
A fórmula do sucesso parece ser simples: ambiente confortável e aconchegante, serviço impecável, gastronomia sem firulas e com muita gostosura nos pratos. Assim, resumindo, parece até fácil tocar um restaurante! Mas o ingrediente essencial, o Bóson de Higgs que define os escolhidos, não é para qualquer um. E parece ser inato a Janjão Garcia (foto, com sua filha e braço direito, Mariana). Sua receita é infalível!
O Lorenzo Bistrô é a prova definitiva da existência da partícula de Deus na ciência dos restaurantes. Comemorando 8 anos, a casa é responsável pela criação de um polo gastronômico no Jardim Botânico. Frequentada pela fiel vizinhança, que bate o ponto semanalmente, a casa também é a escolha de quem mora do outro lado do mundo e cruza a cidade só para provar as tentadoras criações e releituras do cardápio.
Mas o sábio Janjão não deita nos louros e, a cada temporada, feito Celacanto, provoca um maremoto na cozinha e vira tudo de cabeça pra baixo. Pensa ele: "A gente deve mexer em time que está ganhando!"
Desta vez, foram nada menos do que 17 novos pratos que invadiram o cardápio e o orgulhoso Janjão chamou a imprensa para conhecê-los. Foi uma noite espetacular e, mesmo não tendo servido todas as novas criações - longe disso! - nem os fortes, dentre os quais me incluo, resistiram.
A Casquinha de Siri com farofa de Dendê chegou quebrando todos os paradigmas que encontrou pela frente. Sua surpreendente crocância era indizível. E o Creme de aspargos com Parma crocante serviu para esquentar o corpo e a alma naquela noite de friozinho carioca.
Navegamos por um clássico da casa, o Ravioli de abóbora ao triplo burro que trazia como novidade um "crispy" de carne seca irresistível. E seguimos com uma Tagliatta de frango com tomate seco que, sinceramente, não me disse muita coisa.
A maior dor que me deu foi que, quando chegou o último prato, a Paleta de cordeiro com farofinha de Panko, indescritívelmente macia, eu só consegui encostar um pedacinho aos lábios, pois já havia sido derrotado pelo prazer.
Oscar Daudt
13/07/2016 |