"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
  • Colunistas
  •   Harmonizações clássicas ou regionais  

    Como vimos no artigo do mês passado, existem 3 tipos básicos de harmonização: a clássica ou regional, por simbiose e por contraposição.

    Clássicas ou regionais - como já descrito no artigo anterior, são aquelas encontradas em antigas regiões vinícolas, notadamente Europa e que combinavam criações culinárias de acordo com os vinhos possíveis de se elaborar localmente. Listamos apenas algumas destas harmonizações regionais, embora existam em número bastante grande, além de uma opção para uma eventual falta do vinho original.

    Infelizmente nós aqui no Brasil somos um país produtor de vinhos há relativamente pouco tempo, de modo que ainda não temos uma gastronomia brasileira que seja intimamente ligada em um certo tipo de vinho.

    No estado do Rio Grande do Sul, onde temos o nosso maior consumo per capita de vinhos, já existe o hábito de se comer churrasco acompanhado de um tinto de boa estrutura, ainda que não seja difundido em larga escala.
      País/Prato Vinho indicado Vinho opcional  
    Itália
    Costata Fiorentina (corte junto a costela, assada na brasa) Brunello di Montalcino Sangiovese encorpado
    Stracotto al Barolo (alcatra com molho e nhoque ou batatas) Barolo Nebbiolo
    Brasatto al Barolo (alcatra cozida ao vinho Barolo e polenta) Barolo Nebbiolo
    Embutidos gordurosos (salaminho, copa, zampone etc) Lambrusco seco Espumante tinto seco
    Fettucine al burro (massa longa na manteiga) Frascati V.branco c/ boa acidez
    Prosciutto di Parma (presunto cru) Chianti Clássico  
    Gnochi al zucco (nhoques ao molho de tomate) Valpolicella Cabernet Franc
    Caponata (berinjela, tomate, abobri., cebola, alho, pimentão) Pinot Grigio  
    Pizza Napoletana Chianti  
    França
    Cassoulet (feijoada de feijões brancos, com porco e pato etc) Madiran A.O.C. Tannat encorpado
    Moule frites (mexilhões cozidos com v. branco e temperos) Muscadet (sur lie) Sémillon
    Huîtres (Ostras cruas) Chablis Chardonnay
    Confit de Canard (coxa de pato) Hermitage, Crozes Hermitage Syrah encorpado
    Maigret de canard (peito de pato) Cahors Malbec bom corpo
    Foie gras (fígado gordo de ganso ou pato, frito) Sauternes Vinhos botritizados
    Boeuf Bourguignon (carne de boi picada cozida em vinho tinto) Bourgogne rouge Pinot Noir
    Caviar (ovas do peixe esturjão Beluga, Sevruga e Osietra) Champagne safrado Espumante premium
    Queijo Roquefort (queijo de mofo azul) Muscat de Frontignan Moscatel doce
    Queijo Münster ( queijo de leite bovino com aroma forte) Gewurztraminer Torontés riojano
    Espanha
    Gaspacho andaluz (sopa fria de tomate pepino e alho) Jerez fino Chardonnay encorpado
    Paella madrilena (arroz com frutos do mar, temperos etc) Rias Baixas - Albariño Espumante seco
    Paella valenciana (arroz, frutos do mar, porco, frango etc) Rioja Tempranillo
    Jamon pata negra (presunto cru) Rioja reserva tinto Tempranillo
    Zarzuela (prato com muitos frutos do mar e temperos) Rioja reserva branco Sauvignon blanc encorpado
    Tortillas (fritada com batata, cebola, pimentão e jamon) Rueda Sauvignon blanc leve
    Pa amb tomàquet (pão com tomate, especialidade catalã) Allela tinto Garnacha
    Asadillo de la Mancha (pimentão vermelho assado no forno) La Mancha tinto Tempranillo
    Portugal
    Bacalhau assado em postas (ovos, cebola, alho, batata) Dão encorpado / Douro Cabernet - Merlot
    Bacalhau ao brás Dão tinto médio corpo Merlot
    Arroz de pato Bairrada encorpado Malbec
    Papas de sarrabulho (papas de porco, frango e fubá) Vinho Verde tinto Espumante tinto
    Borrego (ou anho), cabrito assado Alentejo tinto Tempranillo
    Tripas à moda do Porto Douro tinto Cabernet Sauvignon
    Queijo da Serra da Estrela, Queijo de Azeitão Porto Tawny Moscatel doce
    Doces conventuais (doces à base de Porto Tawny Moscatel doce
    Alemanha
    Eisbein mit Sauerkraut (joelho de porco c/ chucrute, batata) Blauburgunder Pinot Noir
    Kassler mit Sauerkraut (porco defumado c/ chucrute, batata) Franken Riesling Riesling seco
         
    Harmonizações por contraposição
    Como disse no artigo anterior, é o método mais utilizado para a combinação de pratos salgados com vinhos. Os principais fatores levados em consideração estão listados nas tabelas abaixo.
      Sensação Origem Descrição  
    Doçura açúcares residuais, glicerina e álcool A doçura é uma característica encontrada apenas nos vinhos suaves, meio doces e doces
    Maciez açúcares residuais, glicerina e álcool A maciez é sensação de aveludado ou não, que sentimos ao deglutir o vinho
    Intensidade e persistência olfativa teor alcoólico e de substâncias aromáticas Intensidade olfativa é a força com que o aroma alcança nossa olfação, sendo a persistência o tempo que permanecemos sentindo a característica
    Intensidade e persistência gustativa acidez, teor alcoólico, substâncias aromáticas e taninos Intensidade gustativa é a força com que o aroma alcança nosso gosto, sendo a persistência o tempo que permanecemos sentindo a característica
    Intensidade de acidez ácidos orgânicos (tartárico, málico e cítrico) A acidez um pouco mais alta é sentida pelo frescor produzido na língua
    Efervescência gás carbônico da(s) fermentação(ões) A efervescência é a sensação causada pelo gás carbônico nos frisantes e espumantes
    Alcoolicidade teor de álcool etílico O álcool etílico produz certo calor ou não proporcionalmente à sua quantidade
    Tanicidade quantidade e qualidade dos taninos Os taninos produzem adstringência (sensação de cica) e amargor
         
    Características dos alimentos
    Sensação Origem Descrição
    Suculência Sucos próprios dos alimentos Suculência é encontrada em vários alimentos como as carnes, frutos domar, frutas e legumes
    Untuosidade Sensação de pastosidade Untuosidade é sentida em alimentos pastosos como queijos cremosos, creme de leite, manteiga, patês, terrines, pastinhas diversas etc
    Gordurosidade Gorduras vegetais e animais A gordurosidade refere-se ao maior ou menor teor de gorduras dos alimentos
    Tendência ao doce Fibras, amidos, hidratos de carbono Doçura dos alimentos são encontrados no arroz, massas, pães, doces em geral
    Aromas Próprio dos alimentos, uso de condimentos e especiarias Doçura dos alimentos são encontrados no arroz, massas, pães, doces em geral
    Tendências ácidas Presença de ácidos  
    Sensação Salgada Sal de cozinha (cloreto de sódio) O sal de cozinha produz agradável sensação complementar aos sabores naturais dos alimentos
    Tendência ao amargor Taninos e sais de magnésio A sensação de amarguinho pode ser encontrado em muitos vegetais
         
    Na próxima vez, veremos como podemos combinar todas as características dos alimentos com aquelas dos vinhos e assim começar a harmonizar.

    Até o próximo artigo!
    Comentários
    Luiz Márcio Malzone
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/05/2009 Caro Oscar

    Mais uma vez o Prof. Fernando Miranda nos dá uma aula sem complicações, de seu jeitinho particular. Para printar e guardar pertinho da adega.

    Parabéns.
    Malzone
    Jesus Ruiz
    Importador
    Itaipava
    RJ
    22/05/2009 Quando eu era pequeno!!! jamom pata negra combinava com qualquer coisa que tivesemos a mão, depois achava que era melhor com um fino, manzanilla, jerez seco. Já a paelha Madrilenha, que não conheço, não sei, sera que tem Riojana, catalana, vasca?

    E a Zarzuela?? Rioja Reserva branco !!! Sauvignon blanc ENCORPADO!! Não sabia que na Rioja tinha esse vinho. Como irei próximamente vou procurar por lá.

    Fernando, me diz onde tem o próximo curso teu que preciso me atualizar.
    Maria Tomasia Middendorf
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/05/2009 O Professor Fernando Miranda acaba de nos brindar com essa aula, que, sem dúvida, servirá de complemento a um modesto curso básico sobre vinhos que fiz, incluindo harmonizações, mas que, pelo fato de ser básico, deixou-me muitas dúvidas agora esclarecidas.

    Obrigada, Professor!
    Maria Tomasia Middendorf
    José Flávio Gioia
    Cozinhando com Gioia
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/05/2009 Prezados Oscar e Fernando:

    Vindo da Espanha (Albariños, Ruedas, Toros, Ribera e Sardon del Duero) em maravilhosa viagem com a Confraria do Camarão Magro, no momento estou fazendo o circuito dos vinhos do Sudoeste e do Languedoc-Roussillon (França). Ontem e hoje fiz 2 refeições: uma em Carcassone (Cassoulet) e outra em Limoux (tradicional Fricassé de Limoux) acompanhadas dos potentes tannats da região de Madiran.

    Chegando ao hotel no final do dia, vi a aula do Fernando tratando exatamente da questão da harmonização. Posso afirmar que para esses dois pratos regionais, o tannat de Madiran é um vinho bastante adequado em termos de harmonização, constatado por mim na própria região. Pretendo também tentar uma harmonização com os malbec do Cahors.

    Até a volta, no final de junho, após o Rhône, Alsácia e Champagne.
    JFGioia
    José Paulo Schiffini
    Bêbado por vinho
    Ainda em São Paulo
    Ou SP ou RJ
    23/05/2009 Caros leitores,

    Alguns amigos me chamam de mestre, mas meu grande mestre foi e é o Fernando. Parabéns,mais uma vez Fernando.

    Cecília e José Paulo Schiffini
    Fernando Miranda
    Professor da ABS
    Petrópolis
    RJ
    23/05/2009 Jesus:

    1 - É claro que qualquer comida pode ser acompanhada com qualquer líquido (água, refrigerante ou até quissuco). A arte da harmonização visa procurar combinar um determinado prato com o vinho mais adequado! Não tenho culpa se você não gosta desta harmonização proposta, mas foram seus conterrâneos espanhóis que me a indicaram!

    2 - Se você não conhece, a paella madrilenha é feita apenas com frutos do mar, enquanto que a valenciana além dos frutos do mar leva lingüiça, carne de porco e frango. Eu desconheço paellas de outras regiões, mas com isso não estou afirmando que elas não existam!

    3 - Nunca afirmei que Rioja Branco seja elaborado com Sauvignon blanc, se você prestar mais atenção ao que está escrito na matéria, na coluna da direita indico opções para quem não encontar o vinho indicado.
    Cláudia Bulcão
    Niterói
    RJ
    23/05/2009 Em recente evento de harmonização, "dos deuses", tive o prazer de conhecer o Fernando Miranda. Encantei-me pela seriedade e profissionalismo com que o conduziu e tambem pelo chef Pablo.

    Uma noite sem duvida divina!!!
    Gustavo Silveira
    Rio de Janeiro
    RJ
    24/05/2009 Estranho esse comentario do Sr. Jesus Ruiz...
    Yan Lesaffre
    Mr. Lam
    Rio de Janeiro
    RJ
    25/05/2009 Muito prática essa "tabela", Fernando. Ótima para procurar as harmonizações perfeitas no dia a dia, de preferência com um grupo pequeno de amigos.

    E na minha opinião, acho até bacana experimentar as duas opções que você indicou, ou seja, a opção ideal e a secundária, pois com certeza as pessoas podem preferir vinhos diferentes.

    E esse é um dos grandes baratos do vinho: experimentar. E experimentar com essa "ajudinha" que você deu com certeza maximiza muito o aprendizado.

    abs
    Jesus Ruiz
    Importador
    Itaipava
    RJ
    28/05/2009 Ok, Dr Fernando, referente ao sauvignon blanc. Mas a paella, melhor esquecer a paella Madrilenha, etc... Não acho que esteja certo uma pessoa do seu Nivel, "formador de Opinião", vender (dar) essa teoria. Bom, equivale a Feijoada baiana, Carioca, etc. Esses Espanhois que te indicaram tais harmonizações debem ser "cariocas".

    E por falar em Branco reserva de Rioja, poderias me indicar 3?
    Jesus Ruiz
    Importador
    Itaipava
    RJ
    28/05/2009 Peço desculpas pela minhas expressões ao Sr Fernando Miranda, pois sou amigo dele, mas esqueci que era um Forum e que as palabras escritas podem ter otra conotação. Prometo não reclamar mais ou pelo menos antes de leer todo.
    Silvia Bretz
    Médica
    Rio de Janeiro
    RJ
    04/06/2009 Olá, professor! Estou querendo refazer contatos!

    Farei cinquentinha esse ano e gostaria de, não só reunir amigos, como consultá-lo! Se puder, ligue para a clinica

    abs,
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]