Matérias relacionadas
Itália

Uma longa história
Não é o título de uma novela, mas bem que poderia ser escrita uma longa história sobre o Refosco dal Peduncolo Rosso, casta tinta nativa do Friuli Venezia Giulia. Supõe-se que desse apelativo nome – Rei dos Foscos, ou seja rei dos vinhos escuros - surgiu a denominação atual dessa uva. O que mais surpreende nessa região são as várias declinações dessa casta, que vão do Refosco de Istria até o Refoscone. Todas são similares mas, ao mesmo tempo, com um perfil genético diferente.

A Refosco é uma casta apreciada desde os tempos dos antigos romanos, quando a Imperatriz Lívia decantava as suas propriedades e provava o seu beneficio à saúde, tendo superado os 80 anos de vida, uma marca invejável naquela época.

Uma experiência e tanto que tive, foi participar de uma vertical deste vinho, pois há a crença local de que os vinhos elaborados com a Refosco não sejam propícios à guarda. Por sorte, alguns produtores, como Parovel com sua linha Vinja Barda, estão aqui para desafiar as crenças populares.

Técnica ousada
Na degustação, experimentamos vinhos desde 2005 até 2011, com uma novidade nas últimas duas safras: o corte do galho da videira, com as uvas já completamente amadurecidas, a fim de secá-las no próprio pé e obter maior concentração de açúcares! Uma técnica ousada, especialmente no Friuli, uma região com alto índice de chuvas. Mas eles têm uma vantagem: podem contar com o "Bora", vento frio proveniente dos Balcãs que afugenta qualquer espectro de umidade!

Em suma, o Refosco é belo vinho que emociona com a sensação aromática de ameixas vermelhas em calda, ervas finas e, quando envelhecido em barricas, torna-se docemente redondo sem excessos de taninos. Em Trieste, o Refosco com essas características é escolhido como ótimo acompanhamento para pratos à base de peixes.

Salute!

Ada Regina Freire é carioca, radicada no Friuli, sommelière formada pela AIS, comissária da Câmara de Comércio de Udine para as DOCs, membro do Grupo de Análise Sensorial da Universidade de Udine e Coordenadora dos vinhos do Piemonte para o Guia Vini Buoni D'Italia
01/10/2015
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]