Matérias relacionadas
Espanha

Sucesso de público
Esta semana, a Loja EnoEventos teve seu batismo de fogo e participou de sua primeira feira de vinhos, promovida pelo Grupo Troisgros no sofisticado Village Mall, na Barra. Foi uma experiência gratificante pois nosso estande foi o mais visitado. Não foram poucos os participantes que declararam que nossos vinhos eram os melhores da feira.

Dentre os vinhos que estávamos expondo, um dos mais apreciados pelos degustadores - muitos disseram que era o melhor - foi o Martínez Lacuesta Reserva 2006, um legítimo representante de Rioja. Essa região espanhola, em 2014, recebeu a atenção de todos os holofotes, visto que as duas principais revistas internacionais de vinho - Wine Spectator e Decanter - coincidentemente escolheram rótulos riojanos como o primeiro lugar de suas seleções de melhores vinhos do ano.

Reunião de 20 primos
As Bodegas Martínez Lacuesta comemoram este ano seu 120º aniversário, já que foi fundada em 1895 e é a quinta mais antiga de Rioja. Até 2010, a vinícola ocupou um velho prédio, escondido no centro de Haro, quando então transferiu-se para modernas instações construídas nos arredores da cidade, com um projeto arquitetônico de linhas arrojadas e com tecnologia de ponta.

Mas não se deixem enganar: apesar de toda a modernidade, a vinícola que permanece estritamente familiar - dizem que uma reunião de diretoria reúne mais de 20 primos! - continua fiel às tradições da região e seus vinhos permanecem perseguindo o estilo clássico de um verdadeiro Rioja, sem concessões aos modernos padrões parkerizados.

A fruta que embala o vinho
A marca registrada dos vinhos da Rioja é a longa maturação em barris de carvalho. Dentro da classificação espanhola, das 3 categorias - Crianza, Reserva e Gran Reserva - a primeira é a que passa menos tempo em carvalho, mas mesmo assim o Martinez Lacuesta Crianza 2008 espera pacientemente por 18 meses em barris novos e semi-novos de carvalho americano.

É justo imaginar que a madeira predomine e passe por cima da fruta. Mas qual o quê! O vinho é deliciosamente frutado no nariz - ah! os morangos... - temperado com notas de pimenta e, correndo por fora, a baunilha e os defumados, com discreta e elegante presença. Um nariz sedutor...

Na boca é fresco, invocado, suculento, longo e os taninos contagiantes ajudam a compor um belo conjunto que finaliza com um delicioso retrogosto de castanhas.

Experiência sideral
O Reserva 2006 então é um caso sério! Esse é o tal vinho que fez grande sucesso na feira promovida pelo Grupo Troisgros no Village Mall. Receber cumprimentos parece ser a rotina para esse vinho: a revista Wine Spectator não deixou por menos e cravou 92 pontos para esta safra. A justiça se fez...

Os 9 anos de idade pouco abalaram sua cor, que apresenta apenas um leve reflexo granada. Apesar de esse vinho descansar nada menos do que 30 meses em barris novos e semi-novos de carvalho americano, o nariz explode em frutas vermelhas, bem frescas, condimentadas com canela e balsâmicos, onde a madeira aparece como um mero coadjuvante que sabe bem o seu lugar, trazendo discreta e deliciosa baunilha.

Na boca, é recomendável se preparar para uma experiência quase sideral. A estrutura vigorosa oferece taninos aveludados mas firmes, um inesperado frescor para um vinho dessa idade e uma persistência teimosa que prolonga o prazer, elevando o espírito até a estratosfera.

Gastronômico até dizer chega, é um vinho que faz bonito acompanhando um cordeiro ou um risoto de cogumelos. Mas se você preferir apenas um momento de descontração com amigos, ao cair da tarde, a escolha óbvia é providenciar um Manchego, o famoso queijo de ovelha de La Mancha, e a festa está feita.

Oscar Daudt
01/02/2015
Os vinhos
Martínez Lacuesta Crianza 2008 Martínez Lacuesta Reserva 2006
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]