Matérias relacionadas
Brasil
Casa Valduga

Uma vinícola de emoção
Valduga 130 é uma marca que está impressa na mente dos apreciadores de vinho, batizando um dos espumantes mais prestigiados do Brasil. Mas o tempo passa voando e eis que vem a Casa Valduga comemorar os 140 anos da chegada da família à Serra Gaúcha, numa jornada difícil e épica.

É admirável conhecer o espírito da família, empresários de enorme sucesso e visão voltada para o futuro, que adotam tecnologias de ponta para atingir a excelência de sua produção. No entanto, apesar da postura de homens de negócio, os Valduga ainda guardam a simplicidade dos colonos, propagam sua origem humilde, cultuam os valores familiares e são extremamente emotivos. Eu já perdi a conta de quantas vezes ouvi embargar as vozes dos elegantes executivos João e Juarez, acompanhados pela próxima geração de Jonas e Eduardo, igualmente sentimentais.

Mas desta vez a coisa foi mais longe e, durante a apresentação do João, chorava ele, chorava a família toda, e até alguns convidados se entregaram às lágrimas. E como minha ascendência germânica não permite a demonstração pública de sentimentos, eu tive de ficar pensando na morte da bezerra.

O culto aos pais
A matriarca da família, Maria Valduga, já havia sido homenageada com um espumante que leva seu nome, de embalagem caprichada e conteúdo espetacular, bem conhecido dos brasileiros.

Desta vez, para comemorar a nova efeméride, a empresa resolveu homenagear o patriarca, Luiz Valduga, com o lançamento de um vinho que imprime seu nome a ferro. Eu gosto muito de uma frase do velho Luiz: "Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas faça bem feita." E a família seguiu à risca as orientações paternas.

O Luiz Valduga Corte 1 é uma ousadia. O vinho, concebido para ser o ícone da Casa Valduga, não é safrado, não tem procedência definida e nem se divulga o corte utilizado. Com essas barreiras escancaradas, a empresa pretende exaltar a simplicidade do pai em um vinho de alta qualidade desatrelado de rótulos.

Bom toda a vida, é um vinho complexo e surpreendente que exige a paciência dos homens da terra para esperar muitos anos antes de aproveitar os frutos.

Oscar Daudt
27/05/2015
Os vinhos
Os vinhos mais importantes da Valduga Da Importadora Domno, o espetacular Frontaura Aponte Reserva 2006
Luiz Valduga Corte 1, uma homenagem ao patriarca Frontaura Verdejo 2011 O salão de degustação
Os personagens
Juarez Valduga João Valduga Jones Valduga, da nova geração
Daniel Dalla Valle, enólogo da Valduga Camino Pardo, das Bodegas Frontaura e Nexus Rodolfo Moreno, da chilena Yali
A bela festa
O casarão Modesto Leal, em Laranjeiras, onde foi realizado o evento Decoração caprichada Nos jardins, o Bar da Valduga
O almoço
Folhas sobre carpaccio de abóbora, com crisps de Parma, lascas de parmesão e tomatinho cereja Filé de cherne ao molho de limão siciliano com talharim de legumes Salão lotado
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br