"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
  • Colunistas
  •  
    Existe hora ou dia para se comer pizza? É senso comum, pelo menos no Brasil, dizer que o dia oficial é domingo. Eu sou meio do contra. E é segunda-feira, o dia que tenho escolhido para comer pizza. Mas seja no domingo ou em qualquer outro dia da semana, o que importa é que o desejo seja saciado sempre que aparecer.

    Nesta segunda-feira fui até a Pizzaria Stravaganze. Éramos cinco à mesa. Além de mim, estavam o Alexandre, o Paulo Nicolay e os anfitriões Lili Póvoa e César Chiappetta. Foi bom porque nem me preocupei em escolher. Ainda bem. Na maioria das vezes que vou a uma pizzaria, fico nas mesmas escolhas. Amo portuguesa e mussarela! Acho que a maioria das pessoas não ousa muito na hora da pizza. Talvez até por este motivo, a pizza que mais sai na Stravaganze, apesar dos quarenta sabores do cardápio, é a tradicionalíssima maguerita. Mas Lili e César conhecem muito bem o cardápio e não teve nem conversa. A escolha era deles! Achei ótimo, porque adoro surpresas! Principalmente as boas.

    Primeiro vieram os Corniciones, que são discos de massa fina e crocante. Eram três sabores: sal grosso com alecrim; cebola roxa caramelizada com queijo pecorino; e pesto de manjericão. As três estavam ótimas, mas a minha preferida foi a de cebola roxa. Não entendo porque é tão pouco usada! A doçura da cebola combinada com a suavidade do queijo funcionou que foi uma maravilha.

    Depois veio a Gyro Pizza, um enrolado em massa de pizza. Apesar de esta ser assinada pelo Milton Schneider, acho que, lendo o cardápio, eu nunca pediria. Leva tomate pelati, mussarela de búfala defumada, cordeiro refogado, coalhada seca, berinjela, azeitonas pretas, pimentão vermelho, damasco, pimenta malagueta e cominho. Tudo que é tão gostoso e junto, nesse gyro ficou melhor ainda. Agora vai ser difícil ir à Stravaganze e não pedir o tal do Gyro!

    Enfim, chegaram as pizzas propriamente ditas. Menos para a Lili, que preferiu uma saudável salada de camarões! Para o resto da mesa, três sabores: Romana, Affumicata e Colorita. A primeira, feita com tomate pelati, mussarela especial, aliche, tomate concassé, manjericão fresco e orégano, veio especialmente para saciar o desejo do Alexandre e do Nicolay em comer aliche, segundo eles, coisa de macho. Tenho lá minhas dúvidas, mas a pizza estava ótima. A Affumicata é uma criação de Danio Braga especialmente para a Stravaganze. Leva tomate pelati, orégano, mussarela especial, berinjelas grelhadas, presunto de Praga (é Praga mesmo, não é erro de digitação!). O presunto só entra depois que a pizza já está assada, o que é ótimo porque ele não fica ressecado. Por fim, a Colorita, feita com tomate pelati, mussarela de búfala, linguiça calabresa artesanal com pimenta dedo-de-moça e erva-doce (picante!), lascas de abobrinha, pesto de azeitonas pretas com uvas passas e orégano. Ufa! Muito gostosa e ardida na medida certa.

    Mas os apaixonados por pimenta devem experimentar a Fervore. Segundo o César, a boca fica em chamas! Outra que faz sucesso é a de queijo brie com geléia de pimenta. Essa tenho que experimentar da próxima vez. Só a geléia já é uma coisa, na pizza então...

    E ainda teve a sobremesa! Um Frittelline di Tartufo di Cioccolato, que eram uns mini sonhos recheados com trufa de chocolate, sorvete de baunilha e amêndoas torradas. Muito boa!

    Outra coisa que conta pontos a favor da Stravaganze é o ambiente dessa casa. São dois andares, com o pé direito bastante alto. A iluminação é muito bem feita, o que deixa o lugar aconchegante. Nem dá vontade de ir embora. E dá pra ver que a equipe está sempre de olho nos mínimos detalhes. Outra coisa: os pingüins em cima da adega são um charme a parte! Segundo Lili, eles estão ali para manter a temperatura precisa do vinho!

    Ou seja, domingo, segunda ou qualquer outro dia da semana, não importa. Se der vontade de comer pizza, a Stravaganze é uma ótima opção. E ainda por cima, fica aberta até tarde. A cozinha nunca fecha antes de 1 da manhã! Na hora da fome da madrugada, uma pizza de alta qualidade sempre cai bem. E ajuda a pessoa a ter bons sonhos...

    Pizzaria Stravaganze
    Rua Maria Quitéria, 132
    Ipanema - Tel: 2523-2391
    $$ (entre de R$ 50 e R$ 100 por pessoa, entrada, prato principal para dois e sobremesa)
     
    Comentários
    Ricardo Leite Hayden
    Médico e enófilo engatinhando
    Santos
    SP
    02/08/2009 Para, para, para pelo amor de Deus, naum aguento tanta comida gostosa desfilando na minha frente no site. rs rs rs rs...

    Quando for ao Rio naum saberei por onde começar. rs rs rs.

    Continue assim com essa simplicidade bárbara e direta na escrita e comentários. Parabéns a vc e a todos os articulistas, são ótimos.
    Yann Lesaffre
    Mr. Lam
    Rio de Janeiro
    RJ
    04/08/2009 Tudo lá é muito bom mesmo e tem, na minha opinião, o melhor pão recheado da cidade. Não existe outro tão bem feito, recheado e gostoso como o de lá. Domingo passado, só na minha mesa, foram 6 pedaços.

    Não deixem de experimentar.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]