|
 Existe hora ou dia para se comer pizza? É senso comum, pelo menos no Brasil, dizer que o dia oficial é domingo. Eu sou meio do contra. E é segunda-feira, o dia que tenho escolhido para comer pizza. Mas seja no domingo ou em qualquer outro dia da semana, o que importa é que o desejo seja saciado sempre que aparecer.
Nesta segunda-feira fui até a Pizzaria Stravaganze. Éramos cinco à mesa. Além de mim, estavam o Alexandre, o Paulo Nicolay e os anfitriões Lili Póvoa e César Chiappetta. Foi bom porque nem me preocupei em escolher. Ainda bem. Na maioria das vezes que vou a uma pizzaria, fico nas mesmas escolhas. Amo portuguesa e mussarela! Acho que a maioria das pessoas não ousa muito na hora da pizza. Talvez até por este motivo, a pizza que mais sai na Stravaganze, apesar dos quarenta sabores do cardápio, é a tradicionalíssima maguerita. Mas Lili e César conhecem muito bem o cardápio e não teve nem conversa. A escolha era deles! Achei ótimo, porque adoro surpresas! Principalmente as boas.
Primeiro vieram os Corniciones, que são discos de massa fina e crocante. Eram três sabores: sal grosso com alecrim; cebola roxa caramelizada com queijo pecorino; e pesto de manjericão. As três estavam ótimas, mas a minha preferida foi a de cebola roxa. Não entendo porque é tão pouco usada! A doçura da cebola combinada com a suavidade do queijo funcionou que foi uma maravilha.
Depois veio a Gyro Pizza, um enrolado em massa de pizza. Apesar de esta ser assinada pelo Milton Schneider, acho que, lendo o cardápio, eu nunca pediria. Leva tomate pelati, mussarela de búfala defumada, cordeiro refogado, coalhada seca, berinjela, azeitonas pretas, pimentão vermelho, damasco, pimenta malagueta e cominho. Tudo que é tão gostoso e junto, nesse gyro ficou melhor ainda. Agora vai ser difícil ir à Stravaganze e não pedir o tal do Gyro!
Enfim, chegaram as pizzas propriamente ditas. Menos para a Lili, que preferiu uma saudável salada de camarões! Para o resto da mesa, três sabores: Romana, Affumicata e Colorita. A primeira, feita com tomate pelati, mussarela especial, aliche, tomate concassé, manjericão fresco e orégano, veio especialmente para saciar o desejo do Alexandre e do Nicolay em comer aliche, segundo eles, coisa de macho. Tenho lá minhas dúvidas, mas a pizza estava ótima. A Affumicata é uma criação de Danio Braga especialmente para a Stravaganze. Leva tomate pelati, orégano, mussarela especial, berinjelas grelhadas, presunto de Praga (é Praga mesmo, não é erro de digitação!). O presunto só entra depois que a pizza já está assada, o que é ótimo porque ele não fica ressecado. Por fim, a Colorita, feita com tomate pelati, mussarela de búfala, linguiça calabresa artesanal com pimenta dedo-de-moça e erva-doce (picante!), lascas de abobrinha, pesto de azeitonas pretas com uvas passas e orégano. Ufa! Muito gostosa e ardida na medida certa.
Mas os apaixonados por pimenta devem experimentar a Fervore. Segundo o César, a boca fica em chamas! Outra que faz sucesso é a de queijo brie com geléia de pimenta. Essa tenho que experimentar da próxima vez. Só a geléia já é uma coisa, na pizza então...
E ainda teve a sobremesa! Um Frittelline di Tartufo di Cioccolato, que eram uns mini sonhos recheados com trufa de chocolate, sorvete de baunilha e amêndoas torradas. Muito boa!
Outra coisa que conta pontos a favor da Stravaganze é o ambiente dessa casa. São dois andares, com o pé direito bastante alto. A iluminação é muito bem feita, o que deixa o lugar aconchegante. Nem dá vontade de ir embora. E dá pra ver que a equipe está sempre de olho nos mínimos detalhes. Outra coisa: os pingüins em cima da adega são um charme a parte! Segundo Lili, eles estão ali para manter a temperatura precisa do vinho!
Ou seja, domingo, segunda ou qualquer outro dia da semana, não importa. Se der vontade de comer pizza, a Stravaganze é uma ótima opção. E ainda por cima, fica aberta até tarde. A cozinha nunca fecha antes de 1 da manhã! Na hora da fome da madrugada, uma pizza de alta qualidade sempre cai bem. E ajuda a pessoa a ter bons sonhos...
Pizzaria Stravaganze Rua Maria Quitéria, 132 Ipanema - Tel: 2523-2391 $$ (entre de R$ 50 e R$ 100 por pessoa, entrada, prato principal para dois e sobremesa) |
|
|