"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
  • Colunistas
  •  
    É muito reconfortante saber que se pode comer feijoada todos os dias. Esta afirmação mostrou-se verdadeira para mim há pouco tempo. Era domingo e acordei com uma súbita vontade de comer feijoada. Tratei de convencer meu namorado. Tarefa que não foi das mais árduas! Pensei logo no Agraz (Caesar Park). Sempre ouvi falar muito bem da feijoada de lá. Liguei e disseram que meu desejo estava atrasado. Deveria ter ido no sábado, dia dela. A mesma resposta recebi quando arrisquei o Mirador (Sheraton). Resignada, tentei imaginar uma maneira de reprimir meu desejo até o sábado seguinte. Foi então que me lembrei da Casa da Feijoada e nos mandamos para lá.

    Ao chegar, o simpático garçom nos ofereceu o couvert. Recusamos unanimemente. Afinal, fui até lá para comer a tão aguardada feijoada. Detesto quando fico assim tão ansiosa por alguma coisa. Mas não tinha mais jeito. Daí pra frente, só sorrisos. Primeiro veio uma caipirinha suculenta. Em seguida, um caldinho de feijão numa panelinha de barro. As linguiças. Isso tudo enquanto esperava por ela. Até que chegou. Acompanhada por todos os nobres coadjuvantes: toucinho, couve, farofa, arroz e laranja. A farofa era aquela simples, sem ovo, só com manteiga, do tipo que faz barulho quando se mastiga, perfeita. Nem precisei tocar no arroz. Couve fresca e aipim frito ao lado. O toucinho era sequinho, daquele tipo que não dá prá parar de comer. Não sou grande fã de carne seca, mas naquele dia estava tão macia que nem precisava de faca. Quando como feijoada, gosto de todas aquelas partes que ficam na extremidade do porco e na marginalidade das pessoas: pé, rabo, orelha. Eu as considero iguarias.

    Vamos para as arrumações. Tem gente que gosta do arroz embaixo do feijão. Outros, do lado. Prefiro não ter arroz, e sim, a couve, entre o feijão e a farofa. Mas isso é extremamente particular. Gosto da couve depois do feijão, porque aí ele não vaza para a farofa. A couve mantém o feijão no seu lugar.

    A porção era generosa e, mesmo famintos, não demos conta de comer tudo. Melhor. No dia seguinte, pudemos desfrutar daquele prazer outra vez. Como disse no começo deste texto, é muito bom sabermos que a feijoada tem a sua casa, que está lá, todos os dias, para que possamos saciar nossos súbitos desejos por uma feijoada de verdade.

    Serviço:
    Casa de Feijoada
    Rua Prudente de Moraes, 10 - Ipanema
    (21)2247-2776
     
    Comentários
    Eduardo Lehmann
    Advogado
    Rio de Janeiro
    RJ
    30/05/2009 Cara Luciana,

    Lendo a sua coluna sobre a Casa de Feijoada ontem à noite, me deu o incontrolável desejo de ir lá. Como você, convenci minha esposa e fomos jantar lá.

    Estava tudo ótimo, mas acho que você cometeu apenas um erro: dispensar o couvert. O queijo coalho que vem é maravilhoso. Sugiro que experimente da próxima vez.

    Obrigado pela dica,

    atenciosamente,
    Eduardo Lehmann
    Luciana Plaas
    Rio de Janeiro
    RJ
    30/05/2009 Caro Eduardo,

    Bom saber que o queijo coalho é maravilhoso. Próxima vez que eu for lá, segurei a sua dica.

    Abraço,
    Luciana
    Christiane Bertie
    Designer textil
    Americana
    SP
    03/06/2009 Luciana,

    Que sorte a sua de morar em um lugar com esse privilégio todo. Hoje é terça-feira, li sua coluna e fiquei com água na boca, mas vou ter que esperar até sabado. E ainda tenho certeza de que não será tão boa quanto a que vocês comeram.

    Abraços,
    Christiane
    João Luiz Caputo
    Médico
    Niterói
    RJ
    03/06/2009 Luciana, li o seu artigo da Casa da Feijoada e lembrei que um dia já gostei muito deste prato. Atualmente estou mais para frutos do mar e um delicioso bacalhau.

    E, em falar nisso, eu quero convidá-la para saborear um bacalhau a moda da casa no Restaurante Gruta de Santo Antonio, Portugal Pequeno, nome sugestivo de um bairro de Niterói, e dizer tb que vc é linda....(com todo o respeito)
    Sarah Toledo
    Designer de interiores
    Rio de Janeiro
    RJ
    16/06/2009 Uau! o bacalhau deste restaurante em niterói é muito bom mesmo! Também já perdi - ou nunca tive na verdade - esse amor pela feijoada...

    Não deixe de provar as punhetas de bacalhau quando for, simplesmente divinas,

    bj sarah
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]