|

Foi anunciada na noite de sexta (10) a lista dos Top 10 vinhos feitos com a touriga-nacional em Portugal. O concurso era um dos eventos mais esperados da 1ª Conferência Internacional de Vinhos Portugueses, realizada no Porto. O resultado foi divulgado em jantar fechado para convidados. Como na apuração das notas houve empate entre três vinhos em décimo lugar, o que seria uma lista com os dez melhores tourigas do país, virou um ranking com os doze melhores pontuados.
Entraram na lista dos doze melhores, os seguintes vinhos:
Alfariz Touriga Nacional 2008 (Alentejo)
Churchil Estates TN 2008 (Douro)
Encontro Touriga Nacional 2008 (Bairrada)
Herdade de São Miguel Touriga Nacional 2008 (Alentejo)
Inquieto Touriga Nacional 2008 (Douro)
Marquês dos Vales Grace Touriga Nacional 2008 (Algarve)
Munda (Dão)
Pedra Cancela Touriga Nacional 2008 (Dão)
Quinta da Pedra Alta Touriga Nacional 2007 (Douro)
Quinta das Marias 2008 (Dão)
Quinta do Cardo Touriga Nacional 2008 (Beira Interior)
Quinta do Vallado Touriga Nacional 2008 (Douro)
Como todo e qualquer concurso que se preze, o resultado trouxe polêmica às mesas. A ausência de vinhos como Carrocel da Pellada, Scala Coeli, Quinta da Touriga Chã e Quinta do Noval causou surpresa em muitos jornalistas presentes. O pequeno número de vinhos do Dão na lista final, apenas três, também surpreendeu, já que a região é tida e havida como a casa da touriga-nacional. Para alguns jornalistas, a pouca experiência de alguns jurados em degustar tourigas pode ter causado alguma distorção no resultado. Por outro lado, algumas certezas como a boa fase do Douro, que emplacou quatro vinhos entre os doze, foram confirmadas pelo resultado final. Uma surpresa muito festejada por todos foi a presença do Marquês dos Vales Grace Touriga Nacional 2008, vinho de uma pequena vinícola do Algarve e que agradou em cheio aos jornalistas da feira.
O júri foi formado por jornalistas especializados e masters of wine. Fizeram parte do time Jancis Robinson, Neal Martin, Doug Frost, Mary Ewing Mulligan, Kristine Baeder, Stephan Reinhardt, Tomoko Ebisawa, Ned Goodwin, Tommy Lam, Simon Tam, Guilherme Rodrigues, Tom Marthinsen, José Salvador e Luis Lopes.
|
|
|