardos para conhecerem os frutos de sua criatividade.
São pratos leves como a estação, frescos, sutis e absolutamente deliciosos. Como no Zuka os pratos são pensados para serem compartilhados, vale a pena experimentar a maior variedade possível. O Atum com ponzu trufado e gema caipira é a quintessência da gostosura. O Gazpacho com sorbet de limão, geladinho, é a cara do verão. O mais bonito e talentoso é o Vermelho e Verdes, onde os instigantes sabores se juntam em uma combinação perfeita. Mas o campeão da noite foi o Tagliatelle com botarga, no qual o creme de limão siciliano, que deveria ser um mero acompanhamento, transforma-se na estrela principal do conjunto.
Oscar Daudt
16/11/2014 |