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O que é um e-marketplace? |
O conceito de e-marketplace refere-se a uma loja virtual que abre suas telas para que outras empresas possam vender seus produtos aproveitando as visitas dos consumidores àquela loja. O e-marketplace não realiza a venda dos produtos dos parceiros, mas apenas as intermedia. A emissão da nota fiscal e - normalmente - a entrega dos produtos são feitas pelo parceiro. O e-marketplace apenas cobra uma comissão sobre as vendas pelos serviços prestados.
Esse conceito já é bem difundido nos Estados Unidos onde, por exemplo, a amazon.com - gigante das vendas pela Internet - já o utiliza há bastante tempo.
Aqui no Brasil essa prática está ainda engatinhando, mas a loja EnoEventos passou a utilizá-la por ser benéfica a todos os envolvidos.
Para o EnoEventos o esquema é vantajoso por alavancar nossas vendas e recebermos as comissões pelas vendas dos parceiros. Em um projeto comercial como o nosso - com baixas margens de lucro - é imprescindível que possamos obter grandes volumes de vendas que fechem as contas da equação financeira de nossa importadora/loja.
Para os Parceiros, também há claras vantagens. Muitas importadoras não têm a estrutura para vender diretamente ao consumidor final. Algumas até tentam a abertura de uma loja virtual própria, mas isso é apenas uma pequena parte do negócio. Ficam faltando as visitas dos consumidores que, usualmente, desconhecem a existência da loja. Ano passado, a Folha de São Paulo publicou uma matéria em que informa que 70% das lojas virtuais (de qualquer setor, não apenas de vinho) realizam menos do que 10 vendas mensais (clique aqui para conferir). Muitos esbarram em dificuldades de infra-estrutura, com fretes muito caros, impondo exigências de compras mínimas que conseguem afujentar os consumidores. Participando do EnoEventos e-Marketplace, seus produtos ganham visibilidade e vendas.
Finalmente, para o Consumidor, a existência de uma loja virtual com boa oferta de vinhos de qualidade, preços honestos e serviço dinâmico é uma vantagem importante.
Diferenciais do EnoEventos e-Marketplace |
Em nossa primeira experiência com o e-marketplace, seguimos o modelo padrão do mercado, isto é, apenas realizávamos a venda e a entrega era feita pelo parceiro. Com isso, quando os consumidores compravam vinhos de diferentes fornecedores, esses eram enviados separadamente e a entrega era feita em dias diversos. Muitos consumidores reclamaram e alteramos nossos procedimentos. Atualmente, em qualquer venda, a EnoEventos cobra, embala e despacha todos os vinhos ao mesmo tempo.
Dentre outras vantagens oferecidas por nosso modelo de negócio, podemos citar as seguintes:
venda de vinhos ao consumidor final, sem incidência da Substituição Tributária;
divulgação dos vinhos dos parceiros pelos comunicados emitidos regularmente aos mais de 7.000 cadastrados do Portal EnoEventos, vinculando seus produtos ao nome respeitado de nosso portal;
segundo a página americana alexa.com, o EnoEventos é o portal brasileiro de vinhos mais visitado e essa visibilidade é transferida para os vinhos dos parceiros;
nenhum investimento é necessário, por parte do parceiro, para integrar nosso e-marketplace;
garantias contratuais para a tranquilidade dos parceiros;
infra-estrutura montada para a venda de qualquer quantidade de garrafas, até mesmo uma garrafa apenas;
utilização de caixas próprias da EnoEventos, com excelente proteção;
todas as rotinas administrativas são assumidas pelo EnoEventos, restando ao parceiro apenas a emissão da nota fiscal de venda;
contrato de entrega com os Correios, chamado de e-SEDEX (exclusivo para lojas virtuais), que oferece valores subsidiados de fretes e prazos bastante dinâmicos (1 dia para o Rio de Janeiro, 1 a 2 dias para as mais importantes capitais);
para bairros selecionados do Rio de Janeiro, o serviço Ligeirinho que entrega no mesmo dia os pedidos concluídos até às 12 horas;
prestação mensal de contas, com discriminação detalhada.
Apesar de ser bastante recente, o EnoEventos e-Marketplace já conta com 3 parceiros: a Importadora Tobelos, a Importadora Cava de Vinhos e a Cattacini Vinhos. E já estamos em negociações com algumas outras importadoras para oferecer cada vez mais vinhos a nossos clientes.
Estamos em busca de novos parceiros. Se você é uma importadora do Rio de Janeiro (inicialmente queremos nos concentrar apenas nas empresas de nosso estado) e quiser fazer parte de nossa estratégia comercial, convidamos a nos contactar para que possamos conversar detalhadamente sobre o funcionamento de nosso "e-marketplace", pelo telefone (21)99636-8643 (Oscar).
Oscar Daudt
16/03/2015 |
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