|
 Cava x Champagne
Nas conversas entre os amantes de vinhos, é muito freqüente ouvir a pergunta clássica: qual o melhor espumante, Champagne ou Cava? A verdade é que ninguém parece ter a resposta correta. Não podemos dizer em termos absolutos que um seja melhor que o outro, como não se pode dizer que um Barolo seja melhor que um Bordeaux, ou vice-versa. Em todos os casos, dentro da mesma região, há bons e maus vinhos, mas basicamente são tipos diferentes de vinhos. O mesmo raciocínio se pode aplicar ao Cava e ao Champagne.
Não podemos deixar de reconhecer que foi na região de Champagne onde começou a se elaborar esta peculiar bebida, além da hábil política de marketing que faz com que esse nome evoque esse mundo de magia e celebração que sugerem suas borbulhas douradas.
A região espanhola da Catalunya, com seu espírito independente, preferiu satisfazer suas próprias necessidades antes de importá-las e, a partir do desejo de criar um espumante de qualidade, criou, no século XIX, o espumante conhecido como Cava.
O único que os dois têm em comum é o mesmo processo de elaboração, o tradicional método francês, que um dia descobriu o genial Dom Pérignon. Por outro lado, o clima, o solo e as uvas, os três principais elementos que determinam as características básicas de um vinho, são totalmente diferentes.
Embora Cava seja uma Denominação de Origem, não está inserida em uma única região específica, podendo ser um vinho D.O.Cava feito na Catalunya, Aragón, Levante ou qualquer outra região da Espanha apta a produzir espumantes. É a região catalã do Penedès a produtora de Cava por excelência, com cerca de 90% da produção total deste tipo de vinho.
Entre os municípios de Vilafranca del Penedès e Sant Sadurní d'Anoia se encontram os melhores e mais tradicionais produtores, como Cordoniú e Freixenet, os líderes de mercado em termos quantitavos, e os de casas menos conhecidas fora do país, como Gramona, Recaredo, Mont-Ferrand, Agustí Torelló e Finca Nadal, entre outras.
No Penedès, o clima é mediterrâneo, mais quente e ensolarado que a chuvosa e fria Champagne, que produz seus espumantes exclusivamente com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Já para a elaboração de Cava, as uvas mais utilizadas são as variedades locais Macabeu, Xarel-lo e Parellada, todas brancas, passando pelas menos utilizadas castas tintas Trepat, Garnacha, Subirat e Monastrell, e até as estrelas do "rival", Chardonnay e Pinot Noir.
Existem outras diferenças regulamentadas no que diz respeito a procedimentos de produção. Na França, o tempo mínimo de envelhecimento desde o engarrafento até a "degola" é de 12 meses; Na Espanha, 9 meses. Outra diferença fundamental entre os dois vinhos é a prática da chaptalização. Para atenuar a excessiva acidez das uvas de Champagne, provocada pela pouco sol que recebem, é permitida a adição de açúcares ao mosto antes da fermentação. Por esse fato ocorre que muitas vezes um Champagne seja ácido e doce ao mesmo tempo. Esse processo, com o Cava, além de desnecessário em razão de suas uvas serem mais doces devido à maior exposição solar, é expressamente proibido pela legislação espanhola.
De qualquer forma e voltando à pergunta inicial, a conclusão que podemos ter é que nenhum é melhor que o outro, a priori. É mais, se trata de vinhos distintos, uma questão de estilo que só o paladar de cada um pode e deve responder. |
|
Vinhos recomendados |
 Juvé y Camps Reserva de la Família Brut Nature 2004 D.O. Cava Elaborada com as variedades autóctones Macabeu(40%), Parellada(40%) e Xarel-lo(20%), este cava é um brut nature e passa, em média, 36 meses em garrafa antes de ser lançado ao mercado. Possui uma cor dourada e pálida. Perlage abundante, compondo uma coroa estável. Nariz muito intenso, apresenta aromas cítricos e de pão tostado, certamente emprestados por seu longo envelhecimento. Excelente frescor e boa cremosidade, e os aromas também são percebidos em seu final longo. Nota: 88 Onde: Península (21-2249-6217)
Segura Viudas Reserva Heredad Brut Reserva D.O. Cava Cor palha brilhante. Aromas frescos, de média intensidade, franco e floral. Boca potente, cremosa, com ótima acidez. Nota: 87 Onde: Preebor Company (51-3061-7400)
Sumarroca Brut Reserva D.O. Cava Amarelo brilhante, com perlage fina e consistente. Muito perfumado, aroma fresco, floral. Paladar complexo, potente, balsâmico, com média persistência. Nota: 89 Onde: World Wine (11-3383-7477)
Raventós i Blanc Gran Reserva Brut 2002 D.O. Cava Amarelo dourado brilhante, com excelente perlage fina e abundante. Bom ataque aromático, com notas
de leveduras, flores brancas, frutos secos e fruta madura. Boca potente, boa acidez, cremosidade, e um fino
amargor no final. Nota: 89 Onde: Decanter (11-3969-4949) |
|