|

O friozinho chegou à Serra Gaúcha e um dos destinos mais procurados para esta estação gelada é a Região das Hortências: as cidades de Gramado e Canela. Café colonial, fondue e muito chocolate são os principais atrativos dessas cidades, que combinam bem com o clima gelado dessa época do ano.
Em recente passagem por lá, pude perceber que, no período de um ano, muita coisa nova chegou. Desde outubro de 2010, a região conta com um novo atrativo enológico. Passando por Gramado, resolvi fazer uma parada para conhecer e conferir as instalações e os vinhos tão falados por outros enólogos e vitivinicultores na Serra Gaúcha: a Vinícola Ravanello. Fui logo recebida por Alexandre Ravanello, filho do proprietário.
A vinícola foi a inspiração de Normélio Ravanello, natural de Antônio Prado e atualmente residindo em Gramado, que decidiu plantar uvas antes de se aposentar. O local, situado a apenas 5km do centro da cidade, permite ao visitante entrar no mundo do vinho através de uma estrada rodeada de parreirais e se deparar com uma construção arquitetônica grandiosa e imponente, no estilo da Toscana.
Este novo empreendimento enoturístico abriu as portas em dezembro de 2010. Ali, o visitante é recebido pela família que tem o prazer de apresentar os detalhes de como o vinho Ravanello é elaborado, desde o cultivo dos parreirais, a colheita, a elaboração e o envelhecimento.
Os vinhedos e o processo de vinificação |
São 2,5 hectares plantados com videiras em declive (cerca de 30% das uvas são cultivadas na propriedade da vinícola). Com capacidade de 65 mil litros de vinho e uma produção que vem aumentando, de 15 mil garrafas em 2010 para 45 mil em 2011.
Os vinhos da Ravanello contam com uma consultoria especializada para a vitivinicultura: enólogos renomados e com know how do terroir da região. Isto, sem falar nas mãos habilidosas de mulheres para fazer a separação e seleção das uvas.
A área dos tanques de fermentação é composta por passarelas suspensas para facilitar o manuseio do vinho, além de permitir a visitação em qualquer época do ano, inclusive na colheita, ou seja, quando a vinícola está em plena produção.
A vinícola também utiliza a vinificação integral que, basicamente, consiste na fermentação do mosto nas próprias barricas de carvalho. Os vinhos obtidos neste processo têm alta intensidade de cor, tonalidade violácea, são encorpados e, ao mesmo tempo, harmônicos e untuosos. Têm uma persistência olfativa e gustativa longa e agradável, permanecendo nos sentidos do degustador. Pela característica do processo de fermentação e dos vinhos obtidos, a vinificação integral é uma técnica adequada à produção de vinhos de alta qualidade em quantidades limitadas. Na Ravanello, a técnica é empregada na elaboração dos melhores vinhos de guarda, os "Vinhos Premium".
As uvas escolhidas pela Ravanello para compor sua linha de vinhos finos foram Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon. A safra 2009 é de vinhos sem madeira e de uvas colhidas em Gramado, nos vinhedos próprios. Passam por carvalho os vinhos elaborados a partir da safra de 2010, com exceção do Chardonnay. Em 2012, a vinícola iniciará os testes com a vinificação integral na produção de varietais brancos de guarda.
Degustando os vinhos, percebe-se bastante acidez, como também, jovialidade. Caminhando entre as caves de envelhecimento, o visitante se depara com a seguinte frase de Cícero, escrita na parede: "Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram." Na minha opinião, essa frase representa bem o potencial dessa vinícola jovem. Pois, assim como os jovens que são fortes, os vinhos dessa vinícola são novos e com um grande potencial para amadurecer e evoluir.
Além da estrutura para a elaboração e envelhecimento dos vinhos, a Ravanello conta ainda com o espaço gourmet, requintado e com capacidade para 50 pessoas, para a organização de eventos sociais, jantares, palestras, sempre regado a muito vinho.
Pode-se encontrar o vinho da Ravanello no varejo da vinícola, aberto diariamente inclusive finais de semana, ou em boutiques especializadas em Gramado. E vem novidades da vinícola por aí... Cinco novos rótulos serão lançados e em agosto deste ano está previsto o espumante elaborado com Pinot Noir e Chardonnay.
Parabéns pela audaciosa iniciativa dessa família que apresenta com orgulho seu negócio.
Serviço:
Página internet: www.vinicolaravanello.com.br |
|
|