Matérias relacionadas
Brasil
Colunistas
 
Rusticidade, aroma e sabor
O porão de uma casa da época da imigração italiana, mobília rústica e charmosa, um ambiente aconchegante e com algumas antiguidades como o fogão a lenha, utilizado para esquentar as noites frias de inverno na Serra. As janelas de vidro na parede de pedra proporcionam uma interação com o exterior e a contemplação de uma vista para os parreirais e para as araucárias.

Muito acolhedor, sem falar na oportunidade de ser recepcionado pelo Chef e proprietário Rodrigo Bellora, que dá as boas-vindas para quem chega em busca de um ambiente para conversar com amigos, namorar ou simplesmente fazer uma refeição em família.

História do Valle Rustico
Quando chegou a esse local, nas terras de seu pai, Rodrigo iniciou uma reforma na casa, herdada pela família, já pensando em trabalhar com turismo. Num primeiro momento, chegou a hospedar pessoas na parte superior da casa, mas foram as habilidades culinárias que o direcionaram para a área gastronômica.

No início, começou com refeições para amigos e família neste mesmo porão. Em cada almoço e jantar que preparava, ver a satisfação de quem estava à mesa, foi o motivo que impulsionou Rodrigo a seguir com suas ideias e enfrentar as primeiras dificuldades.

A mobília e a decoração foram adquiridas com a ajuda de amigos, doações de vizinhos, compradas nos antiquários, herdadas da família ou desenvolvidas por Rodrigo, com ajuda de funcionários e amigos. Alguns acessórios modernos dão um toque requintado, confrontando com a rusticidade de mesas e cadeiras num mesmo ambiente.

O restaurante abriu as portas para o público em janeiro de 2010. A ideia inicial era uma proposta gastronômica, sobretudo para turistas do Vale dos Vinhedos. No entanto, o restaurante começou a chamar atenção de moradores das localidades próximas ao Vale. As pessoas que ali chegavam através de indicações de amigos, eram os que realmente prestigiavam seu negócio. Com isso, houve a necessidade de reformular o cardápio, adequando-o para satisfazer a esse público. O Chef Rodrigo aponta que isso foi essencial para construir sua clientela. Hoje, o público frequentador do restaurante é, sobretudo, da região de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

O que você encontra no Valle Rustico?
Uma proposta gastronômica diferenciada, sobretudo na qualidade dos ingredientes utilizados. Um toque de requinte e um restaurante mais intimista. Até porque a proposta de Rodrigo não é expandir seu negócio em termos de tamanho, mas sim, em termos de qualidade.

O cliente não precisa esperar uma mesa e nem sair apressadamente após a refeição porque uma das políticas do restaurante é não fazer reservas além da sua capacidade máxima, aproximadamente 40 pessoas. Ali, pode-se ficar à vontade para chegar e sair no horário desejado, sem ter que passar pela situação de ter outro cliente aguardando desocupar aquela mesma mesa.

Outro detalhe interessante é que o ambiente e a disposição das mesas não são sempre as mesmas de uma noite para outra. As mesas e cadeiras são montadas conforme as reservas. Se naquela noite as reservas são para casais, utilizam-se as mesas menores, tudo para tornar o ambiente o mais aconchegante possível. Música ambiente diversificada e de ótimo gosto deixam o ambiente ainda mais agradável e encantador.

É para quem gosta de comer bem, com qualidade e com ingredientes selecionados, muitos deles orgânicos, cultivados na horta ao lado do restaurante ou por pequenos agricultores da região.

Cardápio
As especialidades são: polenta mole, carré de cordeiro, javali, risotos e massas. Todavia, a tradição da casa iniciou com as pizzas artesanais em forno a lenha.

O menu é composto por um antepasto, uma entrada, o prato principal e a sobremesa. O cardápio não é fixo e são feitas alterações conforme a época do ano, as datas comemorativas e dependendo do desejo dos clientes.

A experiência gastronômica no Valle Rustico começa com a Salada do Chef, uma porção generosa com diferentes folhas (alface, salsa, rúcula e demais verdes regionais) com damascos e nozes. Na seqüência, um prato principal com carne e, após, uma sobremesa.

"Trabalho com o que há de melhor, ingredientes frescos, muitos deles cultivados na propriedade, de forma a possibilitar essa qualidade. Nosso estilo de serviço foi criado conforme a necessidade e a aceitação dos nossos clientes."

O Valle Rustico funciona à noite, de quinta a sábado, e ao meio-dia, aos sábados e domingos. Quinta-feira é a noite das massas, acompanhadas por carnes bovinas, frango e peixe. Nas sextas-feiras são servidas as famosas pizzas artesanais Di napoli e a entrada é com uma pizza fininha e crocante com parmesão e orégano e molho de queijos finos, que segue com um menu degustação composto por quatorze recheios diferentes de pizza (cebola e gorgonzola, picanha de porco, aspargos, alcachofras, berinjela e presunto de parma são algumas delas). De sobremesa uma mini pizza crocante com doce de leite, sorvete de creme, raspas de chocolate e especiarias.

Aos sábados e domingos, o menu é alterado regularmente com costelinha de porco ao molho de barbecue, carré de cordeiro com molho de hortelã, tournedos de filé mignon ao chimichurri, massas (alho-poró com gorgonzola e carbonara), risotos, cordeiro, javali, coelho na cerveja preta, noite vegetariana, além de a la carte.

Em datas comemorativas, o Valle Rustico oferece um cardápio diferenciado, algumas vezes temático, dependendo da época do ano e da comemoração. Dependendo do cardápio, o valor por pessoa varia entre R$35,00 e R$60,00.

Os vinhos
A carta de vinhos prima, sobretudo, pelos rótulos da região e do Vale dos Vinhedos. Há também o vinho da casa, servido em garrafa e em taça, que combina com os ingredientes. Para os que não apreciam vinho, há também a opção de degustar cervejas artesanais.

Em poucas palavras
"O hobby virou profissão! Hoje chefiar a cozinha, gerenciar o restaurante, as plantações e todo o Valle Rustico já fazem parte da minha vida."

Rodrigo é o chefe de cozinha e proprietário, com formação em turismo e MBA em Gestão Empresarial. Atualmente é diretor de serviços da Aprovale - Associação dos Produtores de Vinho Fino do Vale dos Vinhedos.

Serviço:
Valle Rustico
Linha Marcílio Dias s/nº - 15 da Graciema - Vale dos Vinhedos
Telefones: (54)8123-0080 e (54)3459-1162
www.vallerustico.com.br
 
Fotos
Chef Rodrigo Bellora O salão do restaurante
O cardápio
Comentários
Sem comentários até o momento    
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]