
A Ferraton Père & Fils foi criada como uma vinícola familiar logo após a 2ª Grande Guerra, com um pequeno vinhedo em Hermitage. Mas foi Michel Ferraton, da segunda geração, que iniciou o processo de expansão para outras denominações do Rhône.
As coisas andaram bem até a década de 1990, quando a empresa passou a enfrentar problemas financeiros. Mas o produtor era muito amigo de seu xará e vizinho Michel Chapoutier que, em 1998, veio ao socorro, comprando 50% da empresa. Isso resolveu não apenas os problemas financeiros como também deu um impulso à qualidade dos vinhos da Ferraton.
Chapoutier optou por manter a nova empresa como uma entidade distinta de sua vinícola, mas alocou os técnicos e enólogos que causaram uma revolução nos vinhos e nos vinhedos, começando pela conversão, a partir de 2000, para as práticas biodinâmicas. Seus vinhos, atualmente, são disputados pelos conhecedores e sempre recebem notas altíssimas da crítica especializada.
A respeito dessa parceria, Robert Parker declara: "Ferraton é um nome a ser tratado com seriedade, desde que Chapoutier expandiu o portfolio de vinhos e continua a aprimorar a qualidade. A transformação que houve foi um dos acontecimentos mais importantes registrados no Rhône e as safras 2009 e 2010 trazem os melhores vinhos da Ferraton de todos os tempos."
Em nossa loja, oferecemos 6 espetaculares rótulos da Ferraton, por preços de arrasar quarteirão. São eles:
Ferraton Cornas Les Grands Mûriers 2009: Na pequena denominação de Cornas são elaborados apenas vinhos tintos, feitos exclusivamente com a casta Syrah, que são densos, masculinos e pontiagudos e este Les Grands Mûriers é um espetacular exemplo desse estilo. Escuro e profundo, seus aromas de frutas bem maduras trazem as amoras e as ameixas pretas combinadas com tabaco e defumados. Na boca, os condimentos se apresentam em meio aos taninos densos, uma boa acidez e invejável persistência. Um vinho suntuoso.
Ferraton Crozes-Ermitage Le Grand Courtil 2009: Opulento e saboroso, este Crozes-Ermitage (sem H) é um vinho extremamente prazeroso. No nariz, as frutas maduras se misturam aos toques de couro, sálvia e cogumelos. Os delicados taninos fundamentam um paladar rico e franco, com agradável frescor. Um vinho espetacular, pronto para beber agora ou para esperar por muitos mais anos.
Ferraton Châteauneuf-du-Pape Le Parvis 2009: Os vinhos de Châteauneuf-du-Pape são densos, atrevidos e sedutores, com característicos aromas de terra molhada e caça. O saboroso Parvis 2009 é complexo, com aromas de ameixa, café e canela e oferece taninos sedosos em uma boca carnuda e prolongada. Um dos melhores exemplares da região elaborados pelas mãos de um mestre.
Ferraton Saint-Joseph La Source 2010: Saint-Joseph é uma denominação do Rhône setentrional dedicada, quase que exclusivamente aos vinhos tintos. É aí que a casta Syrah oferece as mais belas notas aromáticas aos vinhos. Este Ferraton La Source 2010 exibe um nariz com notas de chocolate amargo, minerais e especiarias, principalmente a canela. Vigoroso, aveludado e muito fresco, revela sua inegável vocação gastronômica.
Ferraton Crozes-Hermitage La Matinière 2010: Vencedor da medalha de ouro no International Wine Challenge, o La Matinière 2010 é um vinho saboroso e sedutor, que privilegia a requintada elegância sem descuidar de uma estrutura de gigante. Elaborado unicamente com uvas Syrah orgânicas, oferece um complexo nariz onde as frutas negras se exibem mais alto do que a sutil madeira. Um vinho nada menos do que espetacular que traz o melhor do que o Rhône e Chapoutier podem oferecer!
Ferraton Côtes-du-Rhône Villages Plan de Dieu 2010: Frutado e condimentado no nariz, este Plan de Dieu 2010 é um verdadeiro achado, por um preço inacreditável. Delicioso na boca, com notas de pimenta e cravo, envolvidos em discretíssima madeira.
Oscar Daudt
04/11/2014 |