
A assinatura de Damien Montecer |
O Bonde do Vinho se reuniu, na véspera do feriado, para conhecer o restaurante Emile, localizado no térreo do hotel Emiliano, em Copacabana. A decoração é de entusiasmar: um jardim vertical deslumbrante, com pé-direito de - estimo - 5 metros, traz uma sensação de aconchego e elegância. E para quem for durante o dia, a iluminação é natural. Muito lindo!
A cozinha é assinada pelo chefe Damien Montecer, natural da Provence, e um dos nomes franceses mais talentosos a dirigir os restaurantes cariocas. Na carteira profissional de Damien, podem ser encontrados os carimbos do Térèze, do La Villa e, com muita honra, da Embaixada da França em Brasília e do Consulado-Geral no Rio de Janeiro.
Sou fã de carteirinha do Damien. E nossa mais nova experiência com a cozinha do chefe foi excelente. Negociamos um cardápio fechado com o restaurante, com entrada, prato principal e sobremesa. E ainda fomos contemplados com amuse-bouche e couvert.
O Tartare da Salmão era muito mais do que um Tartare. Com cubinhos de maçã verde, gengibre, pimenta dedo-de-moça e ovas de salmão, o prato explodia - literalmente - na boca em uma exuberância de sabores.
Fazendo um par perfeito com o Begali Amarone della Valpolicella Monte Cá Bianca 2009, o prato principal, um Filé Mignon Black Angus, com cogumelos e musseline de batatas, foi o ponto alto da noite.
E, para agradar às formigas de plantão, Les Desserts, uma seleção de sobremesas lindas e gostosas, para serem compartilhadas, foi o fecho de ouro de uma noite memorável!
Conforme é comum nos países europeus e nos EUA - e uma raridade no Brasil - o Emile disponibiliza seu cardápio pela Internet, completo, com os preços.
Para acessá-lo, basta clicar aqui.
Oscar Daudt
24/04/2017 |