|

Inicio essa matéria explicando o porquê do título, embora alguns enófilos já devam saber. Para esta pequena vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, o destaque e o reconhecimento na qualidade dos vinhos foi obtido através de um Merlot 1999 que foi muito comentado após uma degustação. Na ocasião, isto foi uma tremenda surpresa para a família que até então levava a produção e comercialização de vinhos de forma mais lenta e descompromissada.
A ideia de montar uma vinícola veio de um sonho do patriarca, Plínio Pizzato. Queria um negócio onde seus filhos também pudessem participar. Em 1980, Plínio comprou o prédio que é parte da vinícola atualmente num leilão, já pensando em montar a tal empresa para a família. No ano de 1999, elaboraram a primeira safra, com 15 mil garrafas de vinho.
Em 2000 começaram a comercializar e colocaram o vinho, um Merlot, numa degustação da Academia do Vinho e aí - já comentei anteriormente - foi um sucesso e foi quando a família percebeu que poderiam investir mais no negócio, com planejamento e dedicação integral dos membros da família. A partir deste acontecimento começaram a receber os turistas na vinícola (na ocasião com pouca estrutura) e a marca começou a ser divulgada e conhecida.
Em termos de números, a Pizzato possui 42 hectares de vinhedos na Serra Gaúcha, onde 16 hectares são em Doutor Fausto de Castro, localizado em Dois Lajeados e o restante no Vale dos Vinhedos. Com uma produção de 80 mil litros/ano, já chegaram aos patamares de 170 mil litros/ano, quando decidiram diminuir a quantidade e primar pela qualidade. Foi assim que se formou a proposta da vinícola: trabalhar com produtos diferenciados, com carvalho, pequena produção por pé e em vinhedos próprios.
São duas as linhas de produtos da Pizzato. O que diferencia uma de outra é o tempo de maceração nos tanques, o tempo de guarda em barricas e a região de origem da uva: Vale dos Vinhedos ou Doutor Fausto de Castro.

Linha Fausto: vinhos mais jovens
Os varietais tintos elaborados na linha jovem Fausto são Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, além de um delicioso rosé com uvas Merlot e os Espumante Fausto Brut Champenoise e Demi-Sec Charmat. O preço desses vinhos varia de 20,00 a 30,00 reias varejo.
Linha Pizzato: vinhos com potencial de guarda
São vinhos que permaneceram, em média, um ano e meio nas caves de envelhecimento. Estamos falando dos vinhedos localizados no Vale dos Vinhedos e com grande capacidade de envelhecimento. Os varietais elaborados são Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, além de varietais pouco comuns como Alicante Bouschet e Egiodola, e o Concentus (o vinho do enólogo) que é um corte de três uvas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat.
Há o "precioso" da Vinícola, o Pizzato DNA 99, um Merlot safra 2005, vendido no varejo por R$ 100,00, que ganhou a indicação de melhor vinho nacional tinto na Expovinis. O vinho esteve desde 2007 envelhecendo na cave e foram produzidas 6.800 garrafas. O nome DNA é devido a ser proveniente dos mesmos vinhedos do primeiro Merlot (safra 99, do início da história da Pizzato).
Tive o prazer de degustá-lo e recomendo aos apreciadores que buscam um vinho diferente e com grande expressão de aromas. Recomenda-se abrir o vinho antes do seu consumo, para a melhor apreciação/libertação dos aromas.
Além da grande gama de vinhos, a Pizzato possui excelentes espumantes, como a Brut Champenoise elaborada com uvas Chardonay e Pinot Noir e o elegante Brut Rose.
Para o futuro, a vinícola quer manter a baixa escala de produção e trabalhar o mercado externo através de exportação. O próximo lançamento é um corte da linha Fausto que foi degustado e avaliado pelo público na Expovinis.

Mediante agendamento prévio, os visitantes podem conhecer e degustar os produtos na nova sala de degustação privada, um ambiente agradável com uma parede de vidro com vista para os vinhedos.
A Pizzato recebe em média 300 visitantes ao mês em suas instalações. Dependendo da estação do ano e da programação do mês, os visitantes que ali chegam podem participar da colheita da uva, de degustações verticais, ou fazer piquenique entre os vinhedos, além de jantares harmonizados com vinhos da casa.
A Pizzato já está com a programação completa para o Dia da Colheita 2012. Acontecerá aos sábados de 28 de janeiro à 10 de março, domingo e segunda de carnaval, no horário das 10:00 às 15:00 horas. Mais informação através de o endereço [email protected].
Em algumas visitas guiadas os visitantes podem ter o prazer da companhia de Sr. Plínio que, com muito conhecimento e anos de prática, explica como são conduzidos os vinhedos, o processo de elaboração dos vinhos e, com muito orgulho apresenta aos visitantes o resultado de seu belo trabalho.
Atenção: os varietais Alicante Bouschet e Egiodola são os vinhos mais exóticos da vinícola e os que são, basicamente, vendidos no varejo, para os visitantes. Então não perca a oportunidade de degustá-los.
A vinícola encontra-se num dos extremos da rota do Vale dos Vinhedos. No material informativo da Rota, pode-se visualizar a localização da vinícola. Há uma pequena parte do trajeto que não é com cobertura asfáltica, porém dá boas condições de acesso.
Pizzato Vinhas & Vinhos
Via dos Parreirais, s/n - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS - Brasil
Fone/Fax: (54)3459-1155
www.pizzato.net
 |
|
|