|
 Continuando sobre a definição de estrutura dos vinhos, nesta edição abordarei as principais regiões de brancos e uma idéia das características de cada um.
Vinhos brancos
São elaborados exclusivamente a partir do mosto (suco) das uvas. Evidentemente que a qualidade das uvas influi também no resultado, mas também depende das boas técnicas de elaboração e da utilização de equipamentos apropriados.
No tocante à estrutura do vinho, podemos dividí-los em:
levesde médio corpoencorpados
Lembrando o que fornece estrutura aos vinhos brancos é a soma dos efeitos gustativos do álcool e da concentração de sais minerais.
Leves - (pouco alcoólicos) com álcool inferior a 11,5 %Bom corpo -(medianamente alcoólicos) com álcool entre 11,5 e 13 %Encorpados - (bem alcoólicos) com álcool acima de 13%
|
|
Vinhos brancos leves |

Harmonização: regra geral
Todos os vinhos brancos leves seguem uma regra geral, ou seja, podem ser tomados como vinhos de aperitivo antes da refeição, acompanhando alguns canapés e principalmente frutos de mar de conchas como ostras cruas, mexilhões, vôngole, bem como carpaccios de peixes de carne branca. Massas com frutos do mar também são uma boa pedida. Podem acompanhar também peixes grelhados com molhos claros, como manteiga com ervas, com champignon e com amêndoas, queijos de pouca e média cura como minas frescal, cabra frescal.
|
Vinhos brancos médio corpo |

Harmonização: regra geral
Embora nada impeça que os frutos do mar de concha possam ser apreciados com estes vinhos, não são na realidade, os mais indicados. carpaccios de peixes de carne branca e mesmo carpaccios de carne. Podem acompanhar também peixes grelhados com molhos claros, como manteiga com ervas, com champignon e com amêndoas, carnes de aves leves como frango ou peru, queijos brancos de média cura como camembert, brie, cabra, sendo este último especialmente aromático. Não podemos esquecer as massa com frutos do mar como peixes, camarão e lagosta, bem como suflês de frutos do mar. Um risoto de lascas de bacalhau com vinhos de médio corpo é fantástico!
Até o próximo artigo! |
|